quarta-feira, 15 de junho de 2011

No sul do Estado. DEM deve sair da eleição de 2012 menor que atualmente

O DEM deixou as eleições de 2008 com cinco prefeitos eleitos no sul do Estado, mas vai para o pleito do ano que vem com apenas três, mesmo assim com poucas chances de manter o número atual ou mesmo aumentar de tamanho. José Luiz Torres Lopes, que governa Atílio Vivacqua, está inelegível e não poderá concorrer à reeleição, enquanto Norma Ayub, de Itapemirim, estará fora do páreo por estar no seu segundo mandato.


O revés por que passa DEM na região sul do Estado é um pouco do reflexo da crise que o partido enfrenta em sua cúpula nacional, com defecções de lideranças em diversas partes do País. O purgatório da sigla culminou com a saída do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que está em processo de fundação do PSD, atraindo políticos no Brasil inteiro.

No sul do Estado, a situação mais emblemática para o DEM está no município de Itapemirim, onde a prefeita Norma Ayub faz uma gestão bem avaliada pelo eleitorado, mas que não deve eleger sequer seu sucessor. Mulher do influente deputado estadual Theodorico Ferraço, as informações dão conta de que ela ainda não definiu o nome de quem vai apoiar na eleição do ano que vem.

Um dos maiores adversários de Norma, em Itapemirim, é o ex-prefeito Alcino Cardoso (PDT), apontado até agora como favorito à sucessão municipal. Para impedir a ascensão da oposição na prefeitura local, chegou a ser cogitado o lançamento da candidatura de Theodorico Ferraço, mas alguns analistas apontam a inviabilidade dessa alternativa pelo fato de ele ser marido da prefeita e ter seu domicilio eleitoral em Cachoeiro de Itapemirim, onde vem sendo apontado como sério concorrente ao posto ocupado pelo prefeito Carlos Casteglione (PT).

Em Iuna, a prefeitura encontra-se em mãos do experiente político José Ramos, um dos principais quadros do DEM no Espírito Santo. Ele vai concorrer à reeleição, mas terá como adversários seu antecessor no cargo, Rogério Cruz (PRP), e Renato Rios (PV). De acordo com o presidente da Câmara Municipal local, Jonildo de Castro Muzi (PR), a gestão de Ramos vem sendo considerada bem abaixo da expectativa popular, o que deve gerar alguma dificuldade para que seu partido continue no poder.

Outro município dominado pelo DEM é o pacato Brejetuba, que tem à frente da prefeitura Itamir Charpinel. Observadores políticos locais afirmam que a sucessão municipal sempre é marcada com disputa acirrada entre os concorrentes, mas a principal ameaça a Charpinel é atribuída ao ex-prefeito João Lourenço (PT).

No pacato município de Irupi, no parque do Caparaó, o atual prefeito, Gerselei Storck – que está no segundo mandato e não poderá concorrer ao próximo pleito –, deve entregar a prefeitura nas mãos da tabeliã Maria Conceição Leal (PMDB), apontada como favorita na disputa.

Em Atílio Vivacqua, José Luiz Torres Lopes (DEM) estará fora da corrida eleitoral do ano que vem. O Tribunal de Contas do Estado deu parecer contrário nas contas da prefeitura, referentes ao exercício de 2009, e a Câmara Municipal decidiu pela rejeição.

Embora no primeiro mandato, José Luiz Torres não poderá concorrer à reeleição, de acordo com o presidente da Câmara Municipal local, Cláudio Bernardo Batista (DEM), que se lançou pré-candidato a prefeito. Outro que também vendo sendo apontado na disputa pela prefeitura é o atual vice-prefeito, Ernandes Antônio Bettencourt Santos (PV).

Fonte: Seculo Diário

2 comentários:

  1. ta por fora das eleições de irupi em amigo.. conceição ganhou pra vice com Lelei, entrou contra e perdeu.. o sucessor do Lelei já está mto bem cotado por aki.. Conceição tem alguma chance nas eleições 2016, por enquanto está assim por aki em pesquisas particulares não divulgadas pelo partido.. a verdade é: qm ta mais cotada do partido adversario é ela, mas acho q ela não vai kerer mais uma derrota no curriculo e atrapalha-la em 2016, onde tb Lelei podera retornar a mais uma eleição.

    ResponderExcluir
  2. Quero NORMA AYUB na proxima eleição em 2016...Não quero a turma de alcino cardoso dominando em itapemirim por muito tempo...

    ResponderExcluir

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.