No total das intenções de voto, petista tem 50% e tucano 40%
Pesquisa Datafolha sobre o segundo turno da sucessão presidencial realizada em 21 de outubro mostra a candidata do PT Dilma Rousseff na liderança com 56% dos votos válidos. José Serra, do PSDB, fica com 44%. Foram entrevistados 4037 eleitores em todas as unidades da Federação e a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.
Em comparação com a pesquisa anterior, feita há uma semana, Dilma oscilou positivamente dois pontos percentuais nos votos válidos – tinha 54%. Conseqüentemente José Serra perdeu dois pontos – alcançava 46% em 14 de outubro. É importante lembrar que o cálculo dos votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos, distribuindo-os proporcionalmente segundo o percentual obtido por cada candidato.
No total das intenções de voto, a petista alcança 50% contra 40% do tucano. Dizem que votarão em branco ou anularão o voto 4% dos entrevistados, enquanto 6% mostram-se indecisos. Em relação à pesquisa anterior, Dilma cresceu três pontos percentuais e Serra oscilou um ponto. Há uma semana, ela tinha 47% e ele 41%.
Segmentando-se os resultados, nota-se crescimento da ex-ministra principalmente entre os que moram no Norte, Centro-Oeste (quatro pontos) e Nordeste do país (cinco pontos). A petista também cresceu entre os mais jovens (seis pontos), entre os homens (quatro pontos), entre os que possuem renda de até 2 salários mínimos (quatro pontos) e entre os que têm nível fundamental de escolaridade (dois pontos).
Entre os que votaram em Marina Silva (PV) no primeiro turno da eleição, Dilma cresceu oito pontos percentuais e Serra caiu cinco. Há uma semana, nesse mesmo estrato, o tucano tinha 51% e agora tem 46%. A petista aparecia com 23% e agora tem 31%.
Quanto ao número que deverão digitar na urna eletrônica para confirmar o voto para presidente no segundo turno, 84% dos eleitores respondem corretamente os algarismos. Entre os que pretendem votar em Dilma, essa taxa é de 87% e entre os que preferem Serra, ela é de 84%.
Sobre o grau de decisão do voto, 88% dos eleitores brasileiros se dizem totalmente decididos contra 10% que ainda cogitam a possibilidade de mudar de opinião. Entre os eleitores da petista, essa taxa é de 90% e entre os do tucano é de 89%. Comparando-se esses dados com os da pesquisa anterior, não são verificadas mudanças significativas.
Em relação à rejeição, tomando-se como base aqueles que hoje não votam em Dilma, 69% afirmam que não votariam de jeito nenhum na petista. Ainda nesse segmento, 22% até cogitam a possibilidade de fazê-lo e 2% admitem que, se necessário, o fariam com certeza.
Essas taxas são parecidas para José Serra. Entre os que não votam no tucano, 67% o rejeitam, 24% até poderiam elegê-lo e 2% o fariam com certeza.
Faltando menos de dez dias para o segundo turno, cresce a audiência do horário eleitoral
A fatia do eleitorado que viu algum dos programas de Dilma ou Serra no horário eleitoral gratuito na TV cresceu na última semana. No primeiro levantamento do Datafolha que mediu a audiência da propaganda eletrônica dos presidenciáveis, na semana passada, 52% dos eleitores afirmaram ter assistido, pelo menos uma vez, ao horário eleitoral no segundo turno. No levantamento atual, esse índice aumentou para 63%. Na região Sul, essa alta foi mais intensa: de 57% para 71%. No Norte/Centro Oeste, foi de 52% para 66%. As propostas feitas pela TV por Dilma e Serra têm tido menos exposição no Nordeste, onde 61% dizem ter assistido a algum programa, ante 52% na semana anterior, e no Sudeste, onde a audiência passou de 51% para 62%.
Os homens (65%) viram mais o horário eleitoral do que as mulheres (62%). Teve acesso abaixo da média aos programas televisivos o grupo de eleitores que estudou até o ensino fundamental (57%) e os que têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos (59%).
Entre os eleitores que dizem ter visto o horário eleitoral, 97% afirmam ter assistido a pelo menos uma das peças de Dilma, índice que é de 95% para o tucano. O programa da petista foi avaliado como ótimo ou bom por 54% de seus telespectadores. Outros 27% consideraram-no regular, e 14%, péssimo. Entre os telespectadores de Serra, 48% dizem que seu programa é bom ou ótimo, enquanto 29% o avaliaram como regular, e 15%, como ruim ou péssimo.
