sexta-feira, 10 de setembro de 2010

HERÓIS OU PALHAÇOS, DECIDAM AGORA, OU O DESTINO VAI DECIDIR POR VOCÊS!!!!



“DE QUE SINDROME PADECE, NÓS OS PRODUTORES RURAIS BRASILEIROS?”




A minha profissão não é a medicina, mas amparado pelo dito popular, “de médico e louco , todo mundo tem um pouco”, farei um diagnóstico particular (minha opinião) sobre o comportamento dos produtores rurais brasileiros, grupo ao qual me incluo por ser cafeicultor na cidade de Coromandel-MG. Após uma analise profunda deste caso, cheguei à conclusão que o nosso comportamento como trabalhadores Brasileiros, geradores de riqueza (superávit na balança comercial) só pode ser explicado pela visão freudiana, ou seja, uma disfunção psiquiátrica aguda que nos levou a desenvolver duas síndromes inseparáveis, e que influenciam concomitantemente de forma negativa em nossas ações diárias, sejam elas:

1- Trabalho- trato com os funcionários, manutenção dos maquinários, escolha da atividade a ser desenvolvida, tudo isso levando a um desequilíbrio no ambiente de trabalho, que com toda certeza levará a resultados negativos.

2- Família – trato com os entes queridos, manutenção de um ambiente familiar tranqüilo para o bom desempenho dos filhos na escola, e para um bom relacionamento com a esposa, a verdadeira parceira do homem do campo.

3- Amizade- desestímulo a uma vida social, imprescindível para o desenvolvimento cultural e profissional.


Nomearei aqui estas duas SINDROMES:

- SINDROME MASOQUISTA: Pessoa que busca sentir prazer recebendo o sofrimento físico e moral imposto por outra pessoa.

O agricultor brasileiro, após a colheita de cada safra se encontra desanimado e depressivo, pois, mesmo batendo recordes de produção (soja, milho, trigo, arroz, café...) sabe que ainda tem uma longa jornada pela frente antes de terminar o ano agrícola. Infelizmente, chega o momento de entregar o seu produto que quase sempre não cobre os custos de produção, não sobrando para sobrevivência de sua família, e, ainda, tem que enfrentar a triste façanha de negociar as dividas com as instituições financeiras, aceitando todos os tipos de juros, penhor de safras que ainda nem foram plantadas, comprometendo assim qualquer esperança de anos melhores, para seu negócio, tornando-se assim um escravo do sistema.

Neste período pós colheita, após todos estes acontecimentos o produtor em profundo estado de depressão decide que vai entregar tudo para os bancos, vai parar de plantar, vai montar um boteco, etc...

- SINDROME QUIXOTESCA – Provoca um comportamento semelhante ao El ingenioso hidalgo Don Quixote de la Mancha, o grande protagonista das aventuras descritas pelo autor Miguel de Cervantes Saavedra.

O protagonista, o já idoso Alonso Quijano, torna-se cavaleiro, cavalga o esquelético Rocinante acompanhado do escudeiro Sancho Pança. Percorre os caminhos da Andaluzia em busca de aventuras. E aí luta com moinhos de vento pensando que são gigantes, corteja uma aldeã como se ela fosse a dama Dulcinéia del Toboso, e vê em prostitutas belas donzelas.

Com a chegada das chuvas, chega também na porta das propriedades uma revoada de pickups conduzidas por agrônomos ou técnicos recém formados, com frases prontas do tipo: “VOCÊS SÃO A ANCORA DESTE PAIS”, “VOCES SÃO OS HERÓIS QUE COLOCAM COMIDA NA MESA DO BRASILEIRO”, “SEM VOCES O POVO BRASILEIRO VAI PASSAR FOME”, “NÓS DEPENDEMOS DE VOCES E ESTAREMOS AO LADO DO PRODUTOR”.

Neste momento os primeiros sintomas da SINDROME QUIXOTESCA começa a se manifestar, o pobre depressivo procura os agiotas mais próximos em busca de crédito para comprar óleo diesel, combustível de seu alazão e sai numa cavalgada louca e desenfreada em busca de sua nova aventura, que é:

PRODUZIR ALIMENTO, SEM GARANTIA DE PREÇOS, SEM SEGURO, ALTOS CUSTOS (INSUMOS EM GERAL), MINISTÉRIO DO TRABALHO, DIVIDAS EM BANCOS (VENCIDAS, VENCENDO E A VENCER), ETC.....

CAROS HOMENS DO CAMPO DE TODO O BRASIL, DIZEM QUE ESTE GOVERNO É COMANDADO POR UM BANDO DE ALOPRADOS, VOCES TEM CERTEZA DE QUEM SÃO OS VERDADEIROS ALOPRADOS?

INFELIZMENTE, COMIDA BARATA SUSTENTA A ESTABILIDADE DE QUALQUER GOVERNO, QUEM FORAM OS “ALOPRADOS” QUE CAIRAM NA HISTÓRIA QUE O PRODUTOR RURAL ANTES DE TUDO É UM HERÓI?

ACORDA PRODUTOR BRASILEIRO, O DESTINO DO PAIS ESTA EM NOSSAS MÃOS, NÓS É QUE TEMOS O PODER DE DECIDIR SE O BOLSA FAMILIA TEM VALOR OU NÃO.

HERÓIS OU PALHAÇOS, DECIDAM AGORA, OU O DESTINO VAI DECIDIR POR VOCÊS!!!!

SILVIO NISIZAKI
COROMANDEL-MG
Artigo retirado do site da revista Cafeicultura e Negócios, muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.