terça-feira, 5 de julho de 2011

Com Gilsinho, PR esquenta ainda mais clima para a eleição 2012 em Cariacica


O clima de intranquilidade política que se abateu sobre Cariacica, e que veio à tona na festa de emancipação política do município, ganhou mais um capítulo com o lançamento da candidatura do deputado estadual Gilsinho Lopes (PR). O partido é um dos integrantes do leque de alianças do atual prefeito, Helder Salomão (PT).
O nome de Gilsinho Lopes na disputa de Cariacica vem ao encontro da estratégia do senador Magno Malta, que agora comanda o PR, entrando nas áreas de influência do governador Renato Casagrande e do ex-governador Paulo Hartung, colocando-se como uma terceira força política na disputa do próximo ano.
Com um eleitorado grande e identificado com o direcionamento dado por Magno Malta à política do partido, o peso político de Gilsinho Lopes se multiplica e, embora ele não entre como favorito, sua participação movimenta ainda mais o já conturbado cenário de Cariacica para 2012.

Fonte: Seculo Diario
Dos 14 partidos que se somam ao PT na administração, dois pelo menos já se afastaram. O primeiro foi o PPS do vice-prefeito Juninho, que foi tirado de cargo do primeiro escalão da prefeitura. O racha entre o prefeito e o vice-prefeito já criou um palanque de enfrentamento para a disputa à sucessão do PT.
Agora o PR também se afasta da administração ao lançar o nome de Gilsinho Lopes, mostrando que o arranjo que garantiu a sustentabilidade do prefeito em seus dois mandatos pode começar a ruir com a proximidade da disputa de 2012.
Um dos fatores que também contribui para esse desentendimento são as contradições internas do partido. O prefeito vinha tentando manter uma imagem de unidade do partido na escolha do nome de seu sucessor. Ao que tudo indicava, o nome da deputada Lucia Dornellas vinha sendo consolidado no partido.
Mas as colocações dos nomes do vereador Zé Luiz e do ex-deputado federal José Roberto Dudé, como interessados em disputar as prévias do partido, mudou o panorama. O clima no PT de Cariaicica pode ser percebido na última sexta-feira (1), durante a reunião da Articulação de Esquerda, no Centro de Formação Martin Lutero, em Bento Ferreira, Vitória.
A tendência abriga nomes como os da ministra Iriny Lopes, da senadora Ana Rita e do deputado estadual Claudio Vereza. As demais correntes do partido participaram do evento da Articulação, exceto uma, a dos Independentes, do prefeito Helder Salomão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.