sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PEQUENA BARREIRA DESCE NO MORRO DA CATRACA E ENTOPE CÓRREGO

20:42 - O CENTRO DE BREJETUBA NA ALTURA DA LOJA O PAULISTÃO JÁ ESTÁ TODO ALAGADO DEVIDO AO BARRO QUE FOI ARRASTADO PELO CÓRREGO QUE PASSA EM BAIXO DO SUPERMERCADO GRIFFO.
20:51 - A RUA DO CENTRO CULTURAL TAMBÉM ESTÁ ALAGADA DEVIDO AO TRANSBORDAMENTO DO CÓRREGO QUE PASSA EM BAIXO DO SUPERMERCADO GRIFFO.
21:27 - FALTAM 80 CM PARA O RIO SÃO DOMINGO TRASBORDAR NOVAMENTE.
01:52 - A CHUVA DA UMA TRÉGUA É O NÍVEL DO RIO SÃO DOMINGOS BAIXA.



PREVISÃO ATUALIZADA VIA SATÉLITE MAPA DO ES


Casagrande confirma Enio e Casado em secretarias e conclui equipe de Governo


O governador eleito do Espírito Santo, senador Renato Casagrande, conclui nesta quarta-feira (29), sua equipe de governo que vai atuar a partir do dia 1º de janeiro. Foram anunciados os nomes de José Paulo Viçosi, conhecido como Frei Paulão, para ser secretário de Estado da Cultura. O coordenador de Governo da prefeitura da Serra, Iranilson Casado Pontes, será o titular da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O atual secretário de Agricultura, Enio Bergoli da Costa, continuará sendo o titular da pasta, assim como Angela Maria Soares Silvares, que permanecerá à frente da Secretaria de Estado de Controle e Transparência, e o coronel Helvio Brostel Andrade, que continuará como secretário chefe da Casa Militar da Governadoria do Estado.

O futuro governador também anunciou também nomes do segundo escalão do Governo. O secretário de Turismo, João Felício Scárdua, será o diretor-geral do Detran; Tereza Maria Sepulcri Netto Casotti será a diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES); Aladim Fernando Cerqueira será o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); o coronel Fronzio Calheira Mota será o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros; e Evair Vieira de Melo será o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).


Confira o perfil da equipe de Governo para 2011

Enio Bergoli da Costa – Secretário de Estado da Agricultura
Gaúcho de Cruz Alta, Enio Bergoli é casado, pai de dois filhos e tem 47 anos. Se formou em Engenharia Agrônoma na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e fez pós-graduação em Administração Rural na Universidade Federal de Viçosa (UFV). É servidor de carreira do Incaper há 25 anos, tendo ocupado a presidência da autarquia entre 2003 e 2008. De abril de 2008 a outubro de 2009 foi secretário de Estado de Gerenciamento de Projetos e desde novembro de 2009 atua como secretário de Estado da Agricultura.

José Paulo Viçosi (Frei Paulão) – Secretário de Estado da Cultura
Nasceu em Venda do Imigrante e tem 50 anos. Fez dois cursos superiores: Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia, em Franca (SP), e Teologia no Instituto PIO XI, na cidade de São Paulo. Foi prefeito de Muqui por dois mandatos seguidos (2001 a 2008) e é filiado ao PSB desde 1998, tendo sido membro dos diretórios nacional e regional do partido. Atualmente, é membro da executiva regional do PSB.

Iranilson Casado Pontes – Secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb)
Aos 50 anos, Iranilson Casado é natural de Vila Velha, casado e pai de dois filhos. Formado em Administração de Empresas pela UVV, fez cursos na área de planejamento, orçamento e finanças públicas. Ocupou algumas secretarias em Vila Velha (Administração; Serviços Urbanos; e Controle Interno). Na Serra, foi secretário municipal de Saúde; presidente do Instituto de Previdência dos Servidores; e, atualmente, é coordenador geral de Governo. Também foi diretor do Hospital das Clínicas da Ufes. No Ministério do Trabalho, foi coordenador geral de Parcerias Empresariais da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego. É filiado ao PDT.

Angela Maria Soares Silvares – Secretária de Estado de Controle e Transparência
Natural de Ervália (MG), Angela Maria é casada e tem dois filhos. Formada em Administração de Empresas e em Direito, tem especialização em Administração Pública na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atuou como assessora técnica na Companhia de Melhoramento e Desenvolvimento Urbano (Comdusa); no Tribunal de Contas do Espírito Santo (foi secretária geral das sessões, subdiretora geral, chefe de Controladoria Técnica e coordenadora de Atividade Meio). Trabalhou ainda como consultora nas áreas de Direito Público e Administrativo da Conás – Consultoria e Assessoria Ltda. Também foi auditora geral adjunta na Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), sendo que desde fevereiro de 2009 é a titular da pasta.

Coronel Helvio Brostel Andrade – Secretário chefe da Casa Militar da Governadoria do Estado
Coronel Andrade nasceu em Resplendor (MG), tem 47 anos, é divorciado e pai de uma filha. É oficial formado pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e pós-graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Realizou curso de Gestão e Gerenciamento de Segurança Pública no Centro de Aperfeiçoamento de Estudos Superiores da Polícia Militar de São Paulo. Exerceu atividades inerentes ao cargo e atuou como piloto de helicóptero em atividades de Segurança Pública e de Defesa Social. Ingressou na Polícia Militar em 1981 e em 2003 assumiu a Subchefia da Secretaria da Casa Militar. Posteriormente, tornou-se secretário Chefe da Casa Militar, cargo que ocupa atualmente.

João Felício Scárdua – Diretor-geral do Detran
Nasceu em Itarana, tem 67 anos, é casado e pai de 5 filhos. Formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Scárdua tem uma vasta experiência no setor público nos níveis municipal, estadual e federal. Já foi diretor superintendente do Sebrae; secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo; presidente do Conselho Estadual de Saúde; diretor presidente do Banestes; coordenador Geral do Governo da Prefeitura Municipal da Serra; diretor presidente da Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), do Ministério da Agricultura; secretário de Modernização Administrativa do Ministério da Educação e Cultura; diretor Presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); entre outros cargos. Atualmente, é secretário de Estado do Turismo.

Tereza Maria Sepulcri Netto Casotti – Diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES)
Nascida em Vitória, Tereza tem 50 anos, é casada e mãe de dois filhos. Engenheira Civil formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), é funcionária de carreira do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) há 26 anos, tendo exercido várias funções. Iniciou a carreira como Engenheira Fiscal de Obras na regional Sul do DER, tendo atuado também como Diretora de Transportes, Gerente de Custos e Orçamentos e Chefe de Gabinete da Diretoria Geral. Atualmente, é Presidente da Comissão Permanente de Licitação e Gerente de Gestão Logística do DER onde responde pela consolidação do Sistema Rodoviário Estadual.

