R7
O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, completa neste sábado (21) 60 dias na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa em um momento no qual suas perspectivas de volta ao cargo se tornam mais improváveis a cada dia.
Zelaya, que foi deposto em 28 de junho e enviado por militares à Costa Rica, chegou à representação brasileira em 21 de setembro em sua terceira tentativa de volta ao Brasil.
O retorno de Zelaya provocou uma série de protestos e cresceu a pressão sob o regime de fato comandado por Roberto Micheletti para que o presidente fosse restituído ao cargo.
No entanto, Micheletti ignorou a pressão e ainda conduziu o país com mais firmeza, decretando um estado de sítio em Honduras, que depois foi relaxado.
O panorama começou a mudar quando, no final de outubro, já a cerca de 30 dias das eleições presidenciais no país, o enviado pelos Estados Unidos, Thomas Shannon, conseguiu costurar um acordo que previa que o Legislativo do país determinasse sobre a volta de Zelaya ao cargo.
A decisão foi comemorada pela Organização dos Estados Americanos, o Brasil, a França e muitos outros países, no entanto, logo após o acordo sinais de que o fim da crise política não estava selado começaram a aparecer.
sábado, 21 de novembro de 2009
Manuel Zelaya completa 60 dias na Embaixada do Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.