quinta-feira, 17 de março de 2011

PMDB lidera o ranking de candidaturas no sul com disputa por 18 prefeituras

Levantamento feito em 24 municípios do sul do Estado mostra que o PMDB deverá liderar o ranking de candidaturas que irão disputar as prefeituras da região no pleito do ano que vem. O partido deve estar presente, com cabeças de chapa, em 18 das localidades, seguido do PSB, com oito, e do PSDB, com sete.

Nada menos que 15 partidos políticos deverão participar da corrida eleitoral em busca das prefeituras da região, para onde já estão voltadas as atenções das principais lideranças políticas do Estado. O senador Ricardo Ferraço (PMDB) já manifestou interesse em fortalecer a legenda no maior número possível de municípios, enquanto que o presidente da sigla, deputado federal Lelo Coimbra, dá passos nessa mesma direção.

Em Cachoeiro de Itapemirim, maior colégio eleitoral da região, com mais de 110 mil votantes, é onde o PMDB encontra maior dificuldade para tentar retomar a prefeitura, ocupada pela primeira vez, em 2008, pelo PT, com o atual prefeito, Carlos Casteglione. Os peemedebistas já governaram o município por três mandatos, mas agora faltam lideranças políticas à legenda a fim de disputar, em condições de igualdade, com Casteglione e seu principal rival, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM).

O PT tem a maior bancada federal no País e detém pelo terceiro mandato à presidência da Republica, com Dilma Rousseff. Porém, o partido deverá estar presente na disputa apenas em quatro municípios, incluindo sua manutenção na de Cachoeiro de Itapemirim. Em Castelo, onde o petista
Cleone Gomes do Nascimento governa no segundo mandato, a legenda deve ter papel secundário nas eleições do ano que vem, já que até agora não apresentou uma liderança com densidade política suficiente para entrar na disputa pela prefeitura.

O PSDB, maior força política de oposição em nível nacional, deverá participar da corrida eleitoral do ano que vem em apenas sete dos municípios. Já o PSB, liderado pelo governador Renato Casagrande, vai mostrar sua musculatura em oito localidades sulinas.

O DEM, que tem sua maior expressão política no deputado Theodorico Ferraço, deve concorrer na disputa por seis prefeituras, sendo a de Cachoeiro de Itapemirim a principal delas e onde o parlamentar é apontado como favorito. Já o PR do senador Magno Malta tem pré-candidatos em quatro municípios, enquanto o PDT do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, apresenta seis nomes na disputa pelas prefeituras.

Embora 15 partidos já tenham anunciado seus pré-candidatos às prefeituras da região, vários deles começam a se dedicar a costuras políticas, visando a composições em busca de maior força eleitoral, Algumas das siglas deverão renunciar à disputa por prefeituras em troca de lugares nas câmaras municipais ou de espaços nas chapas majoritárias, como candidatos a vice-prefeitos.

Além dos partidos já citados, concorrem no ranking de candidaturas às prefeituras o PTB e o PV, com cinco nomes cada; o PPS, PSC e PRP, com três cada, e o PMN e PT do B, com um cada.

Fonte: Seculo Diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.