Aladim Fernando Cerqueira – Diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema)
Aladim nasceu em Belo Horizonte, tem 44 anos, é casado e pai de dois filhos. Se formou em Engenharia Agrônoma na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e fez mestrado em Solos na Universidade Federal de Viçosa (UFV). É servidor público de carreira do Iema, tendo exercido o cargo de diretor técnico do instituto entre 2008 e 2009. Desde então, ocupa o cargo de diretor presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Coronel Fronzio Calheira Mota – Comandante Geral do Corpo de Bombeiros
Fronzio Calheira é paulista, casado, tem 46 anos e dois filhos. Além de ser bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fez o curso superior de Bombeiro Militar no Corpo de Bombeiros Militar do Estado, e de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar de Pernambuco. É pós-graduado em Segurança Pública pela Ufes e realizou alguns cursos fora do Brasil: “Técnicas de Salvamento e Combate a Incêndio no Corpo de Bombeiros de Kitakyushu”, no Japão; “Operação de Plataformas Hidráulicas na Fábrica da Bronto Skylift” em Tampere, na Finlândia; e curso sobre “Sistema de Comando em Incidentes no Centro de Treinamento da Guarda Costeira dos Estados Unidos”, Yorktown, em Virginia. Foi coordenador estadual da Defesa Civil e atualmente é comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Evair Vieira de Melo – Diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)
Nasceu em Conceição do Castelo, tem 38 anos, é casado e pai de dois filhos. É formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (Facacci) e técnico agrícola formado pelo Ifes, campus Alegre. Pós-graduado em cafeicultura pela Universidade Federal de Lavras (MG) e pós-graduando em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi secretário de Agricultura de Venda Nova por dois mandatos e diretor técnico da Pronova – Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do ES. É presidente do Incaper desde abril de 2009.

Tadeu Marino – Secretário de Estado de Saúde
Nascido em Colatina, Tadeu tem 51 anos, é casado e pai de três filhos. Formado em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fez especialização em pediatria no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro. Foi secretário municipal de Saúde de Colatina durante sete anos e secretário de Estado de Saúde ainda no primeiro mandato do governador Paulo Hartung. Foi fundador do PSB em Colatina e presidente do partido no município. Atualmente, dirige o Hospital Sílvio Avidos.

Fábio Ney Damasceno – Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas
Natural de São Paulo, tem 36 anos, é casado e tem um filho. É formado em Engenharia Civil com Especialização em Transportes pela Faculdade de Engenharia Industrial São Bernardo do Campo, em São Paulo (FEI). Cursou mestrado em Transportes na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e faz pós-graduação em Administração Pública e Gestão de Cidades. Atua na área de transportes desde 1996, passando pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo e por empresas de consultoria no setor. Também foi diretor de Transportes do antigo Dertes, hoje DER, e atualmente é secretário municipal de Transportes e Infraestrutura Urbana de Vitória. É filiado ao PMDB.

Rodrigo Coelho – Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos
Rodrigo nasceu em Bom Jesus de Itabapoana, tem 34 anos, é casado e pai de duas filhas. Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Padre Humberto, de Itaperuna, tem pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Gama Filho. Trabalhou em campanhas eleitorais, foi assessor parlamentar do então deputado Carlos Casteglione e secretário municipal de Governo de Cachoeiro de Itapemirim. Por duas vezes foi candidato a vice-prefeito e nas últimas eleições disputou o cargo de deputado estadual, sendo o primeiro suplente da coligação. É filiado ao PT desde 1999.

José Eduardo Faria de Azevedo – Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos
É casado, tem 50 anos e é pai de duas filhas. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tem especialização em Transportes e Trânsito e pós-graduação em Gestão Pública Municipal. Foi técnico do Instituto Jones dos Santos Neves, presidente da Ceturb e presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória. Também foi secretário de Planejamento de Vitória. Na Serra, foi secretário de Planejamento; de Desenvolvimento Econômico; e atuou na coordenadoria de Governo. Foi secretário de Estado de Planejamento e, atualmente, é secretário de Estado de Governo e membro da equipe de transição.

Antônio Alexandre dos Passos Souza – Secretário de Estado de Turismo
Nascido em Vitória, Alexandre Passos é casado, tem 49 anos e é pai de um casal de filhos. Formado em Administração pela Faesa, tem especialização em Orçamento Público. É funcionário do Instituto Jones dos Santos Neves e filiado ao PT desde 1982. Foi chefe do grupo de Planejamento Setorial, ligado à Secretaria de Planejamento, função na qual prestou serviços para diversas secretarias do Estado. Foi subcoordenador do Orçamento do Governo; subsecretário de Administração do Governo; e diretor administrativo do Banestes. Atualmente é vereador, tendo presidido por seis anos a Câmara de Vereadores de Vitória.

Bruno Pessanha Negris – Presidência do Banestes
Nascido em São Mateus, tem 48 anos, é casado e pai de dois filhos. Auditor Fiscal da Receita Estadual, é bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Tributário, Direito Internacional Fiscal; e especialista em Integração Econômica pela Universidade de Brasília (UNB) e pela Universidade de Lisboa. Foi professor de Direito Tributário e Administrativo; membro do Conselho do GERES; do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ /MF); do Conselho Administrativo da ADERES e PRODEST; e membro do Conselho Fiscal. Atualmente, é secretário de Estado da Fazenda e preside o Conselho Administrativo do Banestes. Ocupou os cargos de Subsecretario de Desenvolvimento e Subsecretario de Estado da Receita.

Guerino Balestrassi – Presidência do Bandes
João Guerino Balestrassi tem 51 anos, é colatinense, casado e tem três filhos. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tem pós-graduação em Administração pela Faculdade Castelo Branco de Colatina (Facec). Trabalhou como engenheiro na Metalosa; foi presidente e vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce; presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes); diretor da Região Sudeste da Confederação Nacional dos Municípios (CNM); e vice-presidente da CNM. Também foi prefeito de Colatina, diretor-presidente do Bandes, entidade que voltará a dirigir no governo de Renato Casagrande. Desde 2010 ocupa o cargo de secretário de Estado de Economia e Planejamento.