No Nordeste, onde lidera as intenções de voto, o horário eleitoral de Dilma foi considerado ótimo ou bom por 66% dos eleitores que o assistiram, enquanto 44% dizem o mesmo sobre o programa do tucano. Já no Sul, onde quem está à frente é Serra, a propaganda na TV do tucano é vista como ótima ou boa para 53%, nível de avaliação que ficou em 44% entre os eleitores que viram o programa da petista na região.
Os eleitores mais disputados deste segundo turno – aqueles que votaram em Marina Silva (PV) no último dia 3 – têm avaliação melhor do horário eleitoral de Serra do que da adversária petista. Entre os que votaram em Marina no primeiro turno e assistiram ao programa de Dilma, 43% consideraram-no ótimo ou bom, enquanto 34% disseram ser regular e, 18%, ruim ou péssimo. No grupo de eleitores que votou na candidata do PV e viu o horário eleitoral de Serra, 51% o avaliaram como ótimo ou bom. Outros 31% dizem que o programa televisivo é regular, e 12%, péssimo.
O debate Folha/RedeTV, realizado no domingo passado, foi assistido, inteiro ou em parte, por 25% dos eleitores. Na região Nordeste, o encontro entre Dilma e Serra foi visto por 28%, patamar semelhante ao Sul (27%) e Norte/Centro Oeste (26%) e mais alto do que no Sudeste (23%). A audiência masculina (29%) do debate foi maior do que a feminina (22%).
Questionados sobre quem venceu o debate, levando em conta o que viram ou ouviram falar sobre o encontro, 24% apontam o nome de Serra e 23% indicam Dilma, o que caracteriza um empate técnico. A fatia dos que não sabem responder à pergunta é de 47%. Considerando somente quem assistiu ao debate, inteiro ou em parte, 44% dizem que o tucano se saiu melhor, enquanto 38% dizem o mesmo sobre Dilma. O resultado é ainda mais favorável ao tucano entre aqueles que viram todo o debate: 47% dizem que ele se saiu melhor , ante 37% que indicam a petista como vencedora.
Entre os eleitores que votaram em Marina Silva no primeiro turno, 25% disseram que Serra venceu o debate, enquanto 16% apontaram a candidata do PT como a vencedora.
Pesquisa Datafolha sobre o segundo turno da sucessão presidencial realizada em 21 de outubro mostra a candidata do PT Dilma Rousseff na liderança com 56% dos votos válidos. José Serra, do PSDB, fica com 44%. Foram entrevistados 4037 eleitores em todas as unidades da Federação e a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.
Em comparação com a pesquisa anterior, feita há uma semana, Dilma oscilou positivamente dois pontos percentuais nos votos válidos – tinha 54%. Conseqüentemente José Serra perdeu dois pontos – alcançava 46% em 14 de outubro. É importante lembrar que o cálculo dos votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos, distribuindo-os proporcionalmente segundo o percentual obtido por cada candidato.
No total das intenções de voto, a petista alcança 50% contra 40% do tucano. Dizem que votarão em branco ou anularão o voto 4% dos entrevistados, enquanto 6% mostram-se indecisos. Em relação à pesquisa anterior, Dilma cresceu três pontos percentuais e Serra oscilou um ponto. Há uma semana, ela tinha 47% e ele 41%.
Segmentando-se os resultados, nota-se crescimento da ex-ministra principalmente entre os que moram no Norte, Centro-Oeste (quatro pontos) e Nordeste do país (cinco pontos). A petista também cresceu entre os mais jovens (seis pontos), entre os homens (quatro pontos), entre os que possuem renda de até 2 salários mínimos (quatro pontos) e entre os que têm nível fundamental de escolaridade (dois pontos).
Entre os que votaram em Marina Silva (PV) no primeiro turno da eleição, Dilma cresceu oito pontos percentuais e Serra caiu cinco. Há uma semana, nesse mesmo estrato, o tucano tinha 51% e agora tem 46%. A petista aparecia com 23% e agora tem 31%.
Quanto ao número que deverão digitar na urna eletrônica para confirmar o voto para presidente no segundo turno, 84% dos eleitores respondem corretamente os algarismos. Entre os que pretendem votar em Dilma, essa taxa é de 87% e entre os que preferem Serra, ela é de 84%.
