quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Neucimar promove "reforma política" e anuncia mudança em seis secretarias

O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), começa o ano oxigenando a equipe de governo. Nesta segunda-feira (22), ele anuncia oficialmente alterações no comando de seis secretarias: Educação, Saúde, Ação Social, Transporte, Defesa Social e Desenvolvimento Urbano. A reforma política, segundo ele, foi necessária por conta do calendário político - dois ex-secretários são pré-candidatos, e por conta da entrada de dois novos partidos na base de apoio: PT e PMDB. Por falar em eleições, Neucimar afirma que vai se movimentar dentro da agenda política, mas que a prioridade será a administração da cidade. Em entrevista exclusiva ao jornal online Folha Vitória ele falou sobre as especulações em torno da incompatibilidade entre o governador Paulo Hartung e o senador Magno Malta, dois aliados dele; e ainda sobre o polêmico projeto de cura da homossexualidade, que voltou à tona pelo Twitter.

Confira a entrevista na íntegra:


Folha Vitória - A administração do senhor à frente da prefeitura entrou no segundo ano e normalmente os e-mails de moradores que recebemos contemplam as mesmas questões. Em especial os alagamentos e problemas de infra-estrutura como falta de calçamento e urbanização. Porque esses problemas não foram resolvidos?


Neucimar Fraga - Vila Velha tem vários problemas. Um deles é a falta de planejamento urbano. A cidade teve vários bairros que nasceram de ocupação urbana desordenada, de loteamento irregular, de invasão. Isso trouxe vários transtornos para a cidade. Temos dificuldade de reassentar algumas pessoas que moram em vias públicas, em cima de canais ou em áreas de risco. As áreas mais centralizadas da cidade também tiveram valorização muito grande e isso dificulta a desapropriação. Outro problema é sanitário. Temos apenas 14% de esgoto tratado. E somos a única cidade do Espírito Santo que é cortada por cinco rios. Isso tudo junto acaba contribuindo com os alagamentos. Além das águas as chuvas de Vila Velha, temos as águas das chuvas das montanhas que tem que passar por Vila Velha para chegarem ao mar. É um desafio muito grande. Temos muitas ruas sem pavimentação, quilômetros de canais não dragados... Estamos fazendo projetos para executar muitos desses serviços.
Quando temos recursos, estamos executando. Quando não temos recursos, estamos planejando para executar no futuro. Mas pode ter certeza que estamos trabalhando. Queremos entregar a cidade com ruas pavimentadas, canais dragados e com o problema de alagamento reduzido. Não podemos dizer que vamos acabar com os alagamentos. Temos que ser realistas. Nem São Paulo, a cidade mais rica do Brasil, conseguiu acabar com alagamentos. Conhecemos os nossos limites e nossas dificuldades. A Cesan pretende executar 40% das obras de esgoto até o final de 2010. Nós estamos iniciando agora a urbanização do Rio Aribiri, estamos tirando 240 famílias de cima do canal, vamos fazer a limpeza do canal do Guaranhuns, Aribiri e Cobilândia e temos o projeto executivo da urbanização do Canal de Guaranhuns, e do Canal da Costa, que a Vale vai nos entregar agora, em uma parceria. Com eles vamos atrás de recursos do Governo Federal e Estadual para executar as obras. Ainda vamos pavimentar todas as ruas do bairro Alvorada e de toda região da Grande Cobilândia, incluindo Rio Marinho, Marilândia, Nova América e Vale Encantado. Serão 72 ruas, no total. Queremos entregar essas obras até o final deste ano. Nós temos outras ações importantes. Vamos construir mais de 2 mil unidades do programa Minha Casa Minha Vida. Temos 649 que vamos dar ordem de serviço agora 1.400 só aguardando aprovação. E isso deve acontecer nos próximos 20 dias. Vamos ser a primeira cidade do Espírito Santo a ter um conjunto com esse volume de unidades.


E hoje me reuni com o vice-governador e identificamos uma área para a instalação do Hospital Geral de Vila Velha, em Vale Encantado. Vamos doar uma área para o governo. É um sonho antigo de Vila Velha. Semana passada eu visitei a área com o secretário de Saúde, Anselmo Tozi. E fizemos hoje o acordo final. É uma área de 60 mil metros quadrados. O governo pretende construir uma unidade com 250 leitos. E o governo já pretende contratar o projeto executivo.


Folha Vitória - Desde a posse do senhor o governo estadual tem investido cada vez mais em Vila Velha. O senhor acredita que antes havia má vontade dos dois lados - da antiga administração e também do governo?


Neucimar Fraga - Eu pelo que eu pude testemunhar da presença do Governo do Estado em Vila Velha é que o governo sempre sinalizou com boa vontade para ajudar Vila Velha. Mas tivemos casos específicos aqui onde interesses pessoais se sobrepuseram ao interesse coletivo da cidade. Por exemplo, a ordem de serviço da Rodovia Darly Santos. Foi uma dificuldade para o governo conseguir licença para essa ordem de serviço. No evento de lançamento da ordem, muita gente se lembra, não tinha ninguém na municipalidade participando. Eles boicotaram. O ambiente que foi criado na cidade era hostil ao Governo do Estado. E isso dificultava as obras na cidade.


