domingo, 29 de maio de 2011

Operação policial no município de Fundão prende vereadores e secretários da prefeitura

Pelo menos doze pessoas foram presas. A operação visa desmantelar um esquema nas licitações e fraudes em várias secretarias de Fundão


A administração municipal de Fundão é alvo de uma operação do Ministério Público do Espírito Santo e da Polícia Civil desde a madrugada desta sexta-feira (27). Doze pessoas foram presas, entre empresários, secretários da prefeitura e vereadores da cidade localizada ao norte de Vitória.

A operação combate um esquema nas licitações e fraudes em várias secretarias de Fundão. Somente em royalties de petróleo, a que a cidade de Fundão tem direito a receber, o desvio chegava a R$900 mil por mês.

Os detidos na operação

Foram detidos o secretário de Saúde, Saulo Falchetto; o secretário de Educação, Uéliton Luiz Tonini; o secretário de Administração, Gleidson Demuner Patuzzo; o sub-secretário de Administração, Antônio Augusto Cole; o diretor de transporte escolar de Fundão, João Magno Graziotti; o secretário de Obras, Carlos Emídio Rodrigues Gomes; o secretário de Turismo, Milton dos Santos Filho; o vereador Ailson Abreu Ramos (PSC); o vereador Eloísio Rodrigues Fraga (PRB); a controladora do município de Fundão, Maria Aparecida Carreta; e os empresários Jovani Luís Nascimento Fraga e Ary Bartolomeu Pereira Junior.

Todos os detidos começaram a ser transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CPD) de Aracruz por volta de 10h15. A controladora Maria Aparecida Carreta já foi encaminhada para o Presídio Feminino de Tucum, em Cariacica.

Durante a transferência, a polícia teve que isolar a delegacia da cidade para que os envolvidos não tivessem contato com a população. Moradores da cidade que estavam no local gritavam palavras de ordem e aplaudiam a ação policial enquanto os detidos entravam nas viaturas.

A investigação


A operação do Ministério Público Estadual e da Polícia tem como base uma investigação iniciada há pelo menos dois meses pelo Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc). A coordenação é do promotor da cidade vizinha de Ibiraçu, Fábio Halmosy Ribeiro.

Interceptações telefônicas que embasam a investigação policial apontem que um secretário municipal de Fundão negociava pagamentos e compras de medicamentos com empresários. A partir dai foi descoberto um esquema que agia nas licitações da cidade com fraudes em várias secretarias. Em troca estaria o apoio que o grupo recebeu nas últimas eleições municipais.
O delegado Danilo Bahiense, superintendente de Polícia do Interior, declarou que é lamentável que os recursos desviados da Prefeitura de Fundão não tenham chegado à população. Ele também descartou que o prefeito Marcos Moraes estivesse entre os detidos. "As investigações continuam com ajuda do Ministério Público. Inclusive, os delegados vão ao Ministério Público de Ibiraçu para acompanhar os depoimentos".

Operação na madrugada


A movimentação policial em Fundão começou por volta de 4h desta sexta-feira (27), com a participação de pelo menos 115 policiais. Eles vieram do 5º Batalhão da Polícia Militar, da Superintendência de Polícia do Interior, do Grupo de Apoio aos Promotores, e também há participação de sete delegados.

Eles cumpriram 24 mandados de busca e apreensão e 12 mandos de prisão, em Fundão.

O promotor de Ibiraçu, Fábio Halmosy Ribeiro, informou que ainda hoje vai entrar com uma ação de improbidade administrativa contra a Prefeitura de Fundão e o prefeito Marcos Fernando Moraes. (Com informações de Eduardo Fachetti e Nuno Moraes)

Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.