terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vereador de Afonso Cláudio é preso durante operação policial

O vereador Romildo Camporês (DEM), o filho dele, Rodrigo Camporez, e um delegado da Polícia Civil, foram presos durante uma operação sigilosa da Polícia Civil. O trio foi preso na manhã desta terça-feira (30).

A Corregedora da Polícia Civil, Carmem Lúcia, foi procurada para esclarecer as prisões, mas afirmou que não poderia dar mais informações do caso porque o processo corre em segredo de Justiça. Na delegacia do munícipio, também ninguém está autorizado a falar sobre a prisão dos envolvidos.

O vereador está no seu terceiro mandato e há 19 anos também é investigador da Polícia Civil. O filho dele passou recentemente em um concurso da PC e está em período probatório. Os três já estavam sendo investigados pela Corregedoria há três meses. O delegado prestou depoimento na tarde desta terça-feira.

Em nota oficial, a corregedora em exercício da Polícia Civil, delegada Carmem Lúcia, informou que a Divisão de Crimes Funcionais cumpriu três mandados de prisão, nesta terça-feira (30), contra policiais civis de Afonso Claudio.

Segundo a corregedora, diligências continuam sendo realizadas e todas as informações relativas a nome dos envolvidos e motivação não estão sendo divulgadas pois todo o procedimento corre em segredo de justiça. O detalhamento do inquérito só poderá ser passado quando as investigações acabarem.

O vereador Romildo foi reeleito no ano de 2008 com 1025 votos o segundo mais votado da cidade.

Fonte: Folha Vitoria.



domingo, 28 de novembro de 2010

Casseta & Planeta vai acabar em dezembro, diz colunista

JÁ VAI TARDE

No ar na Globo desde 1992, o "Casseta & Planeta, urgente!" sairá da grade da emissora em dezembro, ao fim desta temporada. Os humoristas pediram à direção da Globo para pensar um novo projeto, a princípio para 2011. É o fim do programa, mas o grupo continua. Seus integrantes são amigos desde a adolescência e querem continuar trabalhando juntos. A informação é da colunista Patrícia Kogut.

A decisão foi comunicada agora à tarde à equipe técnica da atração.

O grupo apresentará um novo projeto coletivo. Mas, enquanto isso, nada impede que os humoristas apareçam individualmente na grade da Globo (como aconteceu na série de Marcelo Madureira para o "Fantástico").




sábado, 27 de novembro de 2010

‘Eu não tenho que estar desesperado para lançar minha candidatura a prefeito agora’

Uma das caras novas que chega à Assembleia em 2011 é o republicano Glauber Coelho. No terceiro mandato de vereador, Glauber Coelho é advogado e pós-graduado em Gestão Pública.

Glauber é novo na Assembleia, mas tem cerca de 15 anos de atuação política, inclusive na Câmara de Vereadores e como secretário municipal nas gestões de Thedorico Ferraço e Roberto Valadão na prefeitura de Cachoeiro.

Com o nome cotado para dis

putar a eleição de 2012 no município, Glauber diz que quer disputar a eleição, sim, mas não sabe se o mom

ento será 2012. Mas, delegado pelo presidente do PR no Estado, Neucimar Fraga, para reorganizar o PR e o PRB no sul do Estado, garante que participará efetivamente da eleição, mesmo que não encabece uma chapa.

Em entrevista a Século Diário, o deputado eleito fala sobre sua expectativa quanto à nova Assembleia, à atuação da bancada e às demandas de sua região. O republicano analisa ainda a administração do petista Carlos Casteglione e do cenário para 2012 no município.

Confira a entrevista de Glauber Coelho a Renata Oliveira e Rogério Medeiros:

Século Diário: – Como será sua atuação na Assembleia? Qual a sua e

xpectativa da chegada na Casa em 2011?

Glauber Coelho: – A minha expectativa é muito grande, até porque eu tenho trabalhado ao longo dos anos para atingir parte dos objetivos, parte de uma meta e essa parte nós conseguimos atingir agora. Eu tenho militado na vida pública há 15 anos, já estou em um terceiro mandato de vereador em Cachoeiro de Itapemirim.

- Começou cedo, então, de calça curta?

- De calça curta. Mas nesse período

tive a oportunidade de conviver com duas lideranças antigas, duas raposas políticas. Uma é o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM). Fui vereador ao lado de Theodorico Ferraço e fui secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Defesa Civil e Criança com Ferraço. E com o ex-prefeito Roberto Valadão (PMDB) eu fui secretario municipal de Saúde. O pouco de experiência que a gente tem e em uma terceira tentativa de ingressar na Assembleia Legislativa, nós conseguimos lograr êxito agora.

- E quais as necessidades da região?

- A gente que é do interior tem necessidades parecidas com as da Grande Vitória. Hoje quais são os maiores problemas que encontramos lá e que vamos defender na Assembleia? Meu pai é diretor de um hospital. Eu fui secretario municipal de Saúde e eu conheço um pouco dessa realidade. Se vocês forem agora aos três hospitais de Cachoeiro, Evangélico, Infantil e Santa Casa, os leitos dos três hospitais, quer sejam eles do SUS ou particulares, estão completamente aba

rrotados. Mesmo sabendo que os investimentos foram muitos ao longo dos anos, mas a demanda populacional está crescendo muito e vai crescer ainda mais com esses investimentos que estão

sendo feitos agora em Anchieta e em Presidente Kennedy.

- Isso vai impactar em Cachoeiro...

- A população nossa vai inchar porque somos polo, talvez de uma forma ordenada ou desordenada, mas vai crescer. E nós, que temos hospitais que são referência nos 32 municípios do sul do Estado, mais leste de Minas, mais norte do Rio de Janeiro, não estarremos preparados para suportar toda essa demanda, se não houver um investimento maciço e ampliação de leitos nos hospitais. Outro ponto é o número de pessoas que estão nas filas de espera aguardando as cirurgias eletivas nos três hospitais... é absurdo, é tamanho. Terceiro ponto: é muito mais barato e menos doloroso você investir no preventivo, na atenção primária, na atenção básica, na estratégia da Saúde

da Família, do que na saúde secundária e terciária. Tem que se investir mais no preventivo do que no curativo. Os programas de Saúde da Família, 70% quem banca são os prefeitos com seus parcos recursos e 30% é a União... já existem algumas unidades da Federação que o governo do Estado dá o aporte financeiro para ajudar no custeio, é uma tese que vou defender, porque eu vivenciei essa realidade. Eu sei o que é essa falta de recursos.

