quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Procurador da República quer anulação do Enem


HEMERSON COSTA

Rádio CBN Vitória (93,5 FM)
Atualizada às 13h07

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está novamente no centro das atenções. Mais uma vez a segurança do exame é questionada. O procurador da República, Oscar Costa Filho, do Ceará, aciona nesta quarta-feira (26) o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) para que o exame nacional seja anulado. Pelo menos 13 questões teriam vazado durante uma aula de revisão em uma escola particular de Fortaleza, um dia antes da prova.

"Não é coincidência. O vazamento que ocorreu tinha 13 questões que foram aplicadas no exame. E há provas", revelou. O procurador citou, um por um, os itens que teriam vazado. De acordo com o ele, as questões que vazaram foram aplicadas no caderno amarelo nos dias. As questões do primeiro dia foram 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, no segundo dia 113, 180, 141, 173 e 154.

Oscar Costa Filho espera que o Inep possa colaborar com o processo e anule o Enem 2011. Caso o Inep se recuse a anular o exame, o procurador recorrerá à Justiça. O prazo para órgão se manifestar é de cinco dias.

A notícia do vazamento das questões do Enem, em Fortaleza, foi destaque nas redes sociais nesta terça-feira (25). Fotos foram divulgadas no Facebook e no Twitter.

Refazendo o teste(Agência Estado)O Ministério da Educação acionou a Polícia Federal para investigar a suspeita. O MEC fez uma investigação e garantiu que não houve vazamento da prova. Com isso, a hipótese é de que o colégio tenha tido acesso a questões do pré-teste. No limite, dependendo dos resultados da PF, 639 alunos do Christus que prestaram o Enem podem ter a prova cancelada e serão obrigados a fazer novo exame nos dias 28 e 29 de novembro, quando o Enem é aplicado a presidiários e internos de unidades socioeducativas. Ainda segundo o MEC, o diretor da escola corre risco de prisão.Todas as questões do Enem são testadas previamente em um grupo reduzido de estudantes, para determinar o grau de dificuldade. O pré-teste foi aplicado no ano passado em diferentes Estados, inclusive no Ceará. O MEC monitora desde sábado o tráfego nas redes sociais e notou que havia atividade acima do normal em Fortaleza. Para o ministério, das 14 questões divulgadas no Facebook, 9 são idênticas às do Enem, 1 é "similar", e as outras 4 não se parecem com às da prova.O procurador Oscar Costa Filho, do MPF no Ceará, já tem em mãos uma cópia do simulado do Colégio Christus, e pretende pedir esclarecimentos ao MEC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.