terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Produtores de Castelo tem curso de capacitação sobre café arábica


A busca pelo aumento da produtividade nas lavouras e a melhoria da qualidade do café faz com que os produtores procurem se capacitar cada vez mais, e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com o intuito de auxiliar nesse processo, realiza nesta segunda (21) e terça-feira (22), das 08 às 17 horas, o segundo módulo do Curso de Café Arábica, em Castelo, onde serão capacitados 18 produtores da comunidade do Monte Alverne, em Castelo, município da região Sul.
“A capacitação aborda temas importantes, como os diferentes tipos de podas, o controle de pragas e doenças, as técnicas de colheita e pós-colheita e o armazenamento. Para que o produtor tenha uma lavoura de boa produtividade e produza um café de alta qualidade é preciso trabalhar com a somatória dessas técnicas na propriedade”, afirma o extensionista do Incaper, Edimar Celin.
O evento, que acontece no salão comunitário da Igreja Católica, é uma realização do Incaper em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria Municipal de Agricultura de Castelo (Semag) e a Associação de Produtores. O curso faz parte do projeto do Governo do Estado “Renovar Arábica” que tem o objetivo de revigorar 100% do parque cafeeiro do Espírito Santo, visando oferecer maior sustentabilidade para a atividade. O projeto engloba 49 municípios e mais de 20 mil pequenas propriedades de base familiar.
O município de Castelo possui cerca de 6.500 famílias rurais envolvidas com a atividade cafeeira em suas propriedades. A produção de café em Castelo abrange cerca de 6 mil hectares de café arábica, produzindo aproximadamente 90 mil sacas por ano.
Programa Renovar Arábica
O projeto ‘Renovar Café Arábica’, inserido no Programa de Cafeicultura Sustentável que está sendo elaborado para o Espírito Santo (baseado no Novo Pedeag – 2007-2025), é uma ação importante e estratégica para aumentar a produtividade, melhorar a qualidade final do produto e a rentabilidade do cafeicultor de arábica no Estado, com sustentabilidade.
O objetivo é revigorar as lavouras de cafés arábicas do Estado, com foco no aumento da produtividade, melhoria da qualidade do produto e de processos, visando a oferecer maior sustentabilidade da atividade.
O programa abrange 49 municípios, que ocupam uma área de aproximadamente 190 mil hectares, abrangendo mais de 20 mil pequenas propriedades de base familiar.
Metas:
• Renovar 100% do parque cafeeiro de arábica com variedades recomendadas e com a utilização de boas práticas agrícolas.
• Ampliar a cobertura florestal em áreas vulneráveis.
• Elevar a produtividade média da cafeicultura de arábica, de 14,6 sacas beneficiadas/ha para 22,6 sacas.
• Aumentar a produção que se encontra nos últimos cinco anos, entre 1,8 a 2,5 milhões de sacas, para 4 milhões de sacas, sem ampliar a área plantada.
• Ampliar a produção de café superior de 300 mil sacas, para 1 milhão de sacas por ano.
• Implantar salas de provas de café arábica em todos os municípios.
• Ampliar a exportação de café com valor agregado.

Fonte: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.