segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ProUni abre hoje inscrições para 2ª rodada de bolsas

A segunda etapa de inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) começa nesta segunda-feira (21) e vai até o dia 24 de fevereiro.

Essa rodada é uma nova chance para aqueles que não foram pré-selecionados na primeira oferta de bolsas e também para quem não chegou a fazer a inscrição no programa.

Cerca de 1.500 universidades, faculdades e centros universitários participam do programa. Desde a criação do ProUni até o primeiro semestre de 2010, 784 mil estudantes foram atendidos. Desse número, 70% receberam bolsas integrais, de 100% da mensalidade.

O programa dá desconto em instituições particulares de ensino superior - é possível obter 50% ou 100% de bolsa, dependendo da condição financeira do aluno e de outros critérios.

Quem pode concorrer

Podem se inscrever no processo seletivo os candidatos que não possuem diploma de nível superior e que tenham realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano, alcançando no mínimo 400 pontos na média das cinco notas da avaliação (ciências da natureza; ciências humanas; linguagens; redação e matemática).

Para aderir ao ProUni, é obrigatório informar o número de inscrição no Enem e o CPF (Cadastro de Pessoa Física). O sistema lembra bastante o site do Sisu, que serve para vagas disputadas em universidades federais.

O candidato que quiser uma bolsa integral deve ter renda de até R$ 810 (um salário e meio) por pessoa da família. Já o desconto parcial, de 50% da mensalidade, aceita estudantes com renda familiar de até R$ 1.620 (três salários mínimos).

Apenas candidatos que tiverem completado o ensino médio em escola pública podem disputar o programa. As exceções são os que estudaram em colégio particular com bolsa integral e os que fizeram uma parte em escola pública e outra parte como bolsistas.

Vestibulandos com algum tipo de deficiência e professores da rede pública também podem ingressar no ProUni. No caso dos docentes, eles podem disputar bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior. O critério de renda, no caso, não é considerado.

Como são dadas as bolsas

A seleção é feita de acordo com a pontuação no Enem. Quanto maior a nota, mais chances de obter o benefício. A escolha também se baseia nos cursos em disputa.

Os estudantes contemplados com as bolsas receberão um aviso após o dia 25. Eles devem entregar os documentos que comprovem a renda e os dados da inscrição na universidade escolhida. Quem decide a documentação para a matrícula é a instituição de ensino, e não o ministério.

A faculdade ainda pode realizar um processo seletivo próprio, desde que avise com antecedência os candidatos. Os candidatos podem escolher três opções de instituições de ensino, cursos ou turnos.

É possível disputar vaga tanto em cursos de graduação quanto nos chamados sequenciais - com duração menor, de dois ou três anos.

Fonte: R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.