sábado, 24 de janeiro de 2009

Estafilococos: Bactéria que é um Desafio Constante para a Medicina


Os estafilococos são bactérias esféricas, que formam colônias de células aderidas umas às outras, ora encadeadas, aos pares ou formando correntes, ora agrupadas em forma de cachos, o que deu origem a seu nome. A palavra staphyle, de origem grega, significa cacho de uvas. Este é o formato das colônias de Staphylococcus aureus, segundo a infectologista e também presidente da Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar, Dra. Adélia Aparecida Marçal dos Santos, espécie mais freqüentemente envolvida nas infecções estafilocócicas agudas em humanos. Estes seres invisíveis, medindo de 0,5 a 1,5 micra, têm sido um dos maiores desafios da humanidade.

Algumas formas de doenças, hoje sabidamente provocadas por estes germes, são relatadas em textos tão antigos quanto os da Bíblia. A sexta, das dez pragas infligidas aos Egípcios, foi descrita como uma doença que provocava tumores e chagas nos homens e nos animais (Êxodus 9:8-12), semelhante às manifestações de infecções estafilocócias na pele, cita a especialista. Embora presentes no ambiente e causando doenças desde os tempos antigos, os estafilococos só foram relacionados a doenças supurativas a partir de 1882, quando o Dr. Ogston - um estudioso, demonstrou a presença sistemática dos minúsculos cocos nas secreções das feridas cirúrgicas infectadas.

Mas de onde vêm estas criaturas? Os estafilococos estão presentes na água, no solo e em alimentos derivados de animais, como ovos, carne de animais e de aves, leite e seus derivados. Apesar de sobreviverem em diversos ambientes, eles habitam principalmente a pele e mucosas de mamíferos e aves. Podem também estar presentes no trato respiratório, urinário e gastro-intestinal e o seu principal reservatório são as narinas, responde a médica. Cerca de 30% dos indivíduos, mesmo sadios, podem portar estes microorganismos em suas narinas. Um percentual menor abriga estes microorganismos em outros locais do corpo como axilas, região inguinal, períneo e vagina. Alguns pacientes podem abrigar uma carga ainda maior destes microorganismos, devido ao funcionamento deficiente de seus sistemas de defesa. São exemplos os pacientes diabéticos dependentes de insulina, aqueles submetidos a tratamentos dialíticos e os portadores de doenças de pele descamativas. A flora de uma pessoa pode ser alterada durante sua hospitalização, principalmente devido ao uso de antibióticos e a maior concentração de pessoas doentes.

No ambiente hospitalar, a transmissão destes microorganismos, de indivíduos colonizados ou infectados para outros que não são portadores, pode ocorrer através das mãos dos profissionais contaminadas por esta bactéria. O ambiente também pode abrigar estes microorganismos, embora seja uma fonte de contaminação menos importante na cadeia de transmissões das infecções. Os móveis e roupas podem ser contaminados a partir de secreções de feridas ou gotículas de tosse e espirros. Os estafilococos podem sobreviver durante horas nas superfícies dos objetos. Dos locais onde se fixam e colonizam, os estafilococos são transferidos para a pele e podem provocar infecções a partir de cortes, escoriações, picadas de insetos etc. A maioria das infecções estafilocócicas, quer sejam comunitárias ou hospitalares, têm como fonte o próprio indivíduo.

Infecções Dra. Adélia Marçal explica que os estafilococos estão geralmente mais envolvidos em infecções de pele superficiais e profundas, podendo atingir os tecidos subcutâneos e musculatura. Quando ocorre uma quebra na barreira da pele, cria-se a oportunidade para a agressão. A resposta do sistema de defesa resulta no surgimento dos fenômenos vasomotores que irão gerar calor, tumoração, dor no local e produção de pus. Também podem provocar conjuntivites, pneumonias, meningites, endocardites e mesmo infecções da corrente sangüínea, a septicemia, ou provocar uma doença generalizada, envolvendo vários órgãos. As doenças infecciosas podem ser muito semelhantes, mas algumas características são marcantes naquelas produzidas pelos estafilococos. A presença de febre alta e o comprometimento importante do estado geral, com alterações extensas nos exames radiológicos falam a favor de pneumonia estafilocócica. Infecções de pele com presença de bolhas e pus também são características destes agentes. As características da infecção podem oferecer informações importantes para o diagnóstico relacionado ao agente etiológico, porém, apenas com o estudo microbiológico de tecidos, secreções, sangue ou artigos médico-hospitalares provenientes do local infectado é que poderemos ter certeza do envolvimento destes microorganismos. Os estudos microbiológicos devem isolar o microorganismo em culturas, identificando sua espécie e os antibióticos aos quais é sensível.

