quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

RIO 2016: ES é o 6º estado com mais parques esportivos aptos a receberem delegações estrangeiras



A preparação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 evoluiu no Brasil. O Comitê Organizador dos Jogos Olimpicos e Paraolimpicos Rio 2016 divulgou nesta terça-feira (24) os nove locais do Espírito Santo que poderão estar em um guia que será analisado pelas delegações estrangeiras na escolha de lugares para os treinamentos antes dos jogos. Em caso de uma das comitivas optar pelo Estado, a movimentação será intensa para os representantes dos pontos recomendados.
Depois da escolha dos locais aptos para receber delegações estrangeiras, um comunicado foi enviado a cada uma das instalações pelo Comitê Rio 2016. O documento deve ser assinado até o dia 03 de fevereiro e enviado para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Após as assinaturas, os parques esportivos serão incluídos no Guia que será entregue a todos os comitês nacionais durante as Olimpíadas de Londres deste ano.
O secretário estadual de esportes, Vandinho Leite, afirma que as oportunidades no mercado devem crescer caso alguma delegação escolha um dos locais capixabas do Guia de Treinamento. “Inserir o Espírito Santo no movimento esportivo gera grandes oportunidades. Esse guia que está sendo feito pelo COB mostra o Estado para mais de 200 países. Isso envolve atletas, torcidas, e atrai muito para o âmbito turístico, que gera oportunidades, colocando o Estado num páreo importante no mundo”, comentou.
Para que a geração de empregos flua bem no Estado, Vandinho diz que é preciso capacitar os profissionais. “É necessária uma direção de oportunidades na rede hoteleira, além da ampliação da oferta de empregos, bares e restaurantes. Também temos necessidade de mão-de-obra qualificada, ou seja, existe toda uma preparação para esses grandes eventos. Vamos ter no Espírito Santo um legado de formação profissional, geração de empregos e opções de pontos turísticos”, afirma Vandinho Leite.
Um dos pontos considerados aptos pelo Comitê Rio 2016, o Clube Álvares Cabral pretende aguardar as visitas das delegações para pensar em investimentos. De acordo com o presidente do clube, Renato Costa, as modificações dependem das exigências. “Vamos esperar qual delegação vai se habilitar para utilizar o clube para saber quais são as melhorias que devem ser realizadas. Após as visitas, elas vão pedir para adequarmos as instalações. Investiremos exatamente de acordo com as exigências”, explica.
A expectativa do presidente do Álvares está na visita da comitiva australiana, feita em 2011. “Os australianos ficaram admirados com as instalações do clube. Há uma possibilidade de a delegação treinar aqui. A comitiva inglesa também fará uma visita nos próximos dias. Vamos aguardar para ver o que é possível”, completou.
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) está incluída na lista anunciada nesta terça-feira (24). O vice-coordenador do curso de Educação Física e responsável pela Ufes junto ao Comitê, Carlos Nazareno Borges, disse que a expectativa é de novos investimentos. “Nossa expectativa é de que o Governo Federal faça novos investimentos na Ufes”, disse Borges.
De acordo com Carlos Nazareno, há previsão de construções a curto e médio prazo. “A Ufes foi selecionada pela estrutura de apoio. A curto prazo, teremos a área esportiva para tiro com arco. Na metade do ano, vamos fazer uma adaptação de piso e vestiários no ginásio de esportes. Há perspectivas futuras de investir em outras áreas, mas isso é o que temos previsto para o programa de 2016”, afirma o vice-coordenador do curso de Educação Física.
Há o desejo da Universidade em inovar no esporte. “Estamos lutando para construir uma pista de atletismo, mas não temos certeza se vamos conseguir incluir nesse programa para 2016. O Estado carece deste espaço”, finalizou.
Fonte: Folha Vitoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.