sexta-feira, 9 de abril de 2010

RESULTADO DA ENQUETE DOS VEREADORES DE BREJETUBA

FOI POSTADO UMA MATÉRIA SOBRE O PAPEL DO VEREADOR, A PARTIR DAÍ UMA ENQUETE FOI COLOCADA NO AR, A DISPOSIÇÃO DOS LEITORES, FORAM 15 DIAS DE VOTAÇÃO, O RESULTADO FICOU ASSIM:

DR. WAGNER 41%
JOZABED 24 %
JOSUÉ 17 %
RIBAMAR 7 %
ADILSON 2 %
ELIZEU 2 %
ABENAIR 1 %
ELIANE E SERVIRIO NÃO OBTIVERAM VOTOS.

LEIA A MATÉRIA NOVAMENTE.

O PAPEL DO VEREADOR
Cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público. Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente, capenga. No Brasil, apesar das leis falarem claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, ainda falta muito para que isso vire realidade. Cabe à população esclarecida, exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação política.
O Vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios, rancores, invejas ou vingança.
É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa freqüentar as sessões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando os “representantes do povo”.
Também é válido lembrar que pela estrutura social brasileira, ao vereador é sempre cobrada a função de assistente social, Vereador não é assistente social nem "LBV" ou "pastoral". Isso vem de longe. São os costumes “coronelísticos” que persistem como herança política da República Velha. É comum vermos por aí vereador tendo que arrumar consultas médicas, ambulâncias, caixão, caixa d'água, janela, dentadura e etc. Eleitor que faz isso não tem respeito pelo seu voto, está na hora do eleitor se ligar também, quanto mais se vende, menos valor se tem, é a lei da oferta e da procura.
Infelizmente, devido à realidade de pobreza da maioria dos nossos municípios Brasileiros, ainda se pensa assim, o que torna desfigurada a ação política do vereador. Essa mentalidade tanto compromete o eleitor, vítima maior, por falta de educação política, quanto ao vereador, que não dispõe muitas vezes de condições materiais para solucionar os problemas do seu eleitorado. Mas, tanto no caso do eleitor como do vereador, predomina-se a escassez de educação política.
Precisamos de vereadores atuantes, dispostos a romperem com os costumes persistentes de subserviência e vício. Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.
Baseado neste texto, na sua opinião qual dos vereadores tem desempenhado melhor seu papel REAL? Vote na enquete ao lado e acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.