Coronel Anselmo Lima – Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo

Natural de Alegre, o futuro comandante da PMES é casado, tem 48 anos, e é pai de um casal de filhos. Mora em Alegre e há 28 anos integra a corporação militar. Fez o curso de Formação de Oficiais na Academia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (1983 e 1985) e especialização em Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 1998. Comandou a Companhia Independente de Afonso Cláudio entre 2000 e 2002 e também o 9º Batalhão da PMES de Cachoeiro de Itapemirim de 2005 a 2007. Foi Diretor-Adjunto de Apoio Logístico da PMES entre 2007 e 2008. Atualmente, é Comandante do 3º Batalhão da PMES, localizado em Alegre.

Coronel Marcos Aurélio Capita aa Silva – Subcomandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo
Nascido em Natividade (RJ), tem 49 anos, é casado, pai de duas filhas e reside em Vitória. Ingressou na Polícia Militar há quase 30 anos. Fez o curso de Formação de Oficiais na Academia da Polícia Militar do Estado de Pernambuco entre 1981 e 1983 e tem especialização em Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desde 1998. Foi Subcomandante do Policiamento Ostensivo Metropolitano da Grande Vitória (CPOM) entre 2005 e 2006; Diretor de Finanças da Polícia Militar de 2007 a 2008; Corregedor da PMES em 2009; e Subcomandante Geral em 2010. Também comandou o 9º Batalhão da PMES, localizado em Cachoeiro de Itapemirim, e atuou por muitos anos no Serviço de Inteligência capixaba.

Coronel Dejanir Braz Pereira da Silva – Corregedor-geral da Polícia Militar do Espírito Santo
Natural de Colatina, o Coronel Dejanir é casado, tem um filho e reside em Vitória. Ingressou na Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) há 28 anos, quando fez curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (1983 e 1985). Em 1998, fez especialização em Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi Comandante do Batalhão de Missões Especiais da PMES e do Batalhão de Trânsito da corporação. Atualmente, exerce a função de diretor-adjunto de Ensino da Polícia Militar capixaba.

Robson Leite Nascimento – Secretário de Estado de Governo
Natural de Ataléia (MG), Robson Leite, 52 anos, é casado e tem dois filhos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fez MBA corporativo na Fundação Dom Cabral. Já exerceu as funções de secretário parlamentar na Assembléia Legislativa; assessor legislativo na Câmara dos Deputados e no Senado Federal; e atuou como coordenador de várias campanhas eleitorais. Foi consultor político da BR Consultores Associados e, atualmente, exerce o cargo de gerente de Relações com a Comunidade na Fíbria Celulose.

Sandra Maria Wernersbach Cola – Superintendente Estadual de Comunicação
Nascida em Domingos Martins, Sandra tem 54 anos, é casada e mãe de duas filhas. Jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fez curso intensivo de Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP) e é pós-graduada em Economia para Jornalistas e Comunicadores Institucionais pela Ufes. Trabalhou na TV Vitória como pauteira, produtora e chefe de reportagem; foi taquígrafa na Assembléia Legislativa do ES e já deu aulas de taquigrafia no Colégio Brasileiro de Vitória. Desde 1989 trabalha na Pauta 6 Comunicação, empresa que presta serviços de comunicação empresarial, exercendo atualmente o cargo de diretora.

Valésia Perozini Inácio – Chefe de Gabinete do Governador
Natural de Itaguaçu, Valésia Perozini é advogada formada pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI). Filiada ao PSB desde 1992, foi assessora jurídica do partido de 1992 a 2002. Trabalhou como assessora jurídica do governador eleito Renato Casagrande quando ele foi deputado estadual e deputado federal. Quando o mesmo exerceu os mandatos de vice-governador e senador da República, Valésia atuou como chefe de gabinete.

Klinger Marcos Barbosa Alves – Secretário de Estado de Educação
Nascido em Guaçuí, Klinger Alves tem 62 anos, é casado e pai de dois filhos. Com graduação e mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), é doutor em Física pela Universidade de Manchester e pós-doutor pelo Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. É professor aposentado do Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atualmente ministra aulas na Faculdade do Centro Leste (no município da Serra), entidade da qual é diretor acadêmico. Klinger foi pró-reitor da Ufes, tanto na área acadêmica como na de extensão. Também participou do Conselho de Educação do Espírito Santo por dois mandatos. Tem longo envolvimento com a área de ciência, tecnologia e educação no Espírito Santo.

Guilherme Henrique Pereira – Secretaria de Estado de Economia e Planejamento
Tem 63 anos, é casado e pai de dois filhos. É formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pós-graduado pela Universidade Estadual de São Paulo; doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com tese sobre a Política Industrial e o Potencial de sua Formulação por Governos Sub-nacionais. Trabalhou no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo e foi professor da Ufes. É ex-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves; ex-secretário de Estado do Planejamento; e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. Também foi presidente da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Exerceu até o ano passado o cargo de secretário Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia. Coordenou a elaboração do programa de Governo da campanha de Renato Casagrande e participa da Comissão de Transição.

Neivaldo Bragato – Companhia Espírito Santense de Abastecimento (Cesan)
É casado, tem 54 anos e é pai de três filhos. É economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e auditor fiscal da Receita Federal do Ministério da Fazenda. Tem MBA em Administração de Empresas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já foi secretário de Finanças da Serra; presidente do Departamento de Imprensa Oficial do Governo; e subsecretário de Planejamento do Estado. Em Vitória, atuou como secretário da Fazenda; secretário de Planejamento; e secretário de Serviços Urbanos. Foi também secretário de Estado de Governo e atualmente é secretário de Transporte e Obras Públicas e membro da Comissão de Transição do Governo.

Anilton Salles Garcia – Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes)
Anilton Salles Garcia nasceu em Afonso Cláudio, tem 57 anos, é casado e pai de dois filhos. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tem Mestrado em Otimização e Pesquisa Operacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutorado em Engenharia Elétrica na área de Telecomunicações também pela UNICAMP. Professor do Departamento de Informática da Ufes desde 1978, é pesquisador do Laboratório de Telecomunicações da Ufes, pesquisador do Núcleo de Excelência em Comunicações Óticas e Fotônica da Ufes, Coordenador do Projeto Living Lab Espirito Santo Cidadania Digital (reconhecido pela União Europeía). Foi pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da TELEBRAS, em um convênio entre a UNICAMP e a TELEBRAS. Trabalhou como Engenheiro de Projetos na Elebra Telecomunicações Limitada; foi Diretor Executivo da Fundação Ceciliano Abel de Almeida; e atualmente é coordenador pela Ufes dos projetos de Tecnologia de Informação e Comunicação.

Maurício Cézar Duque – Secretário de Estado da Fazenda
Nascido em Vitória, Maurício Cezar Duque tem 39 anos, é casado e pai de dois filhos. É economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com mestrado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). É professor universitário, ocupou a Diretoria Financeira da Codesa e a Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Vitória. Atuou como coordenador operacional da campanha de Renato Casagrande nas últimas eleições e atualmente é membro da Comissão de Transição do Governo.

