quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Previsão de chuvas com ventos fortes e queda de granizo nesta quinta

Boletim divulgado às 17h pela Defesa Civil diz que cerca de 419 pessoas estão desabrigadas e 3.142 desalojadas no Estado


A antevéspera do Ano Novo deve ser marcada por chuvas intensas nas regiões Serrana, Nordeste (áreas próximas ao litoral) e Noroeste do Estado no decorrer do dia de quinta-feira (30). As chuvas deverão ocorrer de forma localizada e podem vir acompanhadas de rajadas de ventos fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O aviso meteorológico foi divulgado nesta quarta-feira pela Defesa Civil Estadual.

De acordo com o boletim divulgado às 17h desta quarta, em todo o Estado, aproximadamente 419 pessoas estão desabrigadas (precisam se alojar em abrigo da Prefeitura Municipal) , 3.142 pessoas se encontram desalojadas, ou seja, precisaram deixar suas casas, mas ficam em casa de um amigo ou de um parente.

Os municípios de Bom Jesus de Norte, Muqui, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Cariacica solicitaram apoio da Setades para assistência humanitária, com o envio de materiais como cestas básicas e colchões para atender a população afetada.

A Defesa Civil Estadual já recebeu os decretos de Situação de Emergência do prefeito de Itarana, Itaguaçu e Bom Jesus do Norte que será encaminhado para homologação pelo governo do estado.

Plano Estadual de Contingência


Em virtude da ocorrência das fortes e frequentes chuvas no Estado nos últimos dias, tendo como consequência o registro considerável de municípios afetados, a Defesa Civil Estadual acionou o Plano Estadual de Contingência, que foi criado pelo Governo do Estado para oferecer auxílio rápido e eficaz em situações de emergência causadas por desastre.

Na manhã desta quarta, o comitê de resposta a desastres se reuniu no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, com o objetivo de nivelar a diretriz já traçada de atuação para os casos de enxurrada provocados pelas grandes precipitações.

As entidades participantes do plano deverão disponibilizar técnicos para compor equipes de atendimento nas situações de emergência, e estabelecer escala de plantão de forma a organizar esquema para possível demanda em finais de semana e fora do horário de expediente.

No interior do estado os municípios de Itarana, Itaguaçu, Muqui, Santa Maria de Jetibá, Mimoso do Sul e Laranja da Terra já haviam sido atingidos pelas chuvas que ocorreram na noite de domingo (26). Hoje acrescentam a lista dos afetados no interior do estado os municípios de Afonso Claúdio, Brejetuba, Iúna, Ibitirama, Santa Leopoldina, Ibatiba, Bom Jesus do Norte, Colatina, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim e Marechal Floriano.

Na Grande Vitória foram registrados alagamentos em Vila Velha, Viana, Cariacica e Serra. Em Fundão o rio aumentou seu nível em 2,20 m e a defesa civil local está em alerta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.