- O senhor foi gestor dessa área.

- Eu fui gestor público. Agora, um outro detalhe, que a gente tem ouvido muito. O que adianta ter uma saúde de qualidade? Lá na roça, lá no distrito, o que adianta o investimento na saúde se você não tem estrada para transitar com a ambulância? O que adianta você ter uma educação de qualidade se o transporte escolar não tem sua trafegabilidade normal, porque você não tem estrada e não tem ponte? Como você vai escoar a produção de mármore e granito, de hortifrutigranjeiro, seja o que for de

produção agrícola, se você não tem estrada? Então se precisa olhar ainda mais para esse viés. São situações que a gente identifica no dia a dia e que quer levar para ser debatido na Assembleia. Durante a campanha, o que eu mais ouvi no interior não foi saúde, não foi estrada...

- Foi segurança?

- Também não. Telefonia rural e acesso à Internet nas localidades do interior. Eu acho um dado impressionante porque achava que saúde e segurança ficariam em primeiro lugar.

- Querem inclusão...

- Querem inclusão digital. São temas que a gente vai defender, vai reivindicar, vai pedir. Agora, uma preocupação grande que eu tenho é com a falta de representatividade. O sul do Es

tado continua sem representatividade em termos de quantidade. Enquanto o norte elegeu seus 11 deputados, a Grande Vitória com 17 e o sul continua com dois.

- E dois de Cachoeiro...

- Dois de Cachoeiro. Ao mesmo tempo em que você tem um campo aberto para fazer um trabalho, sem muita disputa política, de certa forma também é ruim porque se cria uma expectativa muito grande em cima de somente dois. Uma região que tem 32 municípios.

- Não teria tanto peso político quanto o norte.

- Exatamente. Agora a gente chega com muita cautela, ouvindo mais do que falando, até porque vou conhecer uma realidade que eu não conheço. Respirar um ar que até então eu não respirava. Então, acho que a motivação, a dedicação é grande. Estou muito animado.

- Mas vocês têm agora um governador que é do sul do Estado. Isso facilita?

- Muito. Teoricamente, sim. E temos do

is senadores que iniciaram suas vidas políticas na cidade de Cachoeiro... se você colocar na balança, não deixa de ter um contrapeso.

- É interessante o deputado eleito

colocar esses problemas, porque o governo Paulo Hartung vem afirmando que investiu muito na saúde, na educação e na segurança, mas na questão da saúde, no sul do Estado, faltam investimentos. É isso? Inclusive o deputado Thedorico Ferraço vem cobrando os investimentos no hospital...

- No hospital de Aquidaban, que é a menina dos olhos dele. Se eu disser que não houve investimentos, eu vou estar mentindo, até porque meu pai dirige um hospital e eu sei dos investimentos que foram feitos lá agora. Só que precisa mais e o recurso local tem que ser ainda melhor administrado. Hoje os três hospitais em Cachoeiro em termos de gestão hospitalar eles são referencia. Tanto que o Hospital Evangélico hoje gerencia e administra o Hospital Santa Helena de Itapemirim, que abrange toda a região litorânea sul, e o hospital de São José do Calçado, por causa da competência e do preparo na gestão hospitalar.

- Em Cachoeiro está havendo uma renovação política. Mesmo que pese a má gestão do prefeito Carlos Casteglione, há uma renovação. É evidente que Ferraço sobrevive porque ele é um político que sabe criar um processo em favor dele. Valadão encerrou. Ele deve ser um referencial no confronto com esses novos atores políticos, que estão chegando à arena, porque tudo indica que ele terá que enfrentar a eleição com o Casteglione e com o senhor. Como ficaria nesse processo?

- Quando terminou a eleição, pela ligação que eu tenho com o Ferraço, respeito e carinho que eu tenho com ele, eu o procurei e disse que quem praticamente me lançou na vida pública foi ele. O pouco que aprendi nesse tempo, aprendi um pouco com ele também. Fomos adversários na eleição, agora, mas passou. Agora o trabalho tem que ser em conjunto. Mesmo sabendo que ele é uma águia e eu sou um coelho. Mas pela própria experiência de vida eu acho que seria bonito se aquela imagem que ainda perdura em Cachoeiro de que se somos de partidos diferentes somos rivais, um não fala com o outro, se isso fosse colocado de lado. O sentimento da minha parte para com ele e dele comigo é muito bom, muito bacana. A gente tem conversado muito e tem se entendido muito. Não sei se Cachoeiro é prioridade para ele hoje.

- Mas isso é só por dois anos, não é? Quando chegar a eleição, vocês vão estar em campos opostos. E se os dois caminharem juntos?

- É. Pode ser...

- Tudo é possível. Será que ele arriscaria mais uma, se não tiver certeza de que vai dar um tiro para acertar o alvo? Não sei. Se vocês somarem a votação que ele teve com a votação que eu tive... Nós temos hoje mais de 50% do eleitorado cachoeirense. E essa tese do ferracismo, da grife, é correta, quem vota no Ferraço é fiel. O Casteglione pode fazer a administração que ele quiser, pode transformar a cidade no maior canteiro de obras do Brasil. Quem é Ferraço vota no Ferraço porque adora o Ferraço, porque é apaixonado nele e se ele perder, será por muito pouco. Eu estou começando a vida pública agora, e esses 12 mil votos que nós tivemos lá, a gente sabe que vai ter um peso muito grande na eleição, mas eu estou novo. Não é hipocrisia da minha parte. Eu não tenho que estar desesperado para lançar minha candidatura a prefeito agora. Eu estou montando uma equipe de trabalho muito boa, só que o momento que eu vou viver agora é diferente do interior, então vou precisar de outros profissionais e a visão é completamente diferente. É mais ampla. Estou focado em um mandato de deputado estadual.

- Mas o seu partido conta com sua candidatura, não?

