terça-feira, 25 de maio de 2010

O MAIOR CAFÉ DO MUNDO - REPERCUSSÃO

FOLHA DA TERRA

O “Maior Café do Mundo”


24 de maio de 2010


Já no Livro dos Recordes Brasileiros, coagem do café de Brejetuba aguarda confirmação do Guines


Os auditores do RankBrasil acompanharam na sede de Brejetuba a coagem dos 5.600 litros de café e já a incluiu como a maior do Brasil. Os dados já estão no site www.rankbrasil.com.br desde a tarde de ontem, dia 23 de maio, quando aconteceu a coagem diante de um público calculado em 5 mil pessoas.

Brejetuba é conhecida como a Terra do Café e as auditoras acompanharam todo o ritual para homologar o recorde. Para o feito, a Prefeitura contou com a assessoria de sua equipe técnica em conjunto com o Incaper. A matéria completa, com mais detalhes do evento, será divulgada ainda esta semana.

RANKING BRASIL

Maior coagem de café do Brasil

Os auditores do RankBrasil acompanharam na cidade de Brejetuba - ES, conhecida como a Terra do Café, para homologar o recorde da maior coagem de café do Brasil.
A cidade de Brejetuba-ES, entrou para o Livro dos Recordes Brasileiros após coar 5.600 litros de café.

FMZ

Brejetuba quer coar o maior café do mundo

O município que é o maior produtor de café arábica do Estado e um dos maiores do Brasil quer ser conhecido como a cidade que preparou o maior café do mundo. Neste domingo (23), durante a programação do 2º Festival Café & Cultura de Brejetuba, Região Serrana do Estado, será coado um “cafezinho” de 4 mil litros.
No ano de 2008, quando foi realizada a primeira edição do evento, foram coados, de uma só vez e em um mesmo recipiente – uma xícara gigante – cerca de 3.5 mil litros de café. Mesmo assim, o café de Brejetuba não conseguiu entrar para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o maior café do mundo. Na época, o Vietnã conseguiu superar o café de Brejetuba e preparou 3.6 mil litros.
Desta vez a intenção dos organizadores é fazer um café ainda maior e conseguir o registro no Livro dos Recordes. Serão usados cerca de 300 quilos de pó para preparar os 4 mil litros de café. Depois de pronta, a bebida será distribuída para o publico que estiver presente no evento. “Auditores da empresa Ranking Brasil estarão presentes na festa para acompanhar a coagem do café. Esperamos um público de pelo menos 5 mil pessoas para acompanhar o preparo do nosso café gigante”, informou a engenheira agrônoma da prefeitura de Brejetuba, Clarinda Morgan. Clarinda contou que em 2008 o Vietnã ultrapassou a marca de Brejetuba, preparando 3.6 mil litros de café “Eles usaram café solúvel para preparar o café. Nós vamos coar em um coador com 2,5 metros de altura e 1,5 metro de diâmetro. A nossa xícara tem capacidade para 4.2 mil litros, mas nós vamos preparar 4 mil litros”, garante Clarinda.
A cafeicultura é a principal atividade agrícola de Brejetuba e corresponde a 85% de toda arrecadação do Município. Anualmente são produzidas cerca de 350 mil sacas de café com 60 quilos. Atualmente o café produzido em Brejetuba é considerado como um dos melhores do mundo. A Festa do Café visa fortalecer a cultura e também comemorar o Dia Nacional do Café, que será no próximo dia 24. O evento de Brejetuba começou ontem com a escolha da Rainha do Café.
Hoje a festa será reiniciada às 11h com mostra de produtos para a cafeicultura e apresentações culturais. O maior café do mundo será coado às 15h. Às 19 horas a dupla Jean e Juliano farão o encerramento do evento. Toda a programação será realizada na Praça Celestino Xista Badaró, no centro, e não será cobrada entrada.
BANESTES
Banestes marca presença no II Festival do Café e Cultura de Brejetuba.
O município de Brejetuba realiza, neste sábado (22) e domingo (23), o II Festival do Café e Cultura. O evento, patrocinado pelo Banestes, comemora o Dia do Café (24 de maio), base econômica da cidade, e será realizado na Praça Celestina Xista Badaró, no Centro da cidade.
O festival tem como objetivo de incentivar a cultura e o turismo na região, além de tornar Brejetuba conhecida como a “Cidade do Café”. Para isso, será coado o maior café do mundo, com 4.500 litros, diferentemente do ano de 2008, em que quatro mil pessoas presenciaram 3.500 litros da bebida sendo coados numa xícara especialmente feita para a ocasião. Este ano, o município deve entrar para o livro dos recordes, o Guiness World Book.
A programação conta também com mostra de produtos para cafeicultura; oficinas de artesanato e culinária; escolha da Rainha do Café; e um café da manhã comunitário. Haverá, ainda, shows com Leo e Luan e Banda; Adilson Teixeira e Banda; e Jean e Juliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.