quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

VIAGEM DE BREJETUBA-ES A VENDA NOVA-ES, PELA BR 262 CUSTARÁ R$: 6,20

UMA VIAGEM A VITÓRIA, CAPITAL DO ESTADO PODERÁ CUSTAR ATÉ R$: 12,90


Cruzar o Espírito Santo pela BR 262 custará até R$ 12,90

A tarifa-teto estabelecida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é de R$ 0,0782 por km


A partir do início de 2015, os usuários da BR 262, no trecho que vai de Viana, no Espírito Santo, até João Monlevade, em Minas Gerais, vão pagar pedágio. A tarifa-teto estabelecida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é de R$ 0,0782 por km. Quem passar pelas duas praças que ficarão no Espírito Santo desembolsará R$ 12,90.

O valor, no entanto, deverá ficar abaixo da tarifa-teto porque as empresas que participarão da licitação vão oferecer desconto. As praças no Espírito Santo ficarão depois da cidade de Marechal Floriano, no km 60 (R$ 6,70), e em Brejetuba, no km 143 (R$ 6,20).

Os estudos feitos para a concessão da rodovia foram apresentados ontem, na audiência pública realizada em Vitória. Todo o trecho de 376,9 km deverá estar duplicado até o quinto ano de privatização. Essa é uma das novidades do novo modelo de concessão do governo federal.

O representante da área técnica da ANTT, Stephane Quebaud, destacou que as obras na rodovia serão importantes para aumentar a segurança e reduzir os acidentes. A BR 262, explicou, é estratégica para o país, por ser via de escoamento de cargas. 

A concessionária deverá investir R$ 3,03 bilhões ao longo dos 25 anos da concessão. Do total, R$ 1,70 bilhão serão destinados às obras e serviços e R$ 1,33 bilhão serão de custos operacionais. A concessionária, entretanto, fará as obras de duplicação apenas dos 191,4 km da estrada em território mineiro.

Surpresa

A grande novidade da audiência pública foi a informação de que as obras de duplicação dos 180,5 km do trecho da rodovia, que vai de Viana até a divisa com Minas Gerais, serão feitas pelo governo federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A informação causou surpresa aos participantes da audiência pública.

A surpresa, com um misto de incredulidade, foi provocada pela demora no início das obras de duplicação do trecho de 51,2 km, de Viana a Victor Hugo (Marechal Floriano). A obra está no PAC desde 2007, mas o edital para a licitação do trecho só foi publicado no final de dezembro último e as obras devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano. 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) será o responsável pelas licitações para a contratação da empresa que fará as obras. O superintendente do Dnit no Espírito Santo, Halpher Luiggi, disse que a duplicação do trecho capixaba da rodovia será feita em três fases.

A primeira é dos 51,2 km, de Viana a Victor Hugo. A segunda fase é a dos 3,7 km, no trecho entre a Polícia Rodoviária Federal até Viana. A terceira fase englobará o trecho do km 71 até a divisa com Minas Gerais. Este trecho, segundo Luiggi, estará concluído até 2015.

Todo o trecho que será duplicado pelo Dnit, garantiu o superintendente, estará com as obras concluídas no mesmo prazo das obras que serão feitas pela concessionária. "O cronograma é para estar com todo o trecho duplicado até o quinto ano da concessão", destacou.



Fonte: A Gazeta

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