- É claro que vou sofrer uma pressão partidária, mas isso não está no meu coração, não. Uma certeza eu te digo: eu quero participar efetivamente do processo político municipal. Esse detalhe de encabeçar chapa, compor chapa, é um detalhe que na hora certa será discutido, mas meu coração não está focado nisso agora, não. Eu estou novo, e quero conhecer isso aqui, viver isso aqui, quero aprender aqui.

- E como o deputado eleito está vendo a Assembleia, que vive um de seus piores momentos?

- Acho que o parlamentar não pode perder a sua visão crítica, até porque nem toda crítica é destrutiva. Crítica construtiva deve ser feita em todos os lugares. Entendo que o Renato é um parlamentar, conhece esse mecanismo, veio do parlamento e acho que ele é bem aberto para esse tipo de questão. Não sei como é o relacionamento com o atual governo, porque eu não sei, eu não convivo. Mas a expectativa de relacionamento com o próximo governo é de um diálogo franco, aberto, apto a receber sugestões e críticas também. Eu sou parlamentar e também recebo. Isso é natural, é normal. A gente tem que filtrar o que interessa e o que não interessa descarta, joga no lixo. A Assembleia teve uma renovação de aparentemente 50% e foi uma renovação, a priori, com bons nomes. Nomes já testados na vida pública, outros debutantes, como eu, que estou chegando, mas para fazer uma análise bem profunda e crítica é preciso ver o trabalho in loco para lá na frente a gente fazer uma avaliação. Eu particularmente estou muito animado, não sei se é por causa da juventude, ou se porque a gente está chegando agora, como principiante. Mas no meu caso específico, em Cachoeiro, como vereador com 1221 votos , segundo mandato 2.032 votos, terceiro mandato de vereador 4.070 votos, por quê? Eu procurei na minha vida pública a experiência que eu vivi na iniciativa privada. São situações antagônicas, mas você tem como aplicar alguns procedimentos, alguns princípios. A lei é diferente, mas a atitude do gestor, do governante, ela pode ser aplicada. Você fazer o planejamento, você delegar o poder, cobrar responsabilidade, traçar um foco, atingir uma meta. Eu trabalho muito com isso.

- E em relação à bancada do PR? Já houve algum encontro, alguma orientação sobre a postura dos deputados na Casa? O PR tem uma característica de não ser muito centralizador, de dividir o poder, possibilitar o crescimento de suas lideranças...

- Nós tivemos apenas um encontro, um contato com a bancada, mas foi mais um contato cordial para bater um papo, para criar uma aproximação, até porque eu conhecia o deputado Vandinho. José Esmeraldo e Gilsinho Lopes eu passei a conhecer agora também. A não ser de ouvir falar. A gente já percebe que são perfis diferenciados, mas a bancada está unida. Tanto Neucimar Fraga quanto Magno Malta têm pregado isso, o sentimento de unidade, apesar dos pensamentos divergentes, mas a bancada está unida, porque a realidade dos deputados é da Grande Vitória e a minha é do interior.

- Hoje o partido tem a comissão de Educação da Casa. Vocês pretendem manter isso, reivindicar outras?

- Não discutimos ainda internamente em relação à manutenção ou não, à escolha de novas comissões. Mas uma certeza nós temos: a gente quer participar do processo . O PR quer o espaço dele, para mostrar à sociedade que o partido tem nomes com preparo, com competência para discutir assuntos, termos de importância para o Estado em várias áreas. O Vandinho desempenhou muito bem a função dele na Comissão de Educação. Eu tenho uma atuação muito grande na área de saúde e de agricultura. Já fui secretario municipal das duas pastas. São áreas que eu gostaria de participar, de contribuir, de aprender, de dar sugestão. Nós temos o Gilsinho, que tem uma experiência muito grande na área de segurança pública. O PR tem nomes que podem contribuir e queremos o nosso espaço para dar nossa parcela de contribuição, sem confrontar com qualquer partido, porque cada um é digno de seu espaço. Com conversa, com tolerância, cada um vai ter sua área de trabalho, com amplitude, e o nosso foco é o Estado. Eu não posso mais ter uma visão local, nosso foco tem que ser regional e aí temos um campo muito amplo para trabalhar.

- E a eleição da Assembleia, o senhor já foi procurado para discutir o assunto?

- Não. Ainda não. Nós tivemos apenas um encontro com o governador, foi no período pos-eleição no primeiro turno. Apenas pediu que o partido, como fez parte da base do presidente Lula, se empenhasse na eleição da Dilma. Uma conversa que trilhou esse caminho aí. Mas não houve conversa interna no partido para discutir se o partido vai indicar um nome para a Mesa ou não vai. Talvez isso possa até ser feito no início de dezembro, porque nós vamos ter um encontro nacional em Brasília de todos os candidatos eleitos do PR, mas isso ainda não foi discutido, não.

- E como está o PR no sul do Estado?

- O Neucimar está me delegando uma função muito importante de reestruturar o PR e o PRB na região sul. De criar musculatura, preparar esses partidos efetivamente, tecnicamente e politicamente, rumo às eleições de 2012. O Neucimar está me delegando essa responsabilidade e vamos fazer isso. Quero, dentro da estrutura que eles me derem ou não, fazer esse trabalho visando ao fortalecimento do nosso partido para eleição no sul do Espírito Santo.

- Como você vê a gestão do Casteglione em Cachoeiro?

- Eu vejo a pessoa do Casteglione como uma boa figura, que tem boas intenções, só que não adianta você ter boas intenções para governar, para ser gestor, para ser administrador. Em primeiro lugar, você tem que ter, no mínimo, noção de administração, para você saber que você não é comandado e sim comandante. E, para você ter comandado, você tem que ter comandado preparado, não adianta fatiar demais o bolo e colocar gente despreparada em algumas funções que não vão dar conta do recado. E o que está acontecendo hoje em Cachoeiro é má gestão, má administração. Existem alguns focos que eu não concordo com a administração petista. Respeitar é uma coisa, concordar é outra. Cito um exemplo aqui: o Orçamento Participativo. Eu não sou muito a favor da disputa acirrada entre os bairros. Um bairro ganha uma quantidade maior de eleitores no dia da votação da escolha de obras e o outro que fez um esforço danado não ganha. Eu sou a favor do OP bairro a bairro. Relacionamento deles com a Câmara Municipal não existe. O relacionamento é muito ruim. É muito fraco. Quem está hoje fazendo o elo pode ser uma boa pessoa. Não vou entrar nesse mérito, mas não existe relacionamento político. E ninguém governa sozinho.

