quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dilma confirma Iriny Lopes na Secretaria Especial para Mulheres


A deputada federal Iriny Lopes (PT-ES) foi confirmada na Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. A presidente eleita Dilma Rousseff anunciou, por meio de nota, o nome da deputada na manhã desta quarta-feira (22). Também foi anunciado o nome de Afonso Florence (PT-BA) para comandar o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Com Iriny e Florence, Dilma termina a escolha dos ministros que tomam posse junto com ela e o vice, Michel Temer, no dia 1º de janeiro.

A presidente eleita não criou nenhuma nova pasta. Ela desistiu do Ministério de Portos e Aeroportos, que iria para o PSB, por conta da ameaça de um caos aéreo entre o fim deste ano e o começo do próximo, de acordo com informações da Agência Estado. O setor continuará sob o comando do Ministério da Defesa.

Com a decisão, a Secretaria dos Portos ficou como estava e foi para as mãos do PSB. Assumirá o comando Leônidas Cristino, prefeito de Sobral eleito e reeleito com apoio do governador do Ceará, Cid Gomes, e do deputado Ciro Gomes. O partido também emplacou Fernando Bezerra Coelho, na Integração Nacional.

Além dos dois indicados do PSB, Dilma confirmou na última terça-feira (21) os nomes de Luiz Sérgio Nóbrega (Relações Institucionais) e José Elito Carvalho Siqueira (Segurança Institucional). O ministro Jorge Hage, da CGU (Controladoria Geral da União) foi convidado para seguir no governo.

Nota à imprensa

A presidenta eleita da República, Dilma Rousseff convidou o deputado federal eleito pela Bahia Afonso Bandeira Florence para a pasta do Desenvolvimento Agrário e a deputada federal Iriny Lopes para a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

A presidenta eleita orientou-os a trabalhar de forma integrada com os demais ministérios para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda, para promover os avanços que vão assegurar a melhoria de vida de todos os brasileiros.

Perfil

Aos 54 anos, Iriny Lopes reelegeu-se em outubro para o seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Membro da Executiva Nacional do PT, ela foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), em 2005, e integrou o Conselho de Ética. Ela foi relatora do processo que culminou na cassação do ex-deputado André Luiz, do Rio de Janeiro, flagrado num diálogo em que tentava extorquir R$ 4 milhões do empresário de jogos Carlos Cachoeira.

Suplente

Com a saída da deputada reeleita Iriny Lopes para assumir a Secretaria Especial para Mulheres, quem vai ocupar a vaga da petista na câmara é o primeiro suplente da coligação, o deputado federal Camilo Cola (PMDB-ES).


Fonte:Folha Vitoria





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.