Tratamento das Infecções O tratamento das doenças envolvendo os estafilococos teve início com a descoberta da penicilina e seu uso em escala industrial, no começo da década de quarenta. Estes microorganismos, entretanto, possuem uma incrível habilidade de adaptação e logo conseguiram desenvolver mecanismos próprios, produzindo enzimas que destruíam as penicilinas e anulavam seus efeitos nocivos.

Começava a corrida entre a indústria farmacêutica, na busca por novas substâncias mortais, e os microorganismos, na luta pela sobrevivência. Hoje, existem diversos medicamentos, acrescenta a especialista, que podem ser usados no tratamento das infecções estafilocócicas. Alguns possuem maior poder bactericida sobre estes cocos, devendo ser a primeira escolha para infecções mais graves.“É o caso das penicilinas resistentes às enzimas produzidas por estas bactérias, a nafcilina, ou a oxacilina, esta última mais utilizada no Brasil”. Entretanto, com o uso indiscriminado destas drogas, criando uma pressão de seleção de bactérias resistentes e induzindo o desenvolvimento de mecanismos de resistência, fica cada vez mais difícil combater estas doenças, comenta. Há alguns anos surgiram os primeiros casos de estafilococos resistentes ao que denominávamos a última esperança de tratamento. Apesar de mais tóxica ao ser humano, mais cara e com disponibilidade apenas para a administração endovenosa, a vancomicina, medicamento da classe dos glicopeptídeos, possuía até então a capacidade de exterminar todos os estafilococos.

Com casos de resistência descritos no Japão, Estados Unidos e mesmo no Brasil, a expectativa é de que, em um futuro mais próximo do que imaginamos, este medicamento não seja mais tão seguro para o tratamento das infecções resistentes à oxacilina. Dra. Adélia comenta ainda que neste contexto de bactérias super resistentes, recebemos com um misto de euforia e apreensão a divulgação da disponibilização no Brasil de uma nova droga, que chega como uma alternativa para o tratamento das estafilococcias. Após 35 anos sem desenvolver uma classe nova de antibióticos, a indústria farmacêutica apresentou este ano a linezolida, substância capaz de interromper o metabolismo protéico dos estafilococos, inibindo seu crescimento e até provocando sua morte. A disponibilidade deste medicamento tanto na forma endovenosa, como oral irá facilitar seu uso mesmo em infecções de menor importância. Para a médica, a ausência de uma política rígida de controle da venda e distribuição dos antibióticos pode levar ao uso indiscriminado destes medicamentos, mais uma vez facilitando o desenvolvimento de resistência e a perda da possibilidade terapêutica para as doenças mais graves causadas pelos estafilococos. Nesta corrida pela sobrevivência, estamos bilhões de anos atrasados e menos adaptados que as bactérias. “Na visão dos epidemiologistas, a promoção da saúde como um todo, com uso de antibióticos apenas quando necessário, sempre através da prescrição médica, pode permitir o uso dos antibióticos por mais tempo, evitando o desenvolvimento da resistência”.A melhoria das condições de higiene e a prevenção da transmissão destes microorganismos na comunidade e no meio hospitalar, através de uma atitude simples como a higienização das mãos, podem reduzir drasticamente a transmissão destas infecções. “Cabe a cada um de nós adotar estas práticas preventivas em nosso dia-a-dia, protegendo a nós mesmos e ao nosso ecossistema”, finaliza a epidemiologista.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Barack Hussein Obama II


