domingo, 20 de março de 2011

Nove municípios capixabas não têm circulação do mosquito da dengue

BREJETUBA É UM DELES

Diante de várias notícias de pessoas que foram contaminadas e até morreram vítimas da dengue, nove municípios capixabas podem comemorar o fato de não terem circulação do mosquito.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a dengue não circula em Águia Branca, Alto Rio Novo, Brejetuba, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindemberg, Ibitirama, Muniz Freire e Vargem Alta.

Entre o dia 02 de janeiro e 16 de março, foram registradas 12.159 notificações de dengue no Estado. Deste número, 511 são suspeitas da forma grave da doença (dengue com complicação e dengue hemorrágica), incluindo dois óbitos confirmados e dois em investigação.

Municípios com maior incidência

Os municípios capixabas com maior incidência são Apiacá, Barra de São Francisco, Pinheiros, Bom Jesus do Norte e Colatina. A incidência calcula a quantidade de casos de uma doença em relação ao número de habitantes. Para o cálculo da incidência, divide-se o número de notificações pelo quantitativo populacional do município e multiplica-se este valor por 100 mil.

O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes).

Como se prevenir:

* Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
* Tirar água dos vasos de plantas;
* Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
* Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
* Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
* Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.