quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

2012. MAIS CANDIDATOS DO QUE ELEITORES

As eleições municipais em Brejetuba no ano de 2012 prometem. Analisando algumas situações cheguei à seguinte conclusão, é claro que você não precisa concordar comigo, vamos às conclusões:


1- O grupo que hoje administra a prefeitura que é liderado pelo atual prefeito Itamir Charpinel e formado principalmente pelo PMDB e DEM, deverá rachar-se numas três ou quatro vias, isso porque, partidos aliados do grupo na última eleição já romperam com a administração e outros partidos deverão caminhar independentes do grupo.

2- O PMDB poderá lançar o nome da Ex 1ª dama Dona Ana ou de seu filho Adriano Belisário, cogita-se também o nome de Angelo Uliana filho do Sr. Belarmino Uliana, mas, nomes para disputa não são problema para o PMDB que por ser um partido bem estruturado tem nomes de sobra.

3- Os Democratas que atualmente ocupam o cargo de Prefeito com o Sr. Itamir Charpinel, não poderão lançá-lo a reeleição, uma vez que nossa legislação só permite que o chefe do poder executivo fique somente oito anos no poder, como o atual prefeito assumiu quase um ano e meio de mandato do ex-prefeito tininho, somando com os quatro que terá completado em 2012, uma nova eleição seria impossível, pois, os outros quatro anos entre 2012 e 2016 extrapolariam oito anos no poder. Sendo assim, os Democratas, imagino eu, que teria que apoiar PMDB que é uma aliança histórica em Brejetuba ou lançar um candidato próprio. Quem seria? Talvez o atual presidente da câmara Abenair fosse um nome bom para disputa, mas o caso dos Democratas é o mesmo do PMDB sobram nomes para disputa.

4- O grupo do ex-prefeito e derrotado nas três últimas eleições João Lourenço, parece que deve sofrer uma baixa, o PT dessa vez quer caminhar sozinho e diz ter nome para isso, os nomes que mais ouço seriam os do engenheiro Agronomo do Incaper Fabiano Tristão e dos vereadores Jozabed e Servírio. Será que João Lourenço abriria mão de uma 5ª candidatura para apoiar seu aliado histórico o PT? Fontes ligadas ao partido dizem que com João ou sem João eles tem candidato a prefeito em 2012.

5- O ex vereador Levi da Mercedinha-PSDC, que na ultima eleição conseguiu quase mil votos em Brejetuba para deputado estadual, também já colocou seu nome na disputa e diz contar com o apoio da Deputada Federal reeleita Sueli Vidigal-PDT e automaticamente com o apoio do partido da deputada o PDT, lembrando que o PDT nas últimas eleições caminhou com o EX prefeito João Lourenço.

6- Partidos como o PR, PP, PMN, PRB, PV e PTB tendem a caminhar juntos na disputa a prefeitura, mas fazem mistério a respeito de nomes, mesmo assim, nomes como o do secretario de agricultura José Eraldo, do vereador Dr. Wagner e do diretor da escola de São Jorge José Orli, entre outros podem ser apresentados para disputa. Sabemos também que outros partidos têm conversado para fazerem parte desse grupo e que juntos podem fazer uma boa diferença na balança mudando o rumo das eleições.

7- Alguns vereadores também não escondem o desejo de colocar seu nome na disputa, que é o caso dos vereadores Josué e Adilson. No caso do Vereador Josué sua candidatura se fortaleceu com a eleição do Deputado Estadual Sandro Locutor seu aliado, porém a situação dele é complicada, pois está filiado no DEM e teria de conseguir o apoio do partido para lançar seu nome ou caso contrário, sair um ano antes para se filiar a outra legenda, que poderia ser o próprio PV, uma vez que o Deputado Sandro Locutor está no partido. No caso do Vereador Adilson a eleição de Casagrande fortalece naturalmente uma candidatura do PSB, porém o vereador teria que convencer seu partido de que ele é um bom nome para disputa e isso inclui convencer a vereadora Eliane que também é do PSB. Lembrando que o Mirim, comerciante de São Jorge já lançou seu nome a prefeito e está no mesmo partido o PSB, parece que o partido do governador terá primeiro uma pequena disputa interna, o que não é novidade, pois nas últimas eleições municipais o partido também saiu rachado para disputa, a então candidata a vereadora Eliane ficou sem palanque, mas não subiu no palanque de João Lourenço que estava sendo apoiado pelo PSB. A propósito parece que na câmara municipal o racha no partido continua existindo, complicado hein.

8- O PDT e PSC que apoiaram o ex prefeito João Lourenço na última eleição fazem mistério quanto seu apoio em 2012, acredito que esperam algo se desenhar melhor para definirem seu apoio, apesar do PDT sinalizar apoio ao candidato Levi, através de Sueli esposa do presidente estadual da legenda.

9- O PSDB que é comandado por Beto Zavarize dessa vez faz suspense e não tenho visto nenhuma movimentação em relação ao lançamento da candidatura de Beto a prefeito, parece que o vereador Ribamar só quer mesmo sua reeleição, portanto não pleiteará o cargo de prefeito. Uma surpresa que poderá acontecer será a vinda do candidato a deputado estadual Dr. Luiz Timóteo afinal ele foi o segundo mais votado em Brejetuba, o domicilio eleitoral dele é Afonso Claudio e nada impede que ele mude seu domicilio eleitoral para cá e dispute a eleição em Brejetuba.

Então vamos contabilizar seriam ao todo 9 ou 10 candidatos a prefeito, acho que essa eleição vai estar mais fácil para vereador.
Na pratica, todos sabemos que está longe de fazer qualquer previsão e que este quadro poderá mudar a qualquer momento, acredito que teremos entre 3 e 4 nomes na disputa.
João e o PT é história antiga e não vão se separar facilmente, mesmo que parte do PT queira caminhar separadamente ainda resta uma boa parte a favor de apoiarem João Lourenço, essa briga aí será boa.
Outra briga boa será entre o DEM e o PMDB aliados históricos disputarão juntos, e como sempre deixam para definir o nome de utilíssima hora, eles tem muitos.
O terceiro grupo dificilmente apoiará outros nomes, portanto terão candidatos.
E por último, e não menos valoroso o ex vereador Levi da Mercedinha já é um candidato nato, mas pode se juntar ao terceiro grupo, ou apoiar outro candidato.
De uma coisa tenho certeza ficar em cima do muro, ou entre a Cruz e a Espada ou coisa parecida nosso eleitorado não precisará mais, isso porque no mínimo três candidatos eu garanto.



Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria foi bem lúcida e esclarecedora para a população de brejetuba

    ResponderExcluir

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.