Outro exemplo é a obra do canal Bigossi. Foi muito difícil conseguir licença. Agora, o governo encontrou parcerias em nós. Nós reconhecemos que a prefeitura precisa de apoio do Governo do Estado. E o Governo do Estado tem encontrado um município tecnicamente organizado e capaz de dar aporte aos convênios e parcerias. E isso tem facilitado. O governo tem sido nosso parceiro e é uma pena que Vila Velha tenha perdido tanto tempo.


Folha Vitória - Ainda falando em investimentos, nós vivemos um ano de crise econômica que atingiu com força os orçamentos, especialmente, das cidades costeiras, que dependem do comércio exterior. Como Vila Velha foi atingida?


Neucimar Fraga - Nós tivemos uma queda de receita significativa em 2009. Principalmente por conta da queda nos repasses provenientes do Governo Estadual e do Governo Federal. As receitas próprias nós conseguimos manter no mesmo ritmo, mas não aquelas provenientes de fundos. O déficit em relação ao que estava previsto para Orçamento no ano passado foi de 25%. Nós tivemos que reduzir contratos, alguns em 20% e outros em 30%. Fomos chamando os fornecedores e negociando. Ainda diminuímos os ritmos de obras e prorrogamos para o início de 2010 algumas ações previstas para o segundo semestre. Nós conseguimos fechar o ano de 2009 com a receita mais ou menos equilibrada.



Folha Vitória - E para este início de ano, também será necessária economia?


Neucimar Fraga - Temos alguns compromissos que nós prorrogamos para esse início do ano, que geraram novas despesas. Alguns serviços sofreram corte grande e não conseguimos manter [os cortes] por se tratarem de serviços essenciais, como a contratação de profissionais de saúde e de educação ou a abrangência do serviço de coleta de lixo. Não podemos segurar muito [verba] disso. Então, estamos restabelecendo aos poucos. O primeiro trimestre deve vir acompanhando de reflexos de 2009. Não há sinais concretos que o orçamento vai melhorar. Vamos continuar no trimestre com pé no freio. Vamos esperar a arrecadação para fazermos uma média e podermos programar o restante do ano. Enquanto isso, essa economia dará reflexos em algumas secretarias com serviços de promoção, como a de Cultura e Esportes, e em alguns programas novos que vamos ser forçados e deixar para o mês de maio. Algumas obras que tínhamos interesse em começar agora estamos programando para o segundo semestre.


Folha Vitória - No ano passado, o senhor realizou uma viagem à China para buscar novos investimentos. Pretende repetir a experiência neste ano?


Neucimar Fraga - Por enquanto, não temos nenhuma viagem a outro país programada. Vamos receber em maio comitiva de chineses. E isso é reflexo dessa viagem que fizemos ano passado. Mas em Vila Velha temos tarefa muito difícil de executar. Ao mesmo tempo em que temos necessidade de atrair investimentos, temos poucas áreas disponíveis. As que existem são de duas ou três famílias. É preciso despertar nessas pessoas a necessidade que Vila Velha tem de desenvolvimento. Além disso, as empresas não encontram salas ou galpões logísticos para armazenamento. Estamos identificando áreas para identificar áreas privilegiadas para ver se outros proprietários as colocam a serviço do desenvolvimento. E estamos trabalhando com as construtoras, incentivando a construção de salas comerciais na cidade.


Folha Vitória - O senhor acredita, então, que antes de buscar novos investimentos, é preciso concluir esse dever de casa?


Neucimar Fraga - Nós já estamos trabalhando todas essas vertentes. Estamos trabalhando na identificação dessas áreas, na criação de infra-estrutura nessas regiões para que elas se tornem viárias, trabalhando com o incentivo na construção de prédios, condomínios de galpões logísticos e ao mesmo tempo passamos essa ideia para o setor produtivo.


Folha Vitória - Os chineses chegam a Vitória com algum projeto já a ser apresentado?


Neucimar Fraga - Eles deixaram claro que tem interesse em investir no Brasil, especialmente as duas principais indústrias de eletroeletrônico e duas montadoras de veículos. E Vila Velha, pela posição geográfica e potencial que tem, pode ser contemplada com esses investimentos, caso eles decidam participar do mercado brasileiro. E Vila Velha tem um diferencial por ser uma cidade irmã, nós assinamos esse protocolo de irmandade quando estivemos no China. Quanto as viagens para atrair investimentos, vamos agora no mês de março a três grandes pólos econômicos do Brasil. Eles ficam localizados na Bahia, no Rio e em São Paulo. Queremos conhecer quais os projetos que deram certo e que podemos trazer para Vila Velha. São pólos de sucesso do Brasil e que nós vamos visitar, acompanhados por uma comitiva de empresários da construção civil.


