terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dr Johnson dá ordem de serviço para construção de museu


Começaram as obras de restauro do Antigo Casarão da Família Fadlalah – que será o futuro Museu “Salomão José Fadlalah” (Casa da Cultura e Museu do Tropeiro de Ibatiba). A ordem de serviço foi emitida em solenidade realizada na última sexta-feira (28).
O Museu Salomão José Fadlalah será um grande marco na cultura de Ibatiba. Será um espaço que reunirá toda a história do município, da Família Fadlalah e dos antigos tropeiros que transformaram a cidade na “Capital Capixaba dos Tropeiros”.

As obras que tiveram início nesta segunda-feira (31) têm previsão para serem encerradas em três meses. O acervo do Museu já está sendo reunido pela equipe da Secretária de Meio Ambiente, Turismo e Cultura.

O restauro está sendo feito em parceria com o Governo do Estado, por meio de emenda parlamentar de autoria da deputada Luzia Toledo (PMDB), no valor de 110 mil reais, fora a contrapartida do município.

O casarão
O casarão da família Fadlalah está localizado no centro do município de Ibatiba, local privilegiado da cidade, próximo a principal praça, a Igreja Matriz, a edificações destinadas a comercio e serviços, além da própria BR 262, podendo ser considerado como um ponto fácil acesso tanto para moradores quanto para eventuais turistas. O casarão da D. Jane – como ainda é conhecido é hoje um patrimônio público, que foi construído por volta de 1924 pelo libanês Salomão José Fadlalah, era utilizado como moradia da família, formada pelo casal e seus onze filhos, dos quais, sete nasceram no casarão.

Na década de 1960, quando somente um dos filhos, srª Jane Salomão Fadlalah morava no casarão, ela o dividiu, passando a servir de escola primária para os poucos alunos que residiam na vila do rosário, hoje, Ibatiba. Posteriormente, uma nova divisão é feita no casarão, dividindo a casa em duas residências e adaptando a área comercial para outra residência distinta. Nesta intervenção, dois anexos foram construídos, alterando a composição original do casarão.

Apesar de ter sido alterada formalmente, a configuração original da casa se mantém preservada, sendo possível distinguir claramente as alterações feitas. Os aspectos arquitetônicos como os espaços encontrados aparentam ter sido pouco modificados, o mesmo pode-se dizer das esquadrias, piso e forro, pois mantêm praticamente todas as características originais.

Diante do exposto, percebe-se a importância e finalidade da restauração deste casarão, pois além de ter sido um marco na construção, ter sido o primeiro comércio e primeira escola primária, também deu um grande impulso para a formação do município.

A conservação e o restauro têm por finalidade salvaguardar tanto a obra arquitetônica quanto o testemunho histórico. Considera que a arquitetura é o único meio de que dispomos para conservar vivo um laço com um passado ao qual devemos nossa identidade, e que é parte de nosso ser. E nessa visão de valorizar a história do monumento, o casarão da família Fadlalah se apresenta como merecedor do projeto de restauro. O estado de conservação do casarão da família Fadlalah pode ser considerado, de maneira geral, regular. Os elementos de madeira, como a estrutura, pisos e forros apresentam-se parcialmente prejudicados, porém, não chega a comprometer a estabilidade da construção. De modo geral, pode-se dizer que os problemas encontrados no casarão foram causados principalmente pela exposição às intempéries. Tendo a ação biológica, como o ataque de cupins, em segundo plano. Para a identificação das patologias foram considerados os danos de origem externa ao edifício, causados por agentes químicos, físicos e biológicos;
os que podem ser considerados intrínsecos da própria construção, que geralmente se manifestam devido a ação do tempo; e os que se referem a passagem da obra no tempo, tais como as alterações sofridas devido ao uso que lhe foi atribuído.

A restauração do casarão da família Fadlalah irá contribuir para o crescimento e divulgação do patrimônio cultural capixaba. Hoje, um bem público e que se mostra como um exemplar de arquitetura modesta, com grande significação local, e que ainda não se encontra protegido em nenhuma esfera de tombamento.

O objetivo principal do restauro do casarão da família Fadlalah, é garantir e restabelecer a integridade física e estrutural do bem, revelando os seus valores estéticos e históricos, e proporcionado condições seguras para o seu funcionamento.

O restauro do casarão da família Fadlalah objetiva resgatar um laço com a história do município de Ibatiba. Assim, após a conclusão do restauro, abrigará a casa da cultura do município, especialmente os espaços destinados ao “museu do tropeiro”. Desta forma, a obra tem como intuito restabelecer a integridade do bem e o seu valor histórico, incluindo nele as adequações necessárias ao uso que irá receber de forma que estas não o descaracterizem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.