segunda-feira, 11 de março de 2013

Melhor café arábica das montanhas capixabas é de Brejetuba




O cafeicultor Joselino Meneguete foi o grande campeão do Prêmio de Qualidade dos Cafés Arábica das Montanhas Capixabas, realizado no último sábado (09), em Venda Nova do Imigrante. O produtor de Brejetuba alcançou uma média de 93,2 pontos na soma das notas, composta pela avaliação socioambiental da propriedade e avaliação sensorial do café. Como prêmios, Joselino ganhou R$ 10 mil reais mais uma moto.

Dos 32 finalistas, os 10 melhores foram premiados. Entre os municípios Marechal Floriano teve quatro produtores premiados (terceiro, quarto, sexto e segundo colocados), seguido de Brejetuba (primeiro e sétimo colocados) e Dores do Rio Preto (oitavo e décimo colocados) com dois, e Castelo (quinto colocado) e Afonso Cláudio (nono lugar) com um.

A festa de premiação foi realizada no último sábado, no Clube Recreativo Venda Nova, e contou com a presença de várias autoridades, entre elas o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o secretário estadual de Agricultura, Ênio Bergoli, o presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural- Incaper, Evair Vieira de Melo, os deputados federais Camilo Cola, Lelo Coimbra e Paulo Foletto, o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, além de outras autoridades dos municípios finalistas.

O concurso é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura- Seag, do Incaper, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo- Bandes, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo- Sebrae/ES, da OCB/Sescoop-ES, com coordenação da Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo- Pronova.

O Prêmio

O Prêmio tem por objetivo identificar e premiar os melhores produtores de cafés da variedade arábica produzidos de forma sustentável nas Montanhas do Espírito Santo e incentivá-los na busca constante da melhoria da qualidade. Os 32 finalistas foram escolhidos entre mais de 500 amostras, oriundas de 300 propriedades de 15 municípios da região.

As provas dos cafés para a seleção dos finalistas foram realizadas na Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santos- Pronova, em Venda Nova do Imigrante (ES), em parceria com as empresas Bourbon Speciality Coffees (membro da Associação Americana de Cafés Especiais) e Atlântica Exportação e Importação Ltda (exportadora), ambas de Minas Gerais.

A nota final dos cafés ganhadores é composta por 80% em relação à avaliação sensorial, ou seja, à qualidade do café, e 20% da avaliação socioambiental da propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.