quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pesquisa aponta que governador do Estado é melhor político do que gestor

Pesquisa realizada pela Rede Vitoria aponta Casagrande como bom político.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), é melhor avaliado como político do que como administrador. Esse é o resultado mostrado pela pesquisa realizada pelo Instituto FlexConsult e divulgada em parceira com a Rede Vitória. O levantamento foi feito entre os dias 30 de setembro e 8 de outubro com 1 mil entrevistados.


O estudo mostrou que a avaliação das características positivas do governador melhorou da pesquisa feita em junho, no entanto, a variação nos números está dentro da margem de erro, que é de 3,1% tanto para mais ou para menos.

Pelo levantamento, 84% dos entrevistados disseram que o governador tem articulação política para trazer recursos para o Estado. Em junho, o índice era de 81%. Já 81,4% disseram que Casagrande tem articulação política para continuar trazendo investimentos privados para o Espírito Santo contra 81,8% da pesquisa realizada em junho.

Outra característica como político que é bem avaliada pelos capixabas é a honestidade. 65,8% dos entrevistados disseram que o governador é honesto. Em junho o índice era de 58,6%. A inteligência de Casagrande é apontada por 83% dos entrevistados; simpatia 74,2%; modernidade 77% e democrático 70%. Apesar da boa avaliação nas características pessoais e políticas, o índice de satisfação dos capixabas ainda é bem menor quando são perguntados sobre as características de gestão do chefe do Executivo capixaba.


Segundo a pesquisa, menos da metade da população o considera ágil para administrar o Governo. O percentual é de 42,6% de satisfação contra 40,6% no período anterior. A pesquisa também quis saber se os capixabas acreditam que Casagrande cumpre o que promete.

Do total dos entrevistados, 53,8% disseram que sim; 57,4% disseram que ele trabalha muito e 21,4% disseram que ele respeita os mais pobres. Na pesquisa anterior, as respostas as mesmas respostas eram de 52,2%; 51,6% e 20,6%, respectivamente. A pesquisa foi realizada na Grande Vitória e nas regiões Noroeste, Litoral Norte, Central e Sul.

Para o cientista politico Fernando Pignaton, os números são reflexos do pensamento da população, que não via no governador um homem com grande experiência para admnistrar uma grande máquina. No entanto, Pignatou afirma que com o tempo no mandato o índice deve melhorar.

"A avaliação dele como homem público é excepcional, um político altamente aprovado. Mas o governador não vem de uma experiência admnistrativa de grande máquina. Ele está em um processo natural de domínio da gestão pública", disse.

Segundo o especialista, é importante destacar que a cobrança é maior porque os capixabas estavam acostumados a um governo com grandes índices de aprovação, feito pelo ex-governador Paulo Hartung. "Acredito que a medida em que ele vai dominando, a população vai aprovando sua gestão".

Para Pignaton, Casagrande também tem a seu favor o fato de não existir em seu governo o fato de não existir uma oposição organizada e ativa. "Isso facilita e lhe garante uma tranquilidade para esse período de transição".

Fonte: Folha Vitoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.