Paulo Ruy Valim Carnelli – Secretário de Estado de Meio Ambiente
Paulo Ruy nasceu em Vitória, tem 54 anos, é casado e pai de três filhos. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em Administração pela Faesa. Trabalhou na Escelsa de 1981 a 1996 como engenheiro e diretor de Distribuição. Foi secretário de Transportes e Infraestrutura Urbana de Vitória e secretário de Desenvolvimento Urbano de Vitória. Lecionou na Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (atual Ifes). Atuou como diretor presidente da Cesan durante os anos de 2003 e 2008 e da Associação Brasileira das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (AESBE) de 2006 a 2008. De abril de 2008 a setembro de 2009 foi secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), quando assumiu pela segunda vez, em outubro de 2009, a presidência da Cesan.

Rodrigo Marques de Abreu Júdice – Procurador Geral do Espírito Santo
Capixaba, Rodrigo Júdice tem 37 anos, é divorciado e não tem filhos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tem mestrado em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e é mestrando em Direito Civil pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP). Foi professor de Direito Processual Civil da Escola de Magistratura Trabalhista. É procurador do Espírito Santo desde 1997, quando foi aprovado em um concurso público, e já atuou como advogado em escritórios nas áreas do direito civil, comercial, tributário e empresarial nas Justiças Estadual e Federal. Foi procurador chefe do Centro de Estudos e Informações Jurídicas; e procurador chefe de Subprocuradoria de Consultoria Administrativa.

Luiz Ciciliott - Secretário de Estado da Casa Civil
Nascido em Iconha, Ciciliotti tem 56 anos, é casado, pai de dois filhos. Se formou em Farmácia na antiga Fafabes (hoje, Ufes) e em Licenciatura Plena no Cefet de Belo Horizonte. Fez pós-graduação em Auditoria em Saúde na Faesa. Foi subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia no atual Governo; subsecretário de Estado da Saúde no Governo Victor Buaiz; e coordenou a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) entre 2003 e 2007. É filiado ao PSB desde abril de 1986 e presidiu, por duas vezes, o PSB de Vitória. Dentro do partido exerceu as funções de tesoureiro e secretário executivo e atualmente preside a Executiva Regional do PSB desde 2008. Ciciliotti também foi presidente do Conselho Regional de Farmácia por dois mandatos; presidiu ainda o Sindicato dos Farmacêuticos; e foi membro do Conselho Federal de Farmácia.

Vandinho Leite - Secretário de Estado de Esporte e Lazer
Vereador do município da Serra eleito em 2004, Vandinho Leite foi eleito deputado estadual por dois mandatos consecutivos (2006 e 2010), sendo o terceiro mais votado nas últimas eleições. Natural de Baixo Guandu, Noroeste do Espírito Santo, Vandinho mora na Serra desde a infância. Com 32 anos, é casado e pai de um filho. É formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas. Na Assembléia, tem como principais bandeiras a luta pela educação básica e profissionalizante, o que possibilitou a ele assumir a presidência da Comissão de Educação da Assembléia.

Jadir Pela - Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia
Natural de Santa Rita do Itueta, em Minas Gerais, Jadir Pella, vive no Espírito Santo desde 1964. É casado, pai de três filhos e tem 52 anos. É licenciado em Mecânica pela Ufes, mestre em Ciência da Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e é doutorando em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Atualmente, Jadir é diretor-geral do Ifes Campus Vitória, mas já foi diretor da Escola Técnica do Espírito Santo; foi diretor-geral do Cefetes; e reitor do Ifes. É servidor da Ufes há 33 anos.

Henrique Herkenhoff - Secretário de Segurança Pública
Henrique Herkenhoff atualmente é desembargador no Tribunal Regional Federal, em São Paulo, tem 42 anos e nasceu em Cachoeiro de Itapemirim. É formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e faz doutorado em Direito Civil na Universidade de São Paulo (USP). Herkenhoff já foi procurador de Vitória, da Ufes, INSS e ex-procurador da República, tendo exercido as funções de procurador regional eleitoral, procurador federal e procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) no Estado. O magistrado integrou ainda a Missão Especial de Combate ao Crime Organizado no Espírito Santo, entre os anos de 2001 e 2002.

André Garcia - Secretaria de Ações Estratégicas
Foi membro da Força Aérea por 10 anos, antes de ser procurador de Pernambuco, onde também foi secretário-executivo de Defesa Social. Em 2008 veio para o Estado, onde assumiu a Subsecretaria de Integração. Em abril deste ano tornou-se secretário de Segurança Pública. Garcia se graduou em Direito na Universidade Federal de Pernambuco, onde fez especialização na mesma área. O mestrado foi realizado na Universidade Católica, também de Pernambuco.

Angelo Roncalli - Secretaria do Sistema Penitenciário e Medidas Socioeducativas
Ângelo Roncalli de Ramos Barros, 45 anos, é baiano e administrador de empresas e vai dar continuidade ao trabalho de reestruturação do sistema prisional capixaba. Uma das metas do novo secretário será a geração de atividades que empreguem o maior número de internos, buscando a humanização e a ressocialização de detentos. No Governo do Distrito Federal, Barros atuou como diretor-executivo da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), onde foi responsável pela implantação do projeto de educação para os presos do Complexo Penitenciário da Papuda, entre outras atividades.


Previsão de chuvas com ventos fortes e queda de granizo nesta quinta

Boletim divulgado às 17h pela Defesa Civil diz que cerca de 419 pessoas estão desabrigadas e 3.142 desalojadas no Estado


A antevéspera do Ano Novo deve ser marcada por chuvas intensas nas regiões Serrana, Nordeste (áreas próximas ao litoral) e Noroeste do Estado no decorrer do dia de quinta-feira (30). As chuvas deverão ocorrer de forma localizada e podem vir acompanhadas de rajadas de ventos fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O aviso meteorológico foi divulgado nesta quarta-feira pela Defesa Civil Estadual.

De acordo com o boletim divulgado às 17h desta quarta, em todo o Estado, aproximadamente 419 pessoas estão desabrigadas (precisam se alojar em abrigo da Prefeitura Municipal) , 3.142 pessoas se encontram desalojadas, ou seja, precisaram deixar suas casas, mas ficam em casa de um amigo ou de um parente.

Os municípios de Bom Jesus de Norte, Muqui, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Cariacica solicitaram apoio da Setades para assistência humanitária, com o envio de materiais como cestas básicas e colchões para atender a população afetada.