Político estadunidense nascido em Honolulu, eleito (2008) aos 47 anos pelo Partido Democrata, como 44° presidente dos EUA e empossado a 20 de janeiro do ano seguinte (2009), tornando-se o primeiro presidente negro da história dos norte-americanos, 45 anos depois do auge do movimento de defesa dos direitos civis comandado por Martin Luther King. Filho do negro e muçulmano Barack Obama, um economista queniano, nascido em Nyang’oma Kogelo, distrito de Siaya, Quênia, e da branca Ann Dunham, antropóloga estadunidense nascida em Wichita, no estado do Kansas, que se conheceram-se enquanto freqüentavam a Universidade do Havaí, em Manoa, onde seu pai era um estudante estrangeiro. Ele nasceu em um momento no qual os negros dos EUA ainda lutavam contra as políticas segregacionistas do sul. Seus pais separaram-se quando ele tinha dois anos de idade, e sua mãe voltou a casar com o indonésio Lolo Soetoro, indo a família morar no país do padrasto (1967). Assim ele estudou em escolas de Jakarta até os dez anos de idade, quando então, sua mãe retornou para Honolulu. Na capital havaiana freqüentou a escola Punahou, onde completou o ensino elementar (1971-1979). Mudou-se para Los Angeles, onde estudou no Occidental College por dois anos e então transferiu-se para a Universidade de Columbia, em Nova Iorque, onde se graduou em Ciências Políticas com especialização em relações internacionais, para depois cursar Direito na Universidade de Harvard, onde se graduou (1988-1991). Demonstrando seu talento político, foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review. Casou-se (1992) com Michelle Obama e foi professor de direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago (1992-2004). Seu pai morreu ainda na década de 80 e sua mãe morreria de câncer nos ovários (1995). Atuando como líder comunitário e como advogado na defesa de direitos civis, foi eleito ao Senado de Illinois (1996),.órgão integrante da Assembléia Geral daquele estado, que constitui o poder legislativo local, mandato para o qual foi reeleito (2000). Neste mesmo ano tentou, sem sucesso, eleger-se ao Congresso Americano. Três anos depois (2003), no início do ano lançou sua candidatura ao Senado dos Estados Unidos e após vencer as eleições primárias, foi escolhido como orador de honra para a Convenção Nacional do Partido Democrata (2004). Em novembro do mesmo ano foi eleito Senador dos Estados Unidos pelo estado de Illinois, com 70% dos votos e em janeiro do ano seguinte assumiu o seu mandato de senador (2004-2011). Na oposição ao governo central, no senado ajudou a criar leis para controlar o uso de armas de fogo, combater o terrorismo e fraudes eleitorais, assistência social e promover maior controle público sobre o uso de recursos federais. Também como parlamentar fez viagens oficiais para o Leste Europeu, o Oriente Médio e África. Com uma campanha de dois anos, marcada por uma rápida ascensão como um obscuro senador em primeiro mandato, o único senador afro-estadunidense na sua legislatura, e uma acirrada disputa pela indicação partidária contra a senadora Hillary Clinton, sua candidatura foi formalizada pela Convenção do Partido Democrata em 28 de agosto (2008). Aproveitou-se de uma onda de insatisfação dos estadunidenses com os oito anos de liderança do presidente George Bush e fez história ao conquistar a Casa Branca, prometendo mudanças para uma nação pressionada por uma profunda crise econômica e por duas guerras, derrotando o republicano de 72 anos e senador pelo Arizona, John McCain. Pai de duas filhas, Malia e Natasha, devido à sua história pessoal com pai negro, mãe branca e padrasto asiático, traz uma esperança de unificação, especialmente contra as barreiras raciais e uma torcida mundial pelo seu sucesso no panorama contemporâneo global.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Morador de rua é preso quebrando carros na Praia da Costa