- O regime é parlamentarista...

- Exatamente. Não tem essa. O prefeito vai governar porque ele quer melhorar a qualidade de vida da população. Ele quer deixar as farmácias, mas e o vereador? Ele quer participar, porque ele foi eleito. Ele não quer ficar só nessa de apresentar leis e fiscalizar o Executivo, ele quer participar efetivamente de uma inauguração, de uma obra...Não vou dizer que o vereador é assistencialista, mas o OP foi um dos entraves para esse relacionamento. Também é um problema gravíssimo, tanto que relacionamento de Câmara hoje com o Executivo não existe. Mas qual será a minha postura a partir do ano que vem? Eu respeito o governante que está ali, mas para mim poderia ser qualquer um, seria indiferente. Eu fui eleito deputado e eu não estou olhando o time de futebol dele, a gastronomia preferida do prefeito, a cor partidária dele, qual a igreja. Eu tenho um compromisso com Cachoeiro. Logo após a posse, eu vou ligar para a prefeitura e pedir uma audiência com ele, porque o meu perfil é diferente. Eu não tenho compromisso político-eleitoral com o atual prefeito. Eu posso ter um compromisso político-administrativo com a minha cidade, por intermédio dele ou não. E eu vou ter.

Entrevista publicada no século diario.



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ELEIÇÃO PARA CONSELHEIRO TUTELAR

Dia 19 de dezembro teremos eleição para conselheiro tutelar em Brejetuba, para quem não sabe conselheiro tutelar é uma função muito séria e não um cabide de emprego, analise bem os candidatos, sua vida pregressa, suas ações e condutas, pois afinal, o futuro de nossas crianças passaram também pelas mãos desses novos conselheiros.
Me parece que são 30 candidatos nesta eleição, o voto é facultativo, ou seja, não é obrigatório, quem comparecer no dia da votação poderá votar em até 3 candidato diferentes.
VOTE CERTO. VOTE CONSCIENTE.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Violência chega ao limite no Rio de Janeiro e blindados da Marinha são acionados


São seis blindados e dois caminhões com fuzileiros navais nas ruas. Outras dezenas de veículos do Bope também estão em ação

Equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e fuzileiros navais fazem uma megaoperação na região das favelas na Penha, subúrbio do Rio no final da manhã desta quinta-feira (25). Seis veículos blindados da Marinha e dois caminhões com fuzileiros deixaram há pouco o quartel de fuzileiros navais, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A expectativa é que os policiais se dirijam par a Vila Cruzeiro, onde bandidos armados se concentram. O comboio da polícia, com mais de dez veículos do Bope, chegou à região hoje cedo. O clima é de tensão na região.

Mais cedo, quatro homens em duas motocicletas tentaram utilizar um caminhão de lixo para bloquear a passagem na Rua Tenente Luís Dorneles, na entrada do Grotão, na Vila Cruzeiro. Segundo a Comlurb, os bandidos teriam ordenado que o motorista permanecesse no local bloqueando o acesso à comunidade. Ainda de acordo com a empresa, depois de dar a ordem, eles teriam deixado o local e o motorista ligou o caminhão e fugiu.

A Secretaria estadual de Saúde informou que reforçou o atendimento nesta quinta-feira (25) na emergência do Hospital Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio do Rio. Médicos do Corpo de Bombeiros foram deslocados para a unidade para atender os possíveis feridos da operação policial na Vila Cruzeiro, no mesmo bairro.

Segundo a secretaria, desde a última quarta-feira (24), 21 pessoas que estariam na comunidade durante o confronto entre a polícia e os criminosos chegaram feridas ao hospital. Dessas, quatro morreram e três continuam internadas na unidade.

Bombeiros foram acionados na manhã desta quinta-feira (25) para conter as chamas de um ônibus na Rua Caxambu, perto da estação do metrô de Irajá, e de outro na Rua Guiraréia, ambas no bairro de Rocha Miranda, no subúrbio do Rio. Eles chegaram a confirmar os dois veículos incendiados, mas, ao chegarem à Rua Guiraréia, os bombeiros encontraram apenas pneus em chamas, e não um ônibus.

Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) ainda não confirmaram se os incêndios foram criminosos ou não. Não há informações sobre vítimas.

Nesta madrugada, foram outros 4 ataques em diferentes pontos do estado e deixaram uma pessoa ferida, totalizando 5 veículos incendiados nesta quinta (25). Segundo a Polícia Militar, os ataques foram registrados na Penha, no subúrbio; em Mesquita, na Baixada Fluminense; em Laranjeiras, Zona Sul; e na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Desde segunda-feira (22), já foram registrados 42 incêndios em carros, vans, ônibus e caminhões.

Fonte: G1

terça-feira, 23 de novembro de 2010

PASSAMOS DOS 20 MIL ACESSOS


Mais uma vez quero agradecer a todos os leitores do nosso BLOG e colaboradores também, quando comecei a escrevei jurava que este BLOG não teria 50 acessos por mês, em menos de um ano para uma cidade pequena e com poucos computares ligados na rede, atingimos a marca de 20 mil acessos.

Estou preparando para esta nova fase do BLOG umas novidades interessantes, entrevistas, concursos culturais, enquetes e etc. Vamos falar mais sobre política, afinal de contas 2012 está aí.

Para comemorar, irei preparar uma mesa redonda com os vereadores que toparem participar, onde discutiremos assuntos ligados ao município, como já havia prometido isso aqui anteriormente e não tive oportunidade de cumprir, vou tentar fazer um contato com todos os vereadores e marcar para antes do recesso. Você poderá participar enviando perguntas para o e-mail: blogdoedwesley@gmail.com, é isso, esperem novidades virão.