Sobre o grau de decisão do voto, 88% dos eleitores brasileiros se dizem totalmente decididos contra 10% que ainda cogitam a possibilidade de mudar de opinião. Entre os eleitores da petista, essa taxa é de 90% e entre os do tucano é de 89%. Comparando-se esses dados com os da pesquisa anterior, não são verificadas mudanças significativas.
Em relação à rejeição, tomando-se como base aqueles que hoje não votam em Dilma, 69% afirmam que não votariam de jeito nenhum na petista. Ainda nesse segmento, 22% até cogitam a possibilidade de fazê-lo e 2% admitem que, se necessário, o fariam com certeza.
Essas taxas são parecidas para José Serra. Entre os que não votam no tucano, 67% o rejeitam, 24% até poderiam elegê-lo e 2% o fariam com certeza.
Faltando menos de dez dias para o segundo turno, cresce a audiência do horário eleitoral
A fatia do eleitorado que viu algum dos programas de Dilma ou Serra no horário eleitoral gratuito na TV cresceu na última semana. No primeiro levantamento do Datafolha que mediu a audiência da propaganda eletrônica dos presidenciáveis, na semana passada, 52% dos eleitores afirmaram ter assistido, pelo menos uma vez, ao horário eleitoral no segundo turno. No levantamento atual, esse índice aumentou para 63%. Na região Sul, essa alta foi mais intensa: de 57% para 71%. No Norte/Centro Oeste, foi de 52% para 66%. As propostas feitas pela TV por Dilma e Serra têm tido menos exposição no Nordeste, onde 61% dizem ter assistido a algum programa, ante 52% na semana anterior, e no Sudeste, onde a audiência passou de 51% para 62%.
Os homens (65%) viram mais o horário eleitoral do que as mulheres (62%). Teve acesso abaixo da média aos programas televisivos o grupo de eleitores que estudou até o ensino fundamental (57%) e os que têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos (59%).
Entre os eleitores que dizem ter visto o horário eleitoral, 97% afirmam ter assistido a pelo menos uma das peças de Dilma, índice que é de 95% para o tucano. O programa da petista foi avaliado como ótimo ou bom por 54% de seus telespectadores. Outros 27% consideraram-no regular, e 14%, péssimo. Entre os telespectadores de Serra, 48% dizem que seu programa é bom ou ótimo, enquanto 29% o avaliaram como regular, e 15%, como ruim ou péssimo.
No Nordeste, onde lidera as intenções de voto, o horário eleitoral de Dilma foi considerado ótimo ou bom por 66% dos eleitores que o assistiram, enquanto 44% dizem o mesmo sobre o programa do tucano. Já no Sul, onde quem está à frente é Serra, a propaganda na TV do tucano é vista como ótima ou boa para 53%, nível de avaliação que ficou em 44% entre os eleitores que viram o programa da petista na região.
Os eleitores mais disputados deste segundo turno – aqueles que votaram em Marina Silva (PV) no último dia 3 – têm avaliação melhor do horário eleitoral de Serra do que da adversária petista. Entre os que votaram em Marina no primeiro turno e assistiram ao programa de Dilma, 43% consideraram-no ótimo ou bom, enquanto 34% disseram ser regular e, 18%, ruim ou péssimo. No grupo de eleitores que votou na candidata do PV e viu o horário eleitoral de Serra, 51% o avaliaram como ótimo ou bom. Outros 31% dizem que o programa televisivo é regular, e 12%, péssimo.
O debate Folha/RedeTV, realizado no domingo passado, foi assistido, inteiro ou em parte, por 25% dos eleitores. Na região Nordeste, o encontro entre Dilma e Serra foi visto por 28%, patamar semelhante ao Sul (27%) e Norte/Centro Oeste (26%) e mais alto do que no Sudeste (23%). A audiência masculina (29%) do debate foi maior do que a feminina (22%).
Questionados sobre quem venceu o debate, levando em conta o que viram ou ouviram falar sobre o encontro, 24% apontam o nome de Serra e 23% indicam Dilma, o que caracteriza um empate técnico. A fatia dos que não sabem responder à pergunta é de 47%. Considerando somente quem assistiu ao debate, inteiro ou em parte, 44% dizem que o tucano se saiu melhor, enquanto 38% dizem o mesmo sobre Dilma. O resultado é ainda mais favorável ao tucano entre aqueles que viram todo o debate: 47% dizem que ele se saiu melhor , ante 37% que indicam a petista como vencedora.
Entre os eleitores que votaram em Marina Silva no primeiro turno, 25% disseram que Serra venceu o debate, enquanto 16% apontaram a candidata do PT como a vencedora.
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