Um morador de rua foi preso, na tarde deste sábado (17), após ser flagrado danificando automóveis que estavam estacionados na Avenida Antônio Gil Veloso, na Praia da Costa, em Vila Velha. O baiano Rodrigo Pereira dos Santos, de 22 anos, foi denunciado por populares e detido pela Polícia Militar.O delegado do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) do município, Gilson Rocha, informou que, antes de ser preso, o rapaz quebrou retrovisores e limpadores de três veículos, um Celta, um Gol e uma caminhonete F-250. Além disso, todos os veículos que estavam parados tiveram a pintura arranhada por Rodrigo.Ele foi levado para o DPJ e, antes mesmo de prestar depoimento, deitou em um banco e dormiu. O delegado Gilson Rocha ressaltou que o morador de rua não deve permanecer detido.
Fonte: gazeta online
Comentário do blog: O que o cara mais queria era um teto para ficar e comida grátis, e ainda falam em soltá-lo.

Parte de ponte desaba em Linhares e pedestres caem no Rio Doce


Parte da estrutura da ponte Getúlio Vargas, em Linhares, região Norte do Espírito Santo, cedeu na manhã desta segunda-feira (19) no momento em que pedestres caminhavam pela via. A estrutura próxima a cabeceira da ponte sobre o Rio Doce, com uma distância de 200 a 300 metros, no sentido Vitória-Linhares, desabou. Segundo populares, cinco pedestres também caíram na água. Uma mulher deu entrada no Hospital Geral de Linhares (HGL) por volta das 7h30, vítima do acidente. De acordo com o HGL ela teve ferimentos leves. Familiares de pessoas que estariam desaparecidas estiveram nesta manhã no hospital à procura de outras vítimas, mas nenhum outro registro de atendimento foi registrado na unidade. A mulher hospitalizada conseguiu se segurar em um dos pilares da ponte e foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 7h. Já outra vítima, identificada como Joventina Moreira, de 46 anos, contou que ouviu um barulho muito forte e voltou correndo para a margem com medo. Ela foi encaminhada para o hospital com distensão na panturrilha.
As outras vítimas teriam sido levadas pela correnteza. O Rio Doce ainda está com nível de água acima do normal devido às chuvas que atingiram Minas Gerais em janeiro. Bombeiros utilizam uma embarcação na tentativa de encontrar os pedestres que teriam caído na água. Militares do Corpo de Bombeiros também estão na via e o trânsito de pedestres e ciclistas está interrompido, para evitar que novos acidentes aconteçam, já que o restante da estrutura não foi avaliado e não se sabe se há risco de queda de mais partes da via. Mergulhadores trabalham nas buscas das vítimas e outros homens da corporação vão realizar uma varredura na estrutura da própria ponte.