Lavadora de Roupas Electrolux 9 kg Turbo Economia + Vanish Poder O2 Inteligente
Por: R$ 999,00

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

I CORRIDA PELA VIDA E CONTRA AS DROGAS EM FATOS E FOTOS





Tiririca renderá R$ 2,7 milhões por ano para seu partido

Os mais de 1,3 milhão de eleitores que consagraram o deputado eleito valerão para sua legenda cerca de R$ 2,7 milhões por ano

Ao fazer do palhaço Tiririca sua principal aposta eleitoral em São Paulo, o PR o transformou não apenas em puxador de votos, mas também em "puxador de dinheiro". Os mais de 1,3 milhão de eleitores que consagraram o deputado eleito valerão para sua legenda cerca de R$ 2,7 milhões por ano no rateio do Fundo Partidário.

Esse "bônus Tiririca" equivale a mais de cinco vezes o valor aplicado pelo partido na campanha do candidato, na qual se apresentou como "abestado" e celebrizou o slogan "pior que tá, não fica".

O Fundo Partidário é formado por recursos públicos e dividido de acordo com a votação de cada legenda. Graças ao desempenho eleitoral deste ano, o Partido da República - chamado por alguns de seus próprios líderes de "Partido de Resultados" - vai elevar de 4,5% para cerca de 7,5% a sua fatia no bolo de R$ 201 milhões do fundo. Sua receita anual deve subir de cerca de R$ 8 milhões para pelo menos R$ 14 milhões.

Tiririca, que teve 6,4% dos votos para a Câmara dos Deputados em São Paulo, é o principal responsável por esse avanço, mas não o único. Em outros quatro Estados o deputado federal mais votado é do PR. Três deles tiveram até mais eleitores que o palhaço, em termos proporcionais - um exemplo é o ex-governador Anthony Garotinho, que teve 8,7% dos votos no Rio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Agência Estado

OPINIÃO DO BLOGUEIRO:

O Partido da Republica-PR, é sim um dos partidos que mais cresce no Brasil e por merecimento e não por golpe como a imprensa quer colocar, eleger pessoas como o Tiririca e Garotinho com votações tão expressivas, significa que o partido sabe apostar em pessoas que tem condições que chegar a um nível elevado com reconhecimento do eleitorado.

Os verdadeiros palhaços do congresso nacional que estão lá há anos fazendo palhaçada, tentam ridicularizar o ator e palhaço Tiririca, que somente recebeu a expressiva votação porque o povo não agüenta mais tantos anos de verdadeira palhaçada.



sábado, 20 de novembro de 2010

FALTA DE AGUA EM BREJETUBA

Como um bom otário que sou, estou aqui agora em casa, sem nenhuma gota de água, acredito que quem mora no centro e não tem poço artesiano também está sem água, não me lembro da CESAN ter informado a falta d'agua. Mas, como somos bons cidadãos brasileiros estamos acostumados a "levar ferro", tentei por cinco vezes entrar em contato com a CESAN no tel 115, porém, todas as ligações caíram, ou seja não tem como informar a falta d'agua, a não ser que eu pegue um carro e vá até Venda Nova do Imigrante e espere lá até segunda as 08:00 da manhã, que é o horário que a empresa abre o escritório (pelo menos lá terei agua para tomar um banho estilo a fazenda no meio da calçada).
Não sei não, mas acho que tem alguém aqui achando que nós consumidores somos idiotas, fui até o site da CESAN a procura de socorro, encontrei esta reportagem lá na capa do site.

Cliente da Cesan é atendido em até cinco segundos pelo 115

Os clientes esperam apenas cinco segundos, em média, para serem atendidos pelo telefone 115, o call center da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). O índice representa uma redução de 85% no tempo médio de espera, em comparação a abril, quando os clientes esperavam 32 segundos. Atualmente, o serviço de atendimento telefônico ao cliente da Cesan recebe uma média diária de 1.200 chamadas.

A redução no tempo de espera é reflexo da certificação da qualidade ISO 9001:2008, obtida em julho deste ano pelo call center e pelos escritórios de atendimento na Região Metropolitana da Grande Vitória. Por meio do telefone 115, a população pode solicitar serviços e reparos, informar sobre vazamentos, obter informações, fazer reclamações ou denúncias. A chamada é gratuita de qualquer telefone.

É claro que a empresa que certificou a CESAN com o ISO 9001 não deve ter tido conhecimento da agua com gosto de borra de café que de vez em quando caí em nossas torneiras em Brejetuba. Lá no site da CESAN não tem um link de ouvidoria, porém, existe um fale conosco, que é aqueles formulários on line onde você preenche e nunca é respondido, convoco a todos para entrarem no link do formulário a fazer sua reclamação formal, quem sabe assim, não seremos feitos de "trouxa" novamente. Abaixo link do formulario:


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Consumo na Índia aumenta com a popularidade da bebida


Crescente demanda pelo produto começou a impulsionar o consumo total de café do país

Tradicionalmente, o café é conhecido como uma bebida do sul da Índia, mas a crescente demanda pelo produto em estados de outras regiões do país nos últimos anos começou a impulsionar o consumo total de café do país.

Entre 2003 e 2009, o consumo anual de café da Índia cresceu a uma taxa de 42% nos estados não do sul do país, enquanto o mesmo cresceu em 3,5% nos estados do sul. Esses estados, que incluem Tamil Nadu, Kerala, Andhra Pradesh e Karnataka, englobam quase 78% do total de café consumido no país, embora o consumo de café em outras partes do país também esteja aumentando.

O consumo de café tem aumentado em estados como Maharashtra (centro-oeste da Índia) e até mesmo na Região da Capital Nacional (NCR) de Deli nos últimos meses. Especialistas acreditam que a proliferação de redes de cafeteria em outras regiões que não o sul da Índia tenham contribuído para o aumento no consumo.

De acordo com estatísticas divulgadas pela Organização Internacional de Café (ICO), o consumo na Índia vem aumentando de forma constante nos últimos cinco anos, graças à popularidade da bebida no norte. O consumo doméstico aumentou para 1,57 milhão de sacas de 60 quilos em 2009 com relação às 1,35 milhão de sacas em 2006. O consumo de café na Índia aumentou apoiado pelo Cofee Board, que tomou medidas paradesenvolver o mercado doméstico para dar suporte aos produtores de café do país.

