segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Espaço na direção do PPS torna Juninho nova liderança: Luciano sai enfraquecido

A divisão de poder dentro do PPS entre o deputado estadual Luciano Rezende, que foi reconduzido à presidência do partido, e o vice-prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho, que compôs a chapa como secretário-geral, foi vista pelos meios políticos como favorável ao vice-prefeito e prejudicial ao deputado.
A leitura feita é de que as movimentações vão ao encontro das propostas da nacional do partido de se fortalecer também no Estado. Além disso, apesar de ter sido reconduzido ao cargo de presidente, ao dividir a direção com o grupo dissidente, Luciano Rezende saiu enfraquecido do processo. Para os meios políticos, esse enfraquecimento se deve à proximidade de Rezende com o ex-governador Paulo Hartung.
Hartung, que já foi filiado ao PPS, abriu mão da liderança do partido no Senado em troca de seu projeto no Estado. O que fez, inclusive, com que ele deixasse o partido, criando animosidades com o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP).
Embora Freire sempre tenha demonstrado apoio a Luciano Rezende, nos bastidores o comentário é de que a aproximação do deputado com Hartung não agrada à Nacional, que, sem muitas opções no Espírito Santo, passou a ver em Juninho, que é vice-prefeito e teve um desempenho considerável na eleição de 2010, uma possibilidade de crescimento.
Até porque, em 2010, o partido tinha um claro objetivo de eleger um deputado federal no Espírito Santo. O nome para a Câmara seria Luciano Rezende, mas o parlamentar recuou da candidatura concorrendo à Assembleia Legislativa e assim minando os propósitos do partido.
Juninho se candidatou, mas, com uma chapa desidratada e sem a capilaridade política de Luciano, conseguiu a segunda suplência na chapa. Com as movimentações do deputado estadual, que, apesar de ser apontado como um nome forte à prefeitura de Vitória, admite recuar da disputa em favor da candidatura de Paulo Hatung, a direção nacional teria se movimentado para buscar o fortalecimento de outra liderança no Estado.
Já o vice-prefeito teria visto nas intenções do partido uma oportunidade de ganhar o diretório do deputado estadual. Como Luciano ainda tem muita força dentro do PPS local, sobretudo na Grande Vitória, Juninho não conseguiu tomar o partido, mas conseguiu dividir o poder com o presidente.

Fonte: Seculo Diario



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.