A estrutura, com 630 metros de extensão, foi sendo desativada para a passagem de veículos após a enchente de 1979 e outra ponte, paralela à Getúlio Vargas, foi construída sobre o Rio Doce para absorver o tráfego da BR 101. Atualmente a ponte era utilizada apenas para pedestre e ciclistas. A estrutura foi inaugurada em 1954, pelo ex-presidente Getúlio Vargas. Já passou por reformas e teve mais de sessenta peças de parapeito substituídas. A via é ponto de encontro para os praticantes de caminhadas e atividades físicas no município.
Dnit diz que prefeitura deveria ter fiscalizado. Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Élio Bahia, a estrutura estava totalmente interditada desde 1991, quando a ponte construída ao lado da Getúlio Vargas foi inaugurada. "Nós bloqueamos a ponte com bloquetes que impedem a passagem de veículos. Não temos como impedir que pedestres utilizem a via e a ponte nem apresentava sinais de que não poderia ser usada por pedestres. Também não temos equipe para ficar de plantão fiscalizando se as pessoas estão ou não usando a ponte", explicou. Élio Bahia disse ainda que a correnteza durante a última cheia do Rio Doce pode ter desgastado a estrutura a ponto de provocar o desabamento de parte da ponte. Segundo o superintendente, autoridades do município deveriam ter fiscalizado a estrutura e impedir que ela seja usada mesmo que por pedestres.
Prefeito diz que responsabilidade é do Dnit. O prefeito de Linhares Guerino Zanon disse que a ponte é fiscalizada pelo Dnit, que é o órgão responsável pela estrutura. "Eu não posso concordar com o superintendente do Dnit do Espírito Santo. Ele desconhece que a ponte não estava bloqueada e que tem passagens que permite acesso de pedestres e ciclistas", disse. O prefeito disse que os números oficiais indicam duas vítimas. Uma mulher que teria sido resgatada e outra que estaria desaparecida. "O que temos de concreto é uma mulher que foi resgatada e uma única família está falando do desaparecimento de uma parente, a dona Devani, que é manicure. A pessoa que foi resgatada diz que haviam quatro pessoas atrás dela, que estavam caminhando e cairam no rio". A prefeitura impede o acesso de pessoas a ponte desde a manhã desta segunda-feira, quando parte da estrutura de concreto caiu. Há risco de que outras partes da via desabem, já que a correnteza do rio Doce está forte. Segundo Guerino Zanon, o Dnit deveria ter avisado ao município sobre os riscos de queda da ponte. "A Polícia Rodoviária Federal está ao lado da ponte, a poucos metros. O escritório do Dnit fica a um quilômetro. Há pouco tempo o Dnit pediu que a prefeitura pintasse a ponte com as cores originais, pois estava pintada de verde e amarelo. Se o órgão estava atento as cores da ponte porque não prestou atenção na estrutura?", disse o prefeito.
Ponte é opção de lazer em Linhares. No site da Prefeitura de Linhares, em matéria publicada no dia 3 de dezembro de 2007, a Secretaria de Obras informava que a ponte Getúlio Vargas "será transformada numa nova opção de lazer para os moradores e visitantes". Ainda de acordo com o informativo, o "local passará a contar com uma academia ao ar livre que será construída na cabeceira Norte da ponte, próxima às torres de telefonia e TV. Ao lado da academia - que terá 11 aparelhos fixos para exercícios físicos - também será construído um estacionamento". Mesmo com o projeto inacabado, a população do município já utilizava o local para atividades físicas, como caminhadas e passeios de bicicleta.
Entre aspas: Dnit pede para pintar a ponte, prefeitura fala em projeto de lazer para a ponte, afinal quem deveria ter prestado atenção a estrutura da ponte? Deve ser algum tipo de brincadeira que eles fazem com a nossa cara e as famílias das vítimas como ficam as perdas são irreparáveis, siceramente não sei até aonde iremos.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Servidores de Cachoeiro podem ter atraso no recebimento de salário


O salário dos servidores municipais de Cachoeiro de Itapemirim deve sofrer atraso no próximo mês. O prefeito recém-empossado Carlos Casteglione (PT), que ficou surpreso com a dívida de R$ 12 milhões que herdou - valor referente a contratos com fornecedores da gestão anterior -, explica que o sistema de arrecadação da prefeitura está comprometido.ChuvaFortes chuvas atingiram o município durante a noite de sábado e domingo. Até o momento, cinco famílias tiveram de sair de casa. No entanto, um dos pontos mais prejudicados pela chuva foi o prédio de tecnologia da Prefeitura de Cachoeiro.

A calha não suportou o volume de água e transbordou sobre os computadores.A Central foi desligada, o que pode prejudicar ainda mais as finanças da prefeitura, isto porque o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) seria feito pelas empresas no dia 10. Casteglione acredita que o sistema deve voltar a funcionar no fim desta semana. No entanto, caso o banco de dados tenha se perdido, o salário dos servidores pode sofrer atraso."Este é um dos riscos que podem acontecer", declara o prefeito com relação ao atraso nos pagamentos. "O problema mais grave é a arrecadação. A falta do ISS interfere diretamente na receita, que já estão prejudicadas por conta das dívidas que herdamos da administração passada", explica o político.

De acordo com o prefeito, o principal objetivo da prefeitura é saldar uma dívida no valor de R$ 12 milhões, acumulada na gestão anterior. Casteglione faz agora uma análise profunda de todos os contratos e serviços para, em seguida, renegociar as dívidas com os credores.O valor da dívida não está previsto no orçamento de 2009, e somente na transição, realizada no dia 1º de janeiro, o ex-prefeito Atílio Traváglia anunciou o valor em caixa no município: R$ 2 milhões. Casteglione analisará os contratos para compensar o déficit de R$ 10 milhões.DesabrigadosCasteglione relata que há cinco famílias desabrigadas no município.

