sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Casagrande confirma Vandinho, Ciciliotti e Jadir para o secretariado do Governo


Eles vão assumir, respectivamente, a secretaria de Esportes, a Casa Civil e a secretaria de Ciência e Tecnologia


O governador eleito Renato Casagrande (PSB) anunciou, na manhã desta sexta-feira (10), mais três nomes para o primeiro escalão do poder Executivo do Espírito Santo. O presidente do PSB e coordenador político da transição do governo, Luiz Carlos Ciciliotti, assumirá a Casa Civil - para fazer a articulação política.

Ele também coordenou a campanha eleitoral de Casagrande. O deputado estadual Vandinho Leite (PR) assumirá a Secretaria de Esporte, e Jadir José Pella, diretor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Vitória, vai para o comando da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Com a entrada do reeleito Vandinho para o secretariado, a vaga dele na Assembleia será preenchida pelo primeiro suplente, Nilton Baiano (PP).

Casagrande afirmou que o Esporte será uma área importante estrategicamente, pelos eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos e pelo papel que tem como instrumento de inclusão social.

"Ele (Vandinho) vai estabelecer, junto com a Secretaria de Turismo, que coloque o Espírito Santo nas condições, se tiver a possibilidade, de receber equipes, países que vão disputar a Copa do Mundo de Futebol de 2014", afirmou Casagrande. "O Kléber Andrade é um importante investimento. Está em Cariacica e deve ficar pronto para qualquer possibilidade. Eu não estou afirmando que vai ter, mas temos que estar prontos para buscar a presença dessas delegações no Estado," complementou.
O governador eleito também disse que pretende fortalecer a área de Ciência e Tecnologia e quer o Espírito Santo seja um Estado "digital."

Ao anúncio, feito em um hotel em Vitória, compareceram, além de Casagrande e dos futuros secretários, o vice-governador eleito Givaldo Vieira (PT).

Interesses partidários

Na próxima semana Renato Casagrande pretende anunciar os nomes de novos secretários que assumirão em seu governo. Sobre os interesses dos partidos que o apoiaram na campanha, Casagrande afirma que a prioridade é atender a sociedade capixaba, mas ele está buscando um equilíbrio que possa estabelecer um compromisso da continuidade administrativa. "Não existe nenhuma necessidade de termos todos os partidos no primeiro escalão do governo.", enfatizou o governador eleito.

"Nós não temos esse critério de cota partidária. Temos discussões com os partidos". Casagrande também disse, no entanto, que os três nomes anunciados nesta sexta têm vinculação partidária e atendem aos anseios de suas respectivas siglas.

Já os secretários anunciados evitaram falar sobre outros pleitos de seus partidos nos quadros da nova gestão.

Após o anúncio, os novos integrantes do primeiro escalão do governo que tomará posse no ano que vem disseram-se felizes com o convite oficial, feito na manhã desta quinta-feira (09) por Casagrande e falaram das expectativas de atuação nas pastas que irão ocupar.

Vandinho Leite disse que se sente preparado para assumir a Secretaria de Esportes. Ciciliotti diz que na Casa Civil trabalhará pela "intersetorialidade" do governo com os demais poderes. E Jardir Pella diz que tem boas expectativas para assumir a nova função, embora tenha permanecido 33 anos no Ifes.

Outros três nomes foram anunciados na semana passada

Na semana passada o desembargador Henrique Herkenhoff foi escolhido para ser o novo Secretário de Segurança Pública do Espírito Santo. Além dele, Angelo Roncalli, atual secretário de Justiça, assumirá a nova secretaria do Sistema Penitenciário e Medidas Socioeducativas e André Garcia, atual secretário de Segurança, assumirá a pasta da Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas.

Perfil dos novos secretários

Luiz Carlos Ciciliotti da Cunha

Nascido em Iconha, Ciciliotti tem 56 anos e é formado em Farmácia. Foi subsecretário de Ciência e Tecnologia no atual governo, subsecretário de Saúde no governo Vitor Buaiz e coordenou a Fundação Nacional da Saúde (Funasa). É presidente regional do PSB, mas informou nesta sexta que se desvinculará do posto para assumir a Casa Civil.

Vanderson Alonso Leite (Deputado Vandinho Leite)

Vereador do município da Serra, eleito em 2004, Vandinho Leite foi eleito deputado estadual por dois mandatos consecutivos (2006 e 2010). Natural de Baixo Guandu, ele é formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas.

Jadir José Pella
Natual de Santa Rita do Itautera (MG), Jadir Pella vive no Espírito Santo desde 1964. É mestre em Ciência da Educação e doutorando em Produção Vegetal. Atualmente é diretor-geral do Ifes Campus Vitória, mas já foi diretor da Escola Técnica do Espírito Santo, diretor-geral do Cefetes e reitor do Ifes.

Fonte: Gazeta On line.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.