Folha Vitória - Agora falando um pouco de política. O senhor anuncia oficialmente hoje mudanças no secretariado da prefeitura? Já nos pode adiantar alguma coisa?


Neucimar Fraga - As pastas que sofrerão mudanças são Educação, Saúde, Ação Social, Transporte, Defesa Social e Desenvolvimento Urbano. Na verdade nós temos em março um mês de etapa final do calendário político e temos dois secretários pré-candidatos: Ledir Porto a deputado federal e Reginaldo Loureiro a deputado estadual. Com a saída dos dois já teríamos necessidade de fazer mudança na equipe. Outras motivações técnicas nos levaram a fazer mexidas nas pastas. E, por fim, temos também dois partidos, o PMDB e o PT, que entram no governo, então, vamos fazer uma reforma política administrativa. Esse é um ano curto, em que temos eleições e ainda Copa do Mundo. E temos que ter uma equipe afinada, com gás novo. Algumas pessoas que começaram o governo conosco e enfrentaram os problemas de início de governo serão mantidas. Eles já aprenderam que administrar é muito mais do que ocupar um cargo de chefia.



Folha Vitória - Como o senhor mesmo lembrou, esse é um ano eleitoral. O senhor pretende se dedicar a alguma campanha em específico? Talvez a do senador Magno Malta?


Neucimar Fraga - Minha tarefa maior é governar Vila Velha. Nós temos muitas tarefas a serem executadas no ano de 2010. Vila Velha precisa de atenção especial, mas dificilmente um ator político fica fora de um processo eleitoral. Como prefeito, continuo administrando a cidade e sou presidente partidário, então vou me movimentar dentro do calendário político, em articulações e conversas. Estamos empenhados na eleição de Ricardo Ferraço ao Governo do Estado e de Magno Malta e Paulo Hartung ao Senado. Claro, além do fortalecimento das nossas chapas de deputados estaduais e federais.


Folha Vitória - Muitos analistas vêem articulações do governo Paulo Hartung com o intuito de isolar a candidatura de Magno Malta, que seria o principal concorrente dele ao Senado. O senhor, que tem um bom relacionamento com ambos, como analisa essas especulações?


Neucimar Fraga - Magno Malta e Paulo Hartung são dois artilheiros. São dois campeões. Dificilmente duas estrelas gostam de estar uma perto da outra, fazendo uma analogia com um time de futebol. Mas a gente tem que saber lidar com a capacidade de cada um de chegar ao eleitorado. O que o governador Paulo Hartung fez pelo Estado faz dele mais do que merecedor dessa vaga. Assim como o trabalho do senador Magno Malta à frente da CPI da Pedofilia faz dele um concorrente forte para ocupar uma vaga no Senado. Como temos direito a duas vagas e cada eleitor vota duas vezes, eu acredito que vai se confirmar nas urnas o que a gente já ouve nas ruas. Sobre o nome do governador para uma vaga e de Magno Malta para outra vaga. Agora, eu nunca ouvi da boca do governador nada sobre essas especulações. Ele sempre deixa claro que a partir de abril o governador em exercício é o Ricardo Ferraço, que disputará como candidato a reeleição, e que o processo político será comandado por ele. E nós vamos ajudar o governador na corrida pelo Senado.


Acho que as especulações podem ser fruto do próprio mercado político, que precisa desse tipo de coisa para sobreviver.



Folha Vitória - O senhor é um dos políticos mais twitteiros do Estado. Como o senhor vê esse tipo de mecanismo para uso político? Ele pode ser utilizado como uma arma nas eleições?


Neucimar Fraga - Todo veículo de comunicação é uma arma. O Twitter é um dos meios de comunicação mais modernos. Ele facilita a relação com os seguidores e a gente tem procurado manter um nível de relação de respeito para quem usa arma de forma responsável. Eu uso para responder perguntas, divulgar ações, emitir opiniões... Hoje eu tenho uma rede de mais de 900 seguidores. E com 95% deles mantenho uma linha de comunicação direta e de respeito. Mas temos uma meia dúzia de pessoas que se escondem por trás de alguns nomes para disseminar opiniões de forma mais agressiva.


Folha Vitória - Falando então de assuntos mais agressivos, o senhor acompanhou a polêmica criada pela republicação de informações sobre o projeto de lei do senhor que pregava a cura de homossexuais?


Neucimar Fraga - Acompanhei e fiquei surpreso pelo fato de muitas pessoas acharem que aquilo era fato novo. Tentaram desenterrar um defunto. Esse fato já foi usado inclusive em campanhas eleitorais. Mas quem me conhece sabe que eu respeito todo ser humano. Mas não tenho medo de me posicionar sobre assuntos polêmicos.


Folha Vitória - Então o senhor falaria se mantém hoje a mesma opinião sobre o tema?


Neucimar Fraga - O cargo que eu ocupo hoje não me permite tratar desse assunto. Não tenho nada a respeito disso no município. Mas quem me conhece sabe do meu respeito pelas pessoas. Todas as pessoas. E sempre recebi bem as críticas e brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.