terça-feira, 20 de julho de 2010

Muniz Freire completa 119 anos e tem muito para mostrar

A festa começa na quarta-feira e vai até domingo, mas além da programação, vale conhecer as belezas do lugar



Muniz Freire comemora seus 119 anos de emancipação, esta semana, e preparou uma grande festa para comemorar, e quem vier conferir as atrações, também pode visitar um município que tem muitas atrações turísticas para oferecer. Ele é um dos muitos municípios capixabas que ficam no entorno da Região do Caparaó, no sul do Estado, e possui várias cachoeiras, rios, lagos, vales e trilhas na mata que podem ser visitadas pelos turistas. Entre as cachoeiras da região estão a Cachoeira de Santo Antônio, do Rio Pardo, Amorim, Sumidouro, Mata Pau e Tombos. A Igreja Católica e a Fazenda de Santa Maria também são atrações de Muniz Freire, que possui 683.10 km².
O município com quase 20 mil habitantes foi colonizado por descendentes de italianos. O início da colonização de Muniz Freire data de 1846 e teve como primeiros


desbravadores o Capitão Machado Santiago Louzada, um veterano da Guerra dos Farrapos, e Domingos Apolinário, um aventureiro que “gostava de lutar com feras” e que possuía terras nas áreas vizinhas à atual Serra do Apolinário. Se tornou cidade em 1891, quando recebeu o nome em homenagem ao republicano Moniz Freire (assim com “o” mesmo, várias vezes presidente da Assembleia Legislativa, senador e governador do Estado.


Os primeiros distritos eram a sede, Itaipava – que depois se tornou Itaici, Conceição do Norte – atualmente Piaçu – e Vieira Machado. Atualmente, além destes, há o distrito de Menino Jesus. O município viveu praticamente isolado do resto do Estado devido às condições geográficas e pelas poucas vias de acesso, até a abertura da estrada para Castelo e depois Iúna. Mas o maior impulso econômico experimentado no município deu-se com a inauguração da BR262. E a inclusão no Consórcio do Caparaó trouxe para sua população um maior sentimento de pertencimento a uma região.


A sede de Muniz Freire está à 540 metros de altitude, e o território apresenta um relevo muito ondulado a montanhoso. E a bacia hidrográfica é a do Rio Itapemirim, destacando-se como principal rio, o Norte. Dentre as várias cachoeiras de Muniz Freire, se destacam a Cachoeira de Santo Antônio, Cachoeira do Rio Pardo, Cachoeira Amorim, Cachoeira do Sumidouro, Cachoeira Mata Pau e a Cachoeira de Tombos. Outras atrações da cidade são a Igreja Matriz Católica e a Fazenda de Santa Maria. O clima é temperado e seco.


Outros lugares que valem a pena visitar em Muniz Freire
Morro do Cruzeiro - Localizado na Sede. Em seu trajeto percorre rampas em zig-zag e em cada uma de suas extremidades há pequenas capelas, que reconstituem a Via-Sacra, até o topo do morro. / Pesque-Pague do Carlinhos - Localizado na ES 379, próximo às ruínas do Casarão dos Oliveiras, entre Muniz Freire e Iúna (que não é asfaltada) a 6 km da Sede. Possui cachoeira, bar, bica, varas para pesca, churrasqueira e banheiros. / Pesque-Pague do João Godinho - Próximo ao do Carlinhos. Possui parque infantil e outros equipamentos de lazer. / Hidrelétrica de Muniz Freire - A 8 km da Sede, próximo ao Parque Municipal e à Cachoeira do Rio Pardo. / Gruta dos Briosques - na ES181, sentido Ibatiba. Formada por paredões de pedra, possui uma pequena cachoeira em seu interior, que desce por entre as pedras para o fundo da gruta. / Igreja Matriz do Divino Espírito Santo - Construída em 1880, possui traços neogóticos e alguns elementos românicos. / Casa da Cultura – Na Praça da Bandeira. Construída em 1927. Lá funciona a biblioteca central, o museu da cidade e o auditório onde acontecem cursos e oficinas. / Casarão do Sr. Rabelo Joaquim Eusébio - Construído poro volta de 1935, o lugar é um exemplo da arquitetura rural do imigrante italiano do município. Vinícola Guizzardi, em Alto Rio Norte, distrito de Piaçu, bem próximo da BR-262, com produção de vinho e suco de uva, além do sistema de colha e pague de uvas.


Festa terá programação diversificada e Exposição Agropecuária


A Festa de Muniz Freire deste ano começa nesta quarta-feira (21) e vai até domingo (25), comemorando os 119 anos de emancipação do município, junto com a realização da 31ª Exposição Agropecuária. A programação começa com uma Missa em comemoração aos 119 anos do município, a partir das 19h00, na Igreja Matriz da cidade. Ao mesmo tempo será realizada a primeira esgota dos animais que irão participar do Concurso Leiteiro, que seguirá até o sábado (24), com a premiação acontecendo no domingo (25).


Na quinta-feira (22), será realizada a abertura oficial da festa, marcada para 20h00, seguido do show com o Grupo Raça e, a seguir, show com a Banda Art e Voz, seguido de um DJ, o que irá se repetir até o último show, no domingo. E, na sexta (23), além da continuação do Concurso Leiteiro, à noite, vai acontecer a primeira apresentação do Rodeio, a partir das 20h00, seguido do show com a banda Detonautas e banda AM5.


No sábado, a programação vai começar mais cedo, a partir das 14h00, com o Rock da Tarde, com a Banda Zem, banda AM5 e DJ. A noite vai começar com rodeio e depois terá o show da dupla Gian e Giovanni, seguido do show com Os Coradini. E, no domingo, a partir das 7h30, será realizado um Concurso de Marcha, seguido da premiação do próprio concurso e do Concurso Leiteiro, além do show de Pretinho dos Teclados. A partir das 15h00, será realizado o show de prêmios em benefício da Santa Casa de Muniz Freire e Apae, seguido de Show com os Amigos do Forró. Depois haverá rodeio e show com Gabriel e Edivando.


Onde se hospedar
Hotel São José:
Rua Manoel Alonso Portela Muniz Freire ES,
Telefone: (28) 3544-1240
Hotel Almeida
Praça Divino Espírito Santo, 74 – Centro
Muniz Freire, Telefone: (28)3544-1109


Como chegar a Muniz Freire vindo de Cachoeiro
Siga pela BR-482 – Cachoeiro x Alegre, até o primeiro trevo depois de Rive (em Alegre), onde deve virar à direita, seguindo nessa rodovia até chegar à sede de Muniz Freire, depois de passar pelo distrito de Anutiba, ainda em Alegre. Duração da viagem: 1h30.

Um comentário:

  1. cinceramente não gostei desta ezibição;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

    ResponderExcluir

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.