sexta-feira, 30 de março de 2012

Trabalhador terá que fazer curso para receber seguro-desemprego a partir de segunda-feira




A semana começa com novidades para quem precisar receber o seguro-desemprego. A partir desta segunda-feira (2), os trabalhadores fora do mercado de trabalho terão que realizar curso profissionalizante para dar entrada no benefício. Segundo o Ministério do Trabalho (MTE), o curso será de 160 horas e será oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
As aulas serão ofertadas nas escolas do Sesi, Senai, Sesc e Senac, além dos estabelecimentos da rede pública. Serão cursos de formação inicial e continuada para capacitar os favorecidos do seguro-desemprego que sejam reincidentes no benefício.
Entre as profissões que já maior número de reincidentes, estão as de cargos de vendedor no varejo (7%), seguido de auxiliar na construção civil (5%), motorista de caminhão (4%) e auxiliar de escritório (4%).

Para financiar o programa serão usados recursos do orçamento do MEC (Ministério da Educação), do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), do Sistema S e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, no acumulado dos últimos cinco anos, 2,8 milhões de pessoas pediram mais de uma vez o seguro-desemprego, sendo que a maioria delas tem formação escolar insuficiente. A meta é oferecer aproximadamente 500 mil cursos para os cerca de 750 mil trabalhadores que reincidem no pedido do seguro-desemprego todos os anos.

2 comentários:

  1. ta horrível ja tentou ver esse blog num smartphone.pra ficar ruim tem que melhorar muuuuuiiiito.

    ResponderExcluir
  2. O brasileiro é mesmo muito malandro. Sabe contar o tempo de ficar em uma empresa para ter direito ao seguro desemprego. E como tirar férias prolongadas às custas de quem está trabalhando. Sabe quem paga o seguro desemprego? É quem está trabalhando para o malandro tirar "férias" de 5 meses. Tem aquele que trabalha em uma empresa durante um ano e pouco mais, cumpre o tempo exigido para o seguro desemprego, e depois começa a fazer "corpo mole" para ser mandado embora para ter o seguro desemprego. É preciso que seja criado regra para ter direito ao seguro desemprego. TEM QUE TRABALHAR. Afinal quem paga todos os benefícios de quem não está trabalhando é aquele que "rala" o dia inteiro porque não tem como reclamar dos descontos no contracheque.
    Vivecananda Souza Firme

    ResponderExcluir

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.