De forma geral, 80% do café produzido na Índia é exportado e somente 20% é consumido localmente. Essa proporção vem mudando lentamente devido ao aumento no consumo doméstico. Citando uma pesquisa sobre o consumo de café, o presidente do Coffee Board, Jawaid Aktar, disse que o consumo total de café na Índia durante 2009 chegou a 102.000 toneladas, com a divisão urbana e rural de 73% e 27%, respectivamente. É interessante notar que o café instantâneo representa 57% do total de café consumido na Índia. Nas áreas urbanas, o consumo de café instantâneo e de filtro é na proporção de 61:30, enquanto nas áreas rurais é de 46:54. O consumo nas áreas que não são do sul da Índia tem sido em grande parte de café instantâneo.

A penetração do café (bebida consumida nos últimos 12 meses) é de 92% comparado com 59% em 2003, indicando que as pessoas começaram a experimentar essa bebida nos últimos anos, disse o presidente do Coffee Board. As regiões não do sul do país têm sido identificadas como área potencial para aumentar o crescimento no consumo no futuro, disse ele.

Fonte: Revista Cafeicultura



O ex-prefeito de Pinheiros Gildevan Alves Fernandes (PV), foi condenado por envolvimento no esquema de licitações irregulares


A Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES), condenou o ex-prefeito de Pinheiros e deputado estadual eleito pelo Partido Verde (PV), Gildevan Alves Fernandes, por envolvimento no esquema de licitações irregulares para a compra de ambulâncias que ficou conhecido como Máfia dos Sanguessugas. A ação foi ajuizada em 29 de maio de 2009, e a sentença é do dia 1 de outubro.

As irregularidades na Prefeitura de Pinheiros, em 2002, geraram superfaturamento de R$ 17.242,00 na compra de unidade móvel de saúde; em 2005, o superfaturamento foi de R$ 12.006,02, na aquisição de outro veículo semelhante.

O MPF/ES informou que Gildevan foi condenado à perda da função pública que eventualmente esteja ocupando no momento do trânsito em julgado da sentença; à suspensão dos direitos políticos por cinco anos; ao pagamento de multa em valor equivalente ao dobro do valor do dano, que deverá ser revertida em favor de instituição de assistência social preferencialmente localizada em Pinheiros; e ao ressarcimento integral do dano.

Ex- Prefeito

Gildevan Alves Fernandes disse que recebeu a decisão da Justiça com tristeza, "mas com tranquilidade, porque sabe que se trata de uma decisão nula". O deputado eleito afirmou que vai recorrer da decisão.

Em nota, o ex-prefeito considerou a decisão da Justiça equivocada. "Com todo o respeito ao Magistrado, foi um equívoco pois não se pode condenar alguém sem oferecer o direito de defesa", diz Gildevan.

Gildevan afirmou ainda que os processos licitatórios foram realizados na Secretaria de Saúde de Pinheiros. "A ação foi equivocadamente movida contra mim, pois em Pinheiros, o secretário municipal de saúde é o gestor do Fundo Municipal de Saúde e todo o processo foi realizado na Secretaria, onde o secretário realizou a licitação, homologou, adjudicou, empenhou e pagou os recursos, inclusive, assinando os cheques", disse Gildevan em nota.

"Acredito na idoneidade do ex-secretário, tanto que Pinheiros não aparece na lista de municípios onde autoridades teriam recebido recursos ilícitos". Gildevan foi eleito deputado estadual nas eleições de outubro com 23.820 votos.

A Máfia

A Prefeitura de Pinheiros, por meio de convênios firmados com a União, realizou dois processos licitatórios em separado: um para a aquisição dos ônibus a serem utilizados como consultórios médicos e odontológicos móveis; e outro para a compra dos equipamentos. As licitações foram direcionadas para beneficiar as empresas dos empresários Darci José Vedoin e Luiz Antônio Trevisan Vedoin.

Segundo a Justiça Federal, ao homologar as licitações, Gildevan Fernandes permitiu o enriquecimento ilícito dos Vedoin.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fibria/Aracruz foi a empresa que mais ‘elegeu’ candidatos no Espírito Santo



A grande vitoriosa dessas eleições foi sem dúvida a Fibria/Aracruz. A empresa conseguiu eleger 21 candidatos, entre governador, senador e deputados estaduais e federais. Outra poluidora, a ArcelorMittal, foi a segunda empresa que “elegeu” o maior número de candidatos: 14. Na terceira posição aparece RDJ Engenharia, que “fez” nove candidatos. A Fertlizantes Heringer ajudou a eleger outros sete candidatos.

Para “eleger” 21 candidatos, a Fibria/Aracruz “investiu” R$ 1,3 milhão nas campanhas. Foram destinados R$ 250 mil para a campanha do governador eleito Renato Casagrande (PSB); R$ 150 mil ao senador eleito Ricardo Ferraço (PMDB); R$ 540 mil para oito dos dez deputados federais eleitos; e mais R$ 370 mil para 11 dos 30 deputados estaduais – mais de um terço da Assembleia.

Ao todo, entre vitoriosos e derrotados, a Fibria/Aracruz gastou R$ 1.625.000. A diferença de R$ 315 mil, empatada nos candidatos derrotados, revela que a empresa escolheu com muito critério em quem iria apostar. Para se ter uma ideia da precisão do prognóstico da Fibria/Aracruz, a empresa não “elegeu” apenas cinco candidatos que disputavam as proporcionais (Assembleia e Câmara dos Deputados), a candidata ao Senado Rita Camata (PSDB) e o também tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas, que concorreu ao governo do Estado.

Entre os federias eleitos, Lelo Coimbra (PMDB) foi o que recebeu a fatia mais generosa da poluidora: R$ 140 mil. Surpreende também a aposta que a empresa fez no candidato tucano César Colnago. Até a véspera da eleição, o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PTB), da mesma coligação que Colnago, aparecia como o nome favorito para ocupar a primeira (e única) vaga. No entanto, a Fibria resolveu doar R$ 110 mil para a campanha do tucano acreditando em uma reviravolta, que de fato aconteceu.

