segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mistério no céu da região de Brejetuba


Um fenônemo ainda não explicado intrigou a Região Sul do Estado na noite de sábado (19). Por volta das 18h, muitos moradores viram uma explosão no céu, seguida de um rastro de fumaça. O acontecimento foi acompanhado por moradores de Venda Nova, Brejetuba, Domingos Martins, Castelo e até de Cachoeiro de Itapemirim.

A princípio, suspeitava-se que um avião teria explodido. Equipes da polícia e do Corpo de Bombeiros não confirmaram a informação, apesar de os boatos terem se espalhado rapidamente, dando conta que destroços teriam sido localizados em Tijuco Preto (Domingos Martins) e Rancho Dantas (Brejetuba).

Quem viu a explosão se assustou. “Eu estava em casa e, de repente, vi aquela serpentina de fumaça cortando o céu. Pensei que fosse um lixo espacial”, relata a cabeleireira Zélia Rébuli, de Venda Nova.

“Foi bem rápido o rastro de fogo, que deixou muita fumaça pra trás. Parecia ter fogo dentro da nuvem de fumaça que ficou”, relata o pedreiro Ademar Dalfior, que caminhava quando testemunhou o ocorrido.

De acordo com o Goiapaba-Açu Observatório Astronômico- GOA, da Universidade Federal do Espírito Santo, com base nos relatos, é provável que um meteoro tenha entrado na atmosfera e explodido. “Há incidências em vários locais. Um meteoro de 10 centímetros quando entra na atmosfera da Terra pode ser visto num raio de até 100 quilômetros”, explica o coordenador do GOA, Márcio Malacarne.

Ainda segundo o astrônomo, a Ufes está construindo câmeras especiais para monitoraramento dos meteoros antes de entrarem na atmosfera. Uma câmera de observação está sendo construída para monitorar esses meteoros antes de entrarem na atmosfera. Um dos equipamentos poderá ser instalado até o final do ano no Forno Grande, em Castelo.
Fonte: FMZ

Um comentário:

  1. Eu oziel rubens celirio de oliveira passei foi muito aperto quando vi aquele toxa de fogo e parecia atingir brejetuba mas ouve um comentrio que caiu uma parte em batatinha ibatiba ES.

    ResponderExcluir

Comente a vontade, pode ser anonimo se preferir.