quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ELEIÇÃO ANTECIPADA PARA MESA DIRETORA DE CAMARA MUNICIPAL É ANULADA

"Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros."
É com essa frase de Augusto Cury, que eu quero parafrasear e classificar o que querem fazer em Brejetuba.
Eleição é um direito adquirido por todos os Brasileiros e muitas pessoas que lutaram para que a democracia existisse foram presas e algumas até mortas pelo direito de liberdade de expressão e voto. Graças a Deus hoje podemos nos expressar livremente, porque um dia alguém teve a coragem de lutar contra um regime opressor que não ouvia o povo e só ditava as regras.
Portanto, respeito todos os tipos de opinião e quero ressalvar que este canal está aberto para se expressar qualquer forma de idéia, eu particularmente, considero o fato de se adiantar uma eleição da mesa diretora da câmara municipal, como um golpe na democracia, principalmente pelo fato de que todos sabem que existe vereador com problemas de saúde, portanto impedido de participar da eleição, com um a menos fica fácil de ganhar a eleição, a quem quer que sejam os interessados, na verdade um a menos significa uma eleição sem disputa, pois não ha possibilidade nem de se formar duas chapas.
Como na frase acima, vamos ser sábios a prender com os erros dos outros.
Vereadores de Brejetuba os senhores já não acham que votaram coisas erradas demais? Votam e desvotam projetos inconstitucionais e tem coragem de dizer que pela prerrogativa acham que são constitucionais, mesmo com pareceres contrários assinados por advogados que entendem da matéria, tudo bem, que os senhores ainda têm 2 anos e meio de mandato, mas o tempo passa rápido e as urnas são traiçoeiras.
Quero lembrar que a população de Brejetuba merece mais respeito, vamos fazer as coisas certas, ao menos tentar aprender com erros alheios, então, vejam o que aconteceu na cidade de Nazaré da Mata-RE e em muitos outros lugares sobre eleição antecipada.
Eleição anulada na Câmara de Nazaré Pressão popular e do promotor fizeram vereadores admitirem ato ilegal JAIRO LIMA Enviado especial NAZARÉ DA MATA - A Câmara Municipal de Nazaré da Mata (a 71 quilômetros do Recife), aprovou a emenda 01/2010, ontem, anulando a reeleição antecipada da Mesa Diretora para o biênio 2011/12. A manobra realizada em 29 de junho de 2009, mudou a Lei Orgânica municipal e permitiu que os vereadores, à época com apenas cinco meses de mandato, antecipassem a reeleição da Mesa Diretora, dando direito a ficarem nos cargos por dois biênios seguidos. Depois de pressão popular e a intervenção do promotor de Justiça da cidade, Paulo Henrique Figueiredo, que entrou com uma Ação Civil Pública pedindo a anulação da eleição da Mesa, o Legislativo antecipou-se aos fatos e realizou na tarde de ontem uma sessão tensa. A nova eleição ficou para o próximo ano, como determina a Constituição Federal. Com as galerias completamente tomadas por populares, que já ocupavam, inclusive, o pátio externo da Casa Joaquim Nabuco, o presidente Severino Joaquim da Silva (PSDB), o Irmão Ia, abriu a sessão ordinária debaixo de muito barulho. Logo, Irmão Ia repreendeu a manifestação dos populares, exigindo comportamento “civilizado” dos mesmos sob pena de serem retirados por policiais militares. O presidente repetiu o mesmo gesto por mais três vezes, mas não conseguiu conter plenamente o ânimo da platéia. Ao fazer a leitura da emenda, o tucano justificou que foi eleito e reeleito para a presidência pelos seus pares, que, mesmo votando ou não votando nele, teriam recebido benéficies do presidente. “Quem votou em mim ganhou, mas quem não votou também ganhou uma coisinha”, disse Irmão Ia. As galerias vieram a baixo em tom de ironia, quando se ouvia: “Eu quero uma coisinha”. Os oito vereadores restantes, que haviam se manifestado por diversas vezes reconhecendo o “equívoco”, reclamaram na mesma hora do que haveria de ser “a coisinha”. “O que recebemos aqui foi apenas um assessor”, disse o vereador Alexandre Abdon, aliás, este o único a não assinar a modificação da Lei Orgânica. A vereadora Maristela Maribel (PSB) afirmou ter sido ludibriada pelos seus pares, mas não chegou a comparecer à votação que aprovou a matéria. Já o vereador Rostand Cysneiro (PMDB) tentou eufemizar “a coisinha”, lembrando da pouca escolaridade do presidente da Casa, que teria cometido um ato falho ao se expressar. O segundo-secretário, vereador José Pedro (PT), renunciou ao seu posto da Mesa Diretora. Severino Joaquim chegou anunciar que também entregaria a presidência, mas voltou atrás. Fonte: Folhape
Agora, cabe aos senhores fazerem uma pesquisa e pensarem no que é melhor para o município e lembrar, que 2012 está logo atrás da porta.

Um comentário:

  1. Este tipo de informação é importante, pois precisamos saber o que acontece na nossa camara muncipal.

    ResponderExcluir

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.