Mais surpreendente ainda foi o fato de a deputada reeleita Iriny Lopes ter aceitado dinheiro da empresa. A petista, que tem uma história de luta pelas terras indígenas que foram apropriadas ilegalmente pela empresa, deixou as desavenças de lado para botar R$ 40 mil no caixa de sua campanha. Iriny, única parlamentar da bancada capixaba que aderiu à luta dos índios por suas terras, comemorou, ironicamente, a vitória nas urnas com a ajuda da Fibria/Aracruz e a assinatura do decreto.

A ArcelorMittal também pode se considerar vencedora dessas eleições. A empresa “investiu” R$ 1,5 milhão em 22 candidatos. Conseguiu “eleger” 14 candidatos, quase 64% de aproveitamento. Um terço do total gasto foi doado para a campanha de Renato Casagrande; Ricardo Ferraço recebeu R$ 170 mil; para os candidatos à Câmara foram destinados R$ 455 mil e, para Assembleia, mais R$ 150 mil.

Entre eleitos à Câmara, Lelo Coimbra, mais uma vez, o preferido do governador Paulo Hartung (PMDB), foi o candidato que recebeu a maior contribuição da poluidora: R$ 80 mil. A empresa também apostou suas fichas em Colnago, e destinou R$ 70 mil para o seu caixa de campanha.

Com dações bem mais modestas, a RDJ Engenharia também não fez feio. A empresa que atua na área da construção civil gastou R$ 526 mil para “fazer” nove candidatos. “Fez” o governador Casagrande (R$ 150 mil); o senador Ricardo Ferraço (R$ 30 mil); três deputados federais (R$ 95 mil) e mais quatro estaduais (R$ 65 mil).

A Fertlizantes Heringer ajudou a eleger o governador, um senador (Ferraço) e mais quatro deputados: dois federais e dois estaduais. Um bom resultado para uma empresa que gastou apenas R$ 380 mil nas campanhas.



Sócios de empresa do ramo de vidro são presos acusados de estelionato no Estado


Após um ano de investigações, a Delegacia do Consumidor decretou a prisão temporária dos sócios da empresa de vidros World Glass. Eles são acusados de estelionato. Aproximadamente 40 vítimas prestaram queixa contra a empresa por receber e não entregar as encomendas.

"Eles começaram a ter problemas de fluxo de caixa no meio do ano passado e, no entanto, não pararam de operar. A empresa continuou funcionando, o que criava expectativa no consumidor. Porém, eles não entregavam os serviços. Pedimos a prisão e eles se apresentaram espontaneamente", explicou o delegado José Darcy Arruda.

Segundo o delegado, as denúncias comprovam que os sócios tiveram a intenção de lesar os clientes. "A partir do momento que eles tiveram conhecimento de que não conseguiriam entregar o serviço e continuaram vendendo, eles incorreram no crime de estelionato", acrescentou.

Os acusados serão encaminhados ao presídio e o inquérito será relatado no Art 171 do Código Penal. O advogado dos dois empresários detidos, Eduardo Sarllo, informou que a empresa teve problemas para cumprir prazos de entrega devido a um incêndio ocorrido na fábrica em 2008 e ao furto de duas cargas de alumínio. Ele ressaltou que os empresários estão fazendo de tudo para cumprir todos os acordos e que os clientes não ficarão no prejuízo.

Fonte: Folha Vitoria


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

BREJETUBA PERDE O RECORD DA MAIOR XÍCARA DE CAFÉ DO MUNDO

Xícara comporta o equivalente a 32.160 copos de café. Marca foi estabelecida em Las Vegas, no estado de Nevada.


Uma feira em Las Vegas, no estado de Nevada (EUA), bateu no mês passado o recorde para maior xícara de café do mundo. A xícara gigante media 2,4 metros por 2,4 metros e comportava 7,6 mil litros de café, equivalente a 32.160 copos de café, segundo site britânico "News Lite".
http://www.gourmetgiftbaskets.com/Guinness-World-Record-Cup-Of-Coffee.asp, porém o site oficial da empresa divulga que foram apenas 2010 litros, mas de qualquer forma o guinnes é deles.



Marca foi estabelecida em Las Vegas, no estado de Nevada. (Foto: Reprodução)

Xícara gigante comportava 7,6 mil litros de café. (Foto: Divulgação)Fonte: G1


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Justiça derruba liminar que suspendia o Enem em todo o país

Decisão foi do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Luiz Alberto Gurgel de Faria (foto). MEC ainda não se pronunciou

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou a liminar que suspendia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último fim de semana. Segundo a assessoria de imprensa do TRF, a decisão saiu na manhã desta sexta-feira (12).

O exame havia sido suspenso na segunda-feira (8), em todo o país, depois de uma decisão da Justiça Federal do Ceará. A juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara, citou os errosverificados na prova e disse que a realização de uma nova prova poderia beneficiar um grupo de estudantes. Na quinta (11), a Advocacia Geral da União recorreu.

O ministro da Educação Fernando Haddad e o advogado geral Luís Inácio Adams devem participar de uma reunião no TRF-5, no Recife, ainda nesta manhã, para conversar sobre o exame.


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tiririca passa no teste de leitura, e pode assumir como deputado federal

Foto: Agência Estado: Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, teve êxito no teste de leitura e escrita...

Depois de muita polêmica, a confirmação: Tiririca sabe ler e escrever, e, por isso, pode assumir seu cargo de deputado federal eleito por São Paulo com mais de um milhão de votos.

Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, teve êxito no teste de leitura e escrita feito nesta quinta-feira pela Justiça Eleitoral. Walter de Almeira Guilherme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), contou que Tiririca fez um ditado tirado de um livro editado pelo tribunal: "Justiça Eleitoral, uma retrospectiva". A frase ditada foi extraída aleatoriamente de um livro da Justiça Eleitoral. "A promulgação do código eleitoral em fevereiro de 1932 trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral."

Ainda de acordo com o presidente do TRE-SP, Tiririca teve de ler uma notícia de jornal e fazer uma interpretação do que leu e escreveu. As manchetes foram "Procon manda fechar lojas que vendem produtos vencidos" e "O tributo final a Senna".

O presidente do TRE-SP ressaltou, porém, que a decisão sobre a diplomação de Tiririca caberá ao juiz Aloízio Silveira, da primeira zona eleitoral.