A Defesa Civil Estadual já recebeu os decretos de Situação de Emergência do prefeito de Itarana, Itaguaçu e Bom Jesus do Norte que será encaminhado para homologação pelo governo do estado.

Plano Estadual de Contingência


Em virtude da ocorrência das fortes e frequentes chuvas no Estado nos últimos dias, tendo como consequência o registro considerável de municípios afetados, a Defesa Civil Estadual acionou o Plano Estadual de Contingência, que foi criado pelo Governo do Estado para oferecer auxílio rápido e eficaz em situações de emergência causadas por desastre.

Na manhã desta quarta, o comitê de resposta a desastres se reuniu no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, com o objetivo de nivelar a diretriz já traçada de atuação para os casos de enxurrada provocados pelas grandes precipitações.

As entidades participantes do plano deverão disponibilizar técnicos para compor equipes de atendimento nas situações de emergência, e estabelecer escala de plantão de forma a organizar esquema para possível demanda em finais de semana e fora do horário de expediente.

No interior do estado os municípios de Itarana, Itaguaçu, Muqui, Santa Maria de Jetibá, Mimoso do Sul e Laranja da Terra já haviam sido atingidos pelas chuvas que ocorreram na noite de domingo (26). Hoje acrescentam a lista dos afetados no interior do estado os municípios de Afonso Claúdio, Brejetuba, Iúna, Ibitirama, Santa Leopoldina, Ibatiba, Bom Jesus do Norte, Colatina, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim e Marechal Floriano.

Na Grande Vitória foram registrados alagamentos em Vila Velha, Viana, Cariacica e Serra. Em Fundão o rio aumentou seu nível em 2,20 m e a defesa civil local está em alerta.



Confira Os Estragos da Enchente Em Todo o Estado


SANTA MARIA DE JETIBÁ


IÚNA




ITARANA


COLATINA


AFONSO CLAUDIO


Pai engravida a filha e estupra a neta em Venda Nova do Imigrante

Venda Nova do Imigrante – Um caso de abuso sexual envolvendo um pai, uma filha e uma neta, provocou revolta aos moradores de uma comunidade rural de Venda Nova: um pai abusou sexualmente da filha há 17 anos e a engravidou. A neta do criminoso, que também é sua filha, foi estuprada por ele.

A situação deixou perplexos os policiais da Polícia Militar de Venda Nova do Imigrante que o prendeu e Delegacia de Polícia Civil, onde o homem foi autuado pela delegada Maria Elizabete Zanoli. O lavrador de 55 anos é suspeito de ter estuprado a própria filha de 35 anos, e a neta de 17 anos.

O crime foi denunciado à PM pelos moradores de São José de Alto Viçosa, zona rural de Venda Nova. Segundo o delegada Maria Elizabete Zanoli, o homem já esteve preso em Domingos Martins por este mesmo motivo. Por falta de provas ele foi posto em liberdade.

A delegada afirmou que os exames de DNA feitos na família condenam o lavrador que voltou à prisão. Desta vez, segundo a delegada Zanoli, ele foi autuado com base no DNA e encontra-se no setor de carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Conceição do Castelo.

Segundo a delegada, desde a primeira vez que foi preso, o criminoso nega ter estuprado a filha e a neta. "Mas agora com o resultado recentemente expedido pela Polícia Civil, não há como ele negar os estupros, apesar de a mulher dele não acreditar que a situação é verdadeira".

Na prisão anterior em Domingos Martins, efetuada pelo investigador Juarez Xavier, a filha do estuprador confessou ter sido violentada pelo pai, mas ele a ameaçava de morte caso contasse para alguém. "Na ocasião ela deduzia que a filha seria dela, fruto do relacionamento criminoso que teve com o próprio pai por duas vezes".



NÍVEL DA ENCHENTE BAIXA EM BREJETUBA

O nível do rio baixou em Brejetuba, mas como o risco de temporal ainda é muito grande para o dia de hoje, moradores temem em voltar para suas casas.
Aguardemais informações.

BREJETUBA ESTÁ EMBAIXO D’AGUA

Um temporal que atingiu a cidade de Brejetuba no começo da noite desta Terça-feira deixou a cidade de Brejetuba embaixo d’agua.
Neste momento a chuva cessou e a agua começa baixar na cidade, ao todo foram mais de 20 casas afetadas e pessoas que perderam seus moveis. A água do rio são domingos que subiu mais de 5 metros, invadiu principal avenida da cidade, os prejuízos ainda não foram contabilizados.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dilma confirma Iriny Lopes na Secretaria Especial para Mulheres


A deputada federal Iriny Lopes (PT-ES) foi confirmada na Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. A presidente eleita Dilma Rousseff anunciou, por meio de nota, o nome da deputada na manhã desta quarta-feira (22). Também foi anunciado o nome de Afonso Florence (PT-BA) para comandar o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Com Iriny e Florence, Dilma termina a escolha dos ministros que tomam posse junto com ela e o vice, Michel Temer, no dia 1º de janeiro.

A presidente eleita não criou nenhuma nova pasta. Ela desistiu do Ministério de Portos e Aeroportos, que iria para o PSB, por conta da ameaça de um caos aéreo entre o fim deste ano e o começo do próximo, de acordo com informações da Agência Estado. O setor continuará sob o comando do Ministério da Defesa.

Com a decisão, a Secretaria dos Portos ficou como estava e foi para as mãos do PSB. Assumirá o comando Leônidas Cristino, prefeito de Sobral eleito e reeleito com apoio do governador do Ceará, Cid Gomes, e do deputado Ciro Gomes. O partido também emplacou Fernando Bezerra Coelho, na Integração Nacional.

Além dos dois indicados do PSB, Dilma confirmou na última terça-feira (21) os nomes de Luiz Sérgio Nóbrega (Relações Institucionais) e José Elito Carvalho Siqueira (Segurança Institucional). O ministro Jorge Hage, da CGU (Controladoria Geral da União) foi convidado para seguir no governo.

Nota à imprensa

A presidenta eleita da República, Dilma Rousseff convidou o deputado federal eleito pela Bahia Afonso Bandeira Florence para a pasta do Desenvolvimento Agrário e a deputada federal Iriny Lopes para a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

A presidenta eleita orientou-os a trabalhar de forma integrada com os demais ministérios para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda, para promover os avanços que vão assegurar a melhoria de vida de todos os brasileiros.

Perfil

Aos 54 anos, Iriny Lopes reelegeu-se em outubro para o seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Membro da Executiva Nacional do PT, ela foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), em 2005, e integrou o Conselho de Ética. Ela foi relatora do processo que culminou na cassação do ex-deputado André Luiz, do Rio de Janeiro, flagrado num diálogo em que tentava extorquir R$ 4 milhões do empresário de jogos Carlos Cachoeira.