Segundo ele, todos foram alojados em casas de familiares, até que a situação se normalize. Agentes da Defesa Civil municipal estudam os riscos em áreas específicas, como as próximas ao Rio Itapemirim, que subiu rápido com as fortes chuvas.Se depender do clima, os moradores da cidade podem permanecer preocupados. Nesta terça-feira, uma frente fria fica praticamente parada no litoral capixaba e deixa muita instabilidade na região. De acordo com o instituto meteorológico Climatempo, deve chover a qualquer hora do dia em todo o Estado.
Fonte: Gazeta online

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Neucimar cobra 'tour' de secretários nas regiões carentes de Vila Velha

Durante a posse dos novos secretários da Prefeitura Municipal de Vila Velha, o prefeito Neucimar Fraga cobrou ética, responsabilidade e sensibilidade da equipe, em discurso realizado no Teatro Municipal, no Centro da cidade.Neucimar pediu aos secretários para que tenham compromisso com a população, principalmente com os bairros mais carentes. Ele ressaltou ainda que muitas comunidades estão esquecidas, como o bairro Pontal das Garças e afirmou que atenderá às demandas das comunidades mais necessitadas.O prefeito ainda convidou os novos secretários para fazer um 'tour' pelas pequenas "Vilas Velhas" que existem dentro da cidade, no próximo domingo (04). Neucimar garantiu ainda que não vai admitir qualquer conduta irregular dos novos secretários.Ainda nesta sexta-feira(02) Neucimar saberá quanto os cofres dos município possuem para o início da administração. Visita ao prédio da PrefeituraDurante a visita que realizou à sede da prefeitura de Vila Velha, Neucimar Fraga fez questão de fazer um giro por todos as salas. O prefeito constatou paredes com infiltrações, mofo, fiações expostas, mau-cheiro em banheiros, além de mesas, cadeiras e armários danificados. O prefeito classificou as instalações da sede como 'insalubre'. "A situação internamente é semelhante ao que o povo vê do lado de fora", afirmou.


Neucimar: suspensão e auditoria em construção de escolas, obras na orla e macrodrenagemO prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), iniciou o mandato atacando a antiga administração. Durante discurso de posse, Neucimar criticou as ações do ex-prefeito Max Filho e disse que a primeira ação de governo, já a partir desta sexta-feira, será suspender todos os contratos de obras com recursos da prefeitura e fazer uma auditoria interna em todos eles."Nosso primeiro ato vai ser baixar um decreto, suspendendo obras em construção e que estão sendo tocadas com recursos próprios da prefeitura. No prazo de 30 a 60 dias iremos fazer uma auditoria em todas elas. Entre essas obras estão construção de algumas escolas; o complexo esportivo da ponta da fruta; a obra da orla e uma reavaliação no projeto de macrodrenagem", declarou o prefeito eleito. O prefeito disse ainda que, após a avaliação da equipe de transição, eles encontraram o município com problemas tanto internos quanto externos, com secretarias desestruturadas. Neucimar Fraga estima que no prazo de seis meses a equipe de governo possa reconstituir toda a Prefeitura de Vila Velha, já que, segundo o prefeito eleito, todo o secretariado foi desarticulado no último mandado."Os problemas vistos pelo lado de fora pelos moradores da cidade são iguais aos problemas internos. Vamos encontrar uma prefeitura toda desmembrada, algumas secretarias sem condições técnicas de funcionar. Mas já estamos trabalhando, com os novos secretários, a possibilidade de, no prazo de seis meses, estarmos trabalhando em um centro administrativo único, com cerca de 80% das secretarias modernizadas", afirmou Neucimar. Fraga aproveitou a ocasião para alfinetar Max Filho, dizendo que recebeu informação do prefeito que tinha deixado cerca de R$ 40 milhões nos cofres da prefeitura. Neucimar disse que vai pegar a senha da conta bancária para ver se realmente esse dinheiro está à disposição do executivo municipal."A informação passada pelo ex-prefeito é de que vamos encontrar o cofre da prefeitura com cerca de R$ 40 milhões em caixa. Nesta sexta, vamos ter acesso a senha da conta e informaremos, em seguida, se realmente estes R$ 40 milhões estão depositados", alfinetou Fraga. O prefeito defendeu a eleição do vereador Ivan Carlini, do mesmo partido dele, para presidente da Câmara de Vila Velha. Carlini responde, junto com o ex-presidente da Assembléia José Carlos Gratz, a um processo na Justiça por irregularidades em asfaltamentos de ruas do bairro de Cobilândia, reduto eleitoral dele. "O vereador Ivan Carlini responde a processo na Justiça, mas concorreu a eleição sem nenhum embargo. Ele esteve apto a disputar a eleição e foi consagrado nas urnas, com a terceira maior votação de Vila Velha, e escolhido por consenso por todos os vereadores para ser presidente. Vamos respeitar a escolha", disse Neucimar. Estiveram presentes, na posse de Neucimar, deputados estaduais e federais, além do senador Magno Malta (PR). O secretario de segurança pública Rodney Miranda compareceu, representando o governador Paulo Hartung.