A polêmica começou depois de uma reportagem da revista Época, poucas semanas antes da eleição, apontando que Tiririca era analfabeto, de acordo com pessoas que trabalhavam e conviviam com ele. No ato do registro da candidatura, Tiririca, assim como todos os candidatos, entregou um documento atestando que tinha o primeiro grau incompleto, mas que sabia ler e escrever. O documento foi submetido à perícia, que apontou irregularidades na caligrafia - uma pessoa poderia ter escrito por Tiririca. O palhaço se recusou a fazer a perícia do documento, o que foi aceito pelo TRE-SP, já que ninguém é obrigado a produzir uma prova contra si mesmo.

E assim o deputado federal Tiririca será diplomado.



I CORRIDA PELA VIDA CONTRA AS DROGAS


A Primeira Corrida Pela Vida Contra as Drogas, será realizada em Brejetuba, no dia 21 de novembro de 2010, a concentração será na praça da rodoviária às 07:00hs, as inscrições estão sendo feitas no centro cultural, quem interessar em se inscrever a inscrição é feita mediante a doação de 2kg de alimento não perecível, o centro cultural atende ao público no horário das 08:00 à 11:00 e 12:00 ás 16:00, dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (28) 9925-3794 – Gomides, (27) 9809-3014 Rocha e (27) 9872-7072 Geralda Reis, a data limite para inscrição é dia 16 de Novembro.

A idade mínina para participação do evento é de 16 anos e a máxima é 65 anos.

O percurso será de 08 km com a largada no Recanto das Águas e a chegada no centro de Brejetuba, confira a premiação:

Primeiro lugar – R$300,00

Segundo lugar – R$ 200,00

Terceiro lugar – R$ 100,00

Quarto lugar – R$ 50,00

Quinto lugar – R$ 30,00

Haverá premiação (cestas de produtos) para os três primeiros colocados que forem moradores do município de Brejetuba, tanto masculino quanto feminino e medalha de participação para todos os atletas que completarem o percurso.

Haverá também premiação por categoria

Adulto: feminino e masculino - idades: 16 a 19, 20 a 24, 25 a 29, 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49, 50 a 54, 55 a 59, 60 a 64, 65 acima. Premiação para o primeiro colocado de cada categoria.

Infanto-juvenil: feminino e masculino - idades: 10 a 12 (percurso de 800 metros) 13 a 15 (percurso de 01 km) esta categoria só poderá se inscrever com a autorização dos pais ou responsáveis.

Durante o evento serão sorteados brindes entre os inscritos.

O evento está sendo realizado em parceria com a Sexcetaria de Educação, Secretaria de Turismo e a Policia Militar.



terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sucesso do Enem foi total, diz Lula na África

Exame foi aplicado neste fim de semana, em todo o país.
Na segunda-feira, juíza federal suspendeu Enem, em caráter liminar.


Apesar das polêmicas em torno do Exame Nacional do Ensino Médio 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o Enem em sua passagem por Moçambique, na África, na segunda-feira (8).

"O sucesso do Enem foi total e absoluto", afirmou. Sobre eventuais falhas na aplicação do Exame, ele disse que não houve "nada que tenha causado nenhum problema no resultado e na prova".

"Eu acho que não afeta [a imagem da prova]. Tem muita gente que quer que afete, porque até hoje tem gente que não se conforma com o Enem, mas, de qualquer forma, ele [o Enem] provou que é extraordinariamente bem-sucedido", afirmou.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 foi aplicado neste fim de semana, em todo o país. No sábado (6), estudantes reclamaram de erros na folha de respostas e na prova amarela. O Ministério da Educação e a gráfica responsável pela impressão admitiram as falhas.

Na segunda-feira, a Justiça do Ceará suspendeu o Enem. A juíza da 7ª Vara Federal, Karla de Almeida Miranda Maia, aceitou a argumentação de ação civil pública do MPF, que afirma que erros no exame causaram prejuízo para os candidatos. A decisão tem efeito em todo o Brasil. Cabe recurso.

Fonte: G1



Protesto na Câmara de Santa Maria de Jetibá contra farra das diárias


Moradores de Santa Maria de Jetibá e funcionários do Hospital Concórdia, que funciona no mesmo município, realizaram, nesta segunda-feira (8), um protesto na Câmara Municipal contra supostas irregularidades em viagens de vereadores e que foram pagas com dinheiro do contribuinte.

O plenário do Legislativo ficou lotado de manifestantes. Com faixas, cartazes e nariz de palhaço, eles fizeram muito barulho durante a realização da sessão ordinária. O alvo da reclamação, segundo os representantes do hospital, é que enquanto o hospital acumula dívida os vereadores estariam fazendo viagens em cidades turísticas com verba pública sem que houvesse nenhuma necessidade.

O presidente da Câmara, Nelson Miertschink (PSDB), considerou justo o protesto dos servidores e da população, já que, segundo ele, são quase R$ 4 milhões de dívida acumulada. No entanto, disse que os vereadores precisam das diárias para execer seus mandatos com mais capacitação.

Sobre as denúncias das supostas irregularidades, Miertschink diz que os parlamentares do município estão economizando nas despesas do Legislativo, mas que precisam se aperfeiçoar para poder apresentar projetos que possam beneficiar toda a população.

“Todas nossas contas são aprovadas pelo Tribunal de Contas. A gente não abusa das diárias, mas também não posso pagar para trabalhar para o município. Não tenho como tirar dos R$ 3 mil que recebo e pagar essas despesas do meu bolso”, disse.

Na semana passada, a Justiça mandou bloquear os bens dos vereadores Adilson Espíndula (PTB), Elmar Thom (PSC), Emilson Vieira (PP), Hilário Boening (PMDB), Joel Ponath (PSB), Renato Holz (PMDB) e Siguimar Schvanz (PRTB), Itamar Jacob (PMDB), além do próprio presidente da Casa, Nelson Miertschink.

Segundo a ação da Promotoria, os vereadores acusados teriam gasto quase R$ 400 mil em diárias entre os anos de 2009 e fevereiro deste ano. O valor deverá ser devolvido para os cofres públicos e os parlamentares ainda correm o risco de perderem o mandato. as viagens foram feitas para Aracaju (SE), Belo Horizonte (BH) e Gramado (RS).

Fonte: Folha Vitoria