Suplente

Com a saída da deputada reeleita Iriny Lopes para assumir a Secretaria Especial para Mulheres, quem vai ocupar a vaga da petista na câmara é o primeiro suplente da coligação, o deputado federal Camilo Cola (PMDB-ES).


Fonte:Folha Vitoria





quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

HOJÉ É O ULTIMO DIA PARA INSCRIÇÃO DO CONCURSO DE VENDA NOVA

ABAIXO LINK PARA O EDITAL.
http://www.vendanova.es.gov.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=0&task=viewcategory&catid=13

Conceição de Castelo deve ter disputa acirrada em 2012


Com uma população de pouco mais de 11 mil habitantes, o pacato município de Conceição de Castelo, região serrana no sul do Estado, promete uma eleição rumo à prefeitura bastante acirrada, em 2012.

O atual prefeito, Odael Spadetto (PMDB), tem pela frente o fantasma do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que rejeitou suas contas da campanha eleitoral de 2008, e sua entrada na disputa daqui a dois anos ainda é uma interrogação. Entretanto, caso venha a concorrer ao pleito, é considerado um fortíssimo candidato.

Na oposição, o PSB tem dois candidatos e passa pelo dilema de ter que escolher apenas um. Estuda-se a hipótese de uma pesquisa interna para avaliar qual deles é a melhor alternativa. De um lado está o ex-prefeito Saulo Belisário, que antecedeu o atual prefeito, e, do outro, Válber de Vargas Ferreira.

O atual presidente da Câmara Municipal, Domingos Lúcio Zanon (PPS) –no terceiro mandato como vereador –, está à espera de uma eventual pesquisa dos pré-candidatos à prefeitura. Disse que, caso seu nome venha estar bem posicionado junto ao eleitorado, não hesitará em entrar na disputa pela primeira vez.

Domingos Zanon disse que a gestão do prefeito Spadetto no primeiro ano da administração foi muito ruim e criticada pela população, mas atribuiu o problema à crise mundial, que contribuiu para queda nos preços do café e de rochas ornamentais, principais fontes da economia local, ao lado do plantio de eucaliptos. Contudo, assinalou que a avaliação popular do prefeito vem melhorando significativamente, o que o torna um forte concorrente na sucessão municipal.

Fonte: Seculo Diário


Ação contra Sueli e Sérgio Vidigal tem relação com prisões feitas pela Polícia Federal

"São casos muito graves. Coação de servidores... distribuição de cestas básicas... financiamento de campanha por uma empresa que recebe dinheiro municipal", diz procurador
Casal Vidigal, ao lado de Aparecida Denadai, que é cumprimentada por Casagrande.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou nesta quarta-feira (15) uma ação de investigação judicial contra a deputada federal Sueli Vidigal (PDT), no mesmo dia em que a Polícia Federal desencadeou a operação "Em nome do filho", que apura denúncia de caixa dois de campanha eleitoral na Serra, reduto da parlamentar e do marido, o prefeito Sérgio Vidigal (PDT).

Na ação o MPE pede que a deputada federal seja condenada à cassação do registro ou do diploma, à inelegibilidade por oito anos e ao pagamento de multa. Os crimes apontados são os de abuso de poder econômico e político e captação ilícita de recursos. Sueli Vidigal foi reeleita para a Câmara dos Deputados com 141 mil votos.

A ação salienta que Sérgio Vidigal utilizou a máquina pública para beneficiar a mulher por meio dos programas de ação social da prefeitura, em especial o "Serra Cidadã". De acordo com a denúncia, Vidigal vinculou a imagem da candidata a esses projetos, que incluíam a distribuição de brinquedos, cestas básicas e diversos outros benefícios para a população "menos favorecida" do município.

De acordo com o procurador regional eleitoral Paulo Roberto Bérenger a ação foi motivada por denúncias de crime eleitoral posteriormente apuradas pelo Ministério Público. Ele cita como exemplo um vídeo em que carros de campanha de Sueli Vidigal distribuíam cestas básicas em bairros da Serra.

"Essa questão da distribuição de cesta básica chegou diretamente a mim, foi através de um vídeo. O vídeo em si não queria dizer muita coisa, mas aprofundando, a gente percebe que existiam outras coisas por trás disso".

A secretária de Promoção Social da Serra, Nazaret Pimentel, teria cedido servidores da administração municipal para a campanha e imposto "ostensiva pressão", principalmente sobre os comissionados, ameaçados de demissão caso não apoiassem a campanha de Sueli. O inquérito da Polícia Federal também trata da extorsão cometida contra os comissionados.

Outro vídeo que chegou ao MPE mostra um caminhão de campanha na área da empresa Mosca, que tem contrato com a Secretaria de Serviços da Serra. A ação aponta que a empresa fornecia combustível para carros de campanha, mas a legislação proíbe a doação por parte de empresas concessionárias ou permissionárias do poder público. Essa denúncia é considerada a mais grave por Bérenger.

"São casos muito graves. Coação de servidores, aproveitamento de programa da Serra Cidadã como distribuição de cestas básicas e, mais grave ainda, é o financiamento de campanha por uma empresa que recebe dinheiro municipal".

O representante da empresa Mosca no Espírito Santo, Amilton Gonçalves, também é citado na ação do MPE e, assim como Sueli e Sérgio Vidigal, pode ficar inelegível por oito anos e pagar multa. Amilton foi um dos presos nesta quarta-feira na operação "Em nome do filho".

Relação entre a operação da PF e a ação do MPE


De acordo com o procurador regional eleitoral a ação do MPE e a operação da Polícia Federal têm em comum provas e denúncias. Ele afirmou que o casal Vidigal foi citado também no inquérito policial, mas não soube precisar a participação deles no esquema investigado pela PF.

A diferença entre a ação do Ministério Público e a da polícia é que a primeira ocorre na área cível e a segunda na área criminal. O fato de serem realizadas na mesma data foi, de acordo com o procurador, "uma certa coincidência".

O corregedor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Álvaro Bourguignon, deve decidir nesta quinta-feira (16) se aceita o pedido liminar do MPE para a não diplomação da pedetista. A sessão de diplomação está marcada para a próxima sexta-feira (17). Mesmo que a liminar seja deferida, a defesa de Sueli pode recorrer da decisão até o dia da posse, em fevereiro. O pleno do TRE deve julgar os outros pedidos do MPE.

Além das punições previstas para Sueli, caso sejam condenados por abuso de poder político e econômico, Sérgio Vidigal, Nazaret Pimentel e Amilton Gonçalves podem ficar inelegíveis por até oito anos. Eles podem ainda ser condenados ao pagamento de multa.

Contas aprovadas


As contas de campanha da deputada Sueli Vidigal foram aprovadas nesta quarta-feira por três votos a dois pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas com ressalvas. Bérenger, que também faz parte do TRE, votou contra a aprovação, assim como o relator do caso, juiz Júlio César Costa de Oliveira, mas foram votos vencidos. De acordo com o procurador regional eleitoral a aprovação das contas não interfere nem no inquérito da Polícia Federal nem na tramitação da ação do Ministério Público Eleitoral.

Defesa diz que deputada é inocente
Alegando inocência de sua cliente, a deputada federal reeleita Sueli Vidigal (PDT), o advogado Marcelo Nunes afirmou que a ação do Ministério Público servirá inclusive como uma oportunidade a mais para que a defesa esclareça os fatos.

Nunes alegou que as acusações são frutos "de inúmeras denúncias praticadas pelos adversários políticos, muitos deles com domicílio na Serra", cutucou sem citar nomes - o principal adversário da família Vidigal é o deputado federal eleito Audifax Barcelos.

Das acusações, o advogado defendeu Sueli justificando que vários pontos do processo aberto pelo Ministério Público, como a suposta distribuição de cestas básicas e a veiculação de outdoor de boas festas - caracterizada como autopromoção visando o processo eleitoral - já foram alvos de ações anteriores pelas quais, segundo ele, a deputada foi inocentada. Nunes ainda disse que aguarda pela notificação para apresentar a defesa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Fonte: Gazeta on line


MAIORIA ABSOLUTA DOS INTERNAUTAS APROVOU MUDANÇAS NO TRANSITO DE BREJETUBA

Apenas 18% dos internautas que votaram na enquete disseram que o transito de Brejetuba piorou ou poderia ter ficado do jeito que era antes, o restante aprovou as mudanças no transito da cidade.

Na verdade existem algumas coisas a serem analisadas ainda, como é o caso do retorno em frente à Casa do Agricultor que agora é proibido retornar, porém todos ainda estão fazendo, por falta de alternativa, outro problema é na descida em frente à praça da Igreja Assembléia de Deus, o correto é quem estiver vindo de São Jorge, por exemplo, e quiser pegar o caminho para Afonso Claudio, tem que subir a avenida Firmino Teixeira Griffo e só pode retornar em frente à praça do antigo posto de saúde, porém alguns motoristas, inclusive de transporte escolar, estão curvando em frente à Farmácia Vila Rica e fazendo uma pequena contra mão até o cruzamento em frente ao Rancho Agrícola, são dois pontos que ficaram sem solução correta, aí provoca a imprudência dos motoristas e claro poderá causar acidentes.

No restante, Brejetuba está de parabéns agora ganhou cara de cidade.



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DEPUTADOS QUEREM GANHAR MAIS

Câmara aprova urgência para aumento de salário de parlamentares

Projeto segue agora para o Senado Federal. Atualmente, parlamentares recebem R$ 16,5 mil e presidente R$ 11,4 mil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15) um projeto elevando para R$ 26,7 mil o salário dos parlamentares, do presidente, do vice e dos ministros de estado a partir de 1º de fevereiro de 2011. O projeto segue agora para o Senado Federal, onde pode ser votado ainda nesta quarta. Por ser decreto legislativo, ele não precisa passar pela Presidência da República.

A tramitação foi feita a toque de caixa. Uma reunião da Mesa Diretora foi convocada para discutir o tema pela manhã. Enquanto o colegiado estava reunido, porém, o projeto prevendo o aumento foi levado para o plenário porque já tinha a assinatura de cinco dos setes membros do colegiado.

No plenário, foi necessário votar antes do projeto o regime de urgência para a matéria, que foi pedido por PTB, PSDB, PDT, PC do B, PR, PSC, DEM, PHS, PMDB, PMN, PV, PPS, PT do B e PT. A votação teve que ser nominal porque o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) não concordou em fazer a deliberação por acordo. A urgência foi aprovada por 279 votos a favor, 35 contra e 5 abstenções. Outra sessão foi convocada e o projeto foi aprovado em votação simbólica.

Leia mais notícias do Minuto a Minuto

Se o texto for mantido pelo Senado, os deputados e senadores terão um reajuste de 61,8%, uma vez que recebem atualmente R$ 16,5 mil. No caso do presidente da República e do vice, o reajuste seria de 133,9%. Atualmente, o presidente recebe R$ 11,4 mil. O aumento dos ministros seria maior ainda, uma vez que eles recebem atualmente R$ 10,7 mil.

O aumento de valores nos salários não significará na prática uma equiparação com os ministros do STF porque para isso é necessário uma emenda constitucional. Desta forma, não haverá vinculação e não obrigatoriamente os salários do Legislativo e do Executivo subirão junto com os do Judiciário. Uma proposta em tramitação no Congresso eleva os salários dos ministros do STF para R$ 30,6 mil, mas ainda não há perspectiva de votação.

Os parlamentares, o presidente, o vice e os ministros estão sem reajuste desde 2007. A inflação no período, porém, foi inferior a 20%.

Um dos articuladores da votação do projeto, o primeiro vice-presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), que foi escolhido nessa terça-feira (14) por seu partido para ser candidato ao comando da Casa, negou que o aumento seja uma estratégia de sua campanha. "Uma coisa não tem a ver com a outra, não estou nem na Presidência ainda. Este tema vem sendo discutido há muito tempo e a partir de agora não teremos mais reajustes com índices tão altos a cada três, quatro anos".

Segundo Maia, no início da próxima legislatura será protocolada na Casa uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) equiparando totalmente os salários dos três poderes. De acordo com Maia, esta mesma PEC vai propor o fim do efeito cascata, desvinculando os salários de legislativos estaduais e municipais, por exemplo.

FONTE: g1

OPINIÃO DO BLOGUEIRO:
O maior problema neste aumento de salário é o efeito cascata, ou seja, assembléia estadual também mexe no salário, com isso camara municipal também e aí vai e no final adivinha quem paga a conta?




PF faz devassa na Serra atrás de ‘caixa 2’ da campanha milionária de Sueli Vidigal

O PAU QUEBROU PRO LADO DO CASAL VIDIGAL


Desde as primeiras horas desta quarta-feira (15), agentes da Polícia Federal, por determinação da Justiça Eleitoral, realizaram diligências para cumprir mandados de busca e apreensão nas empresas Grafitusa e Mosca Grupo Nacional de Serviços e na Secretaria de Serviços da prefeitura da Serra. A operação “Em Nome do Filho”, como foi intitulada, também apreendeu documentos e computadores no escritório de contabilidade de Marcos Antônio Teles Gonçalves, chefe de Gabinete do prefeito Sérgio Vidigal.

Além de Teles, a polícia prendeu mais quatro pessoas que estariam ligadas a um suposto esquema de “caixa 2” na campanha eleitoral da deputada federal reeleita Sueli Vidigal (PDT). Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos municípios de Serra, Vitória e também em São Paulo.

As primeiras diligências aconteceram simultaneamente na Gráfica Grafitusa, em Jardim Camburi, Vitória, e na casa do empresário Túlio Samorini, dono da empresa. Em seguida, os policiais federais apreenderam documentos e computadores no escritório de contabilidade de Marcos Teles, no Centro da Serra. O chefe de Gabinete do prefeito Sérgio Vidigal foi também o contador da campanha milionária da deputada Sueli Vidigal.

Os policiais também recolheram documentos da Secretaria de Serviços da Serra, que mantém contratos com a empresa Mosca. O responsável pela empresa no Estado, identificado como Amilton, também foi detido. Ao mesmo tempo, policiais federais prendiam na capital paulista o empresário Alberto Piantini, dono da Mosca.

A quinta pessoas presa seria a servidora da prefeitura da Serra Nilza Aparecida Cordeiro Viana, lotada atualmente na Secretaria de Saúde do município. Nilza, que também é do PDT, foi uma das “sueletes” mais dedicadas na campanha vitoriosa que elegeu a amiga Sueli a terceira deputada mais votada do Estado.

Ao longo da investigação, a Polícia Federal verificou a ocorrência de outros crimes. O mais grave consistia em impor aos funcionários comissionados da prefeitura da Serra o apoio incondicional a Sueli Vidigal e a outros candidatos apoiados pela deputada. Caso o servidor se recusasse a seguir a recomendação dos assessores do casal Vidigal, corria o risco de ser exonerado. A prática, de acordo com a Justiça Eleitoral, configura crime de extorsão. A PF recomenda ainda que outros servidores que tenham sido vítimas desse crime procurem a Polícia Federal para formalizar a denúncia.

Das cinco pessoas presas, duas delas, além dos crimes cometidos, tentaram também interferir nas investigações, exercendo pressão sobre as testemunhas a fim de impedir ou influenciar os depoimentos. Tudo com o intuito de encobrir os crimes praticados.

Mosca e Sueli

A relação de proximidade entre a prefeitura da Serra e a Mosca Grupo Nacional de Serviços não é recente. Nas eleições de 2006, a empresa foi uma das doadoras de campanha da candidata que concorria à Câmara dos Deputados. À época, a Mosca doou R$ 50 mil à campanha de Sueli.

A empresa mantém contratos com a prefeitura da Serra. No dia 15 de maio de 2009, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Estado o extrato de um contrato emergencial (299/2009) com a empresa Mosca Grupo Nacional de Serviços no valor de R$ 4.394.518,14. O contrato de 180 dias, firmado com a prefeitura, estabelecia que a empresa realizasse serviços de capina, pintura de meio-fio, limpeza de praias, manutenção de praças e jardins e coleta e remoção de resíduos.

No dia 24 de setembro de 2009, a empresa aparece no Diário Oficial do Estado como vencedora de uma licitação no valor de R$ 23.969.814,93.

Já no início de abril deste ano a prefeitura da Serra informa, conforme publicado no Diário Oficial do dia 7 de abril, que concedeu à empresa Mosca um termo aditivo, sobre o contrato inicial (582/2009) de R$ 23.969.814,93, de 30%, índice que reajustou o contrato para o valor global de R$ 31.118.789,45.

Durante a campanha, a PF chegou a prender funcionários da empresa e da prefeitura, que trabalhavam em conjunto para Sueli Vidigal. No dia 10 de outubro deste ano, policiais federais flagraram empregados da Mosca fixando propaganda eleitoral no município da Serra, localidade de Areinha. A empresa alegou à época a PF que “possui contrato com o município da Serra e, portanto, está impedida de prestar qualquer tipo de serviço com fins partidários/eleitoral (art. 346 do Código Eleitoral)”.

Fonte: Folha Vitoria


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Casagrande anuncia três novos nomes para compor governo em 2011


O governador eleito do Espírito Santo, senador Renato Casagrande, anunciou, nesta terça-feira (14), três novos secretários que vão compor sua equipe de governo para o próximo mandato. O coordenador da campanha do socialista, Mauricio Duque, vai assumir a secretaria da Fazenda; O presidente da Cesan, Paulo Ruy Carnelli vai para a pasta do Meio Ambiente e Rodrigo Júdice irá chefiar a procuradoria Geral do Espírito Santo.

Em nota oficial, Casagrande deseja que eles, juntamente com os demais secretários que farão parte do Governo, desenvolvam suas tarefas com seriedade, ética e competência e que possam levar resultados positivos à sociedade capixaba.

Perfil dos novos secretários:
Maurício Cézar Duque – Secretário de Estado da Fazenda

Nascido em Vitória, Maurício Cezar Duque tem 39 anos, é casado e pai de dois filhos. É economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com mestrado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). É professor universitário, ocupou a Diretoria Financeira da Codesa e a Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Vitória. Atuou como coordenador operacional da campanha de Renato Casagrande nas últimas eleições e atualmente é membro da Comissão de Transição do Governo.
Paulo Ruy Valim Carnelli – Secretário de Estado de Meio Ambiente

Paulo Ruy nasceu em Vitória, tem 54 anos, é casado e pai de três filhos. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em Administração pela Faesa. Trabalhou na Escelsa de 1981 a 1996 como engenheiro e diretor de Distribuição. Foi secretário de Transportes e Infraestrutura Urbana de Vitória e secretário de Desenvolvimento Urbano de Vitória. Lecionou na Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (atual Ifes). Atuou como diretor presidente da Cesan durante os anos de 2003 e 2008 e da Associação Brasileira das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (AESBE) de 2006 a 2008. De abril de 2008 a setembro de 2009 foi secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), quando assumiu pela segunda vez, em outubro de 2009, a presidência da Cesan.
Rodrigo Marques de Abreu Júdice – Procurador Geral do Espírito Santo

Capixaba, Rodrigo Júdice tem 37 anos, é divorciado e não tem filhos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tem mestrado em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e é mestrando em Direito Civil pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP). Foi professor de Direito Processual Civil da Escola de Magistratura Trabalhista. É procurador do Espírito Santo desde 1997, quando foi aprovado em um concurso público, e já atuou como advogado em escritórios nas áreas do direito civil, comercial, tributário e empresarial nas Justiças Estadual e