Vereador é flagrado dirigindo embriagado, tenta subornar policiais e acaba preso

O vereador reeleito em Viana, Samuel Bravin Merscher, 46 anos, foi detido na noite desta quinta-feira (01), horas após ser empossado, por dirigir embriagado no município de Guarapari. O vereador foi flagrado pela polícia quando fazia manobras perigosas na Praia do Morro. Durante a abordagem ele chegou a se identificar como vereador e oferecer R$ 50 para escapar do flagrante, mas os policiais não se intimidaram. O parlamentar fez o teste do bafômetro, que segundo a polícia, teria confirmado a ingestão de bebida alcóolica. Samuel Bravin foi encaminhado para o DPJ de Guarapari, onde continuava detido até final da manhã desta sexta-feira (02). O vereador não quis dar declarações sobre o ocorrido e estava sendo acompanhando por um advogado. A previsão é de que ele seja transferido ainda nesta sexta-feira para o presídio de Novo Horizonte, na Serra. Samuel Bravin responderá, de acordo com a polícia, pelos crimes de corrupção ativa e embriaguez ao volante.
Fonte: Folha Vitoria

Castiglione é surpreendido por dívida de R$ 12 milhões após assumir Prefeitura


Após assumir a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Castiglione, em entrevista a rádio CBN, traçou metas para os 100 primeiros dias de administração. De acordo com o prefeito, o principal objetivo é saldar uma dívida do município no valor de R$ 12 milhões com fornecedores, acumulada na gestão anterior, e que está vencendo agora em 2009. Castiglione afirmou que está fazendo uma análise profunda de todos os contratos e serviços para, em seguida, renegociar as dívidas com os credores. O valor da dívida não está previsto no orçamento de 2009, e, somente na transição realizada nesta quinta-feira (01), é que o ex-prefeito, Atílio Traváglia, anunciou que no caixa do município havia apenas R$ 2 milhões. Castiglione disse que será necessário analisar os contratos e buscar junto aos fornecedores uma forma de saldar as dívidas, já que ele assume com um déficit de R$ 10 milhões. O prefeito disse ainda que espera parcelar a dívida com os credores e também não quer que nenhum serviço nas áreas de saúde e educação sofram interferências. Castiglione disse que os contratos não podem ser suspensos, já que são importantes para o município. Segundo ele, a prefeitura está renegociando os contratos e num prazo de 90 dias uma auditoria poderá ser instalada para checar a viabilidade dos contratos - e se necessário até mesmo suspendê-los. Carlos Castiglione afirmou que essa dívida deixada pela administração anterior pode gerar um problema jurídico, para o ex-prefeito, mas que ele 'confia nos órgãos fiscalizadores para tomar as devidas providências'.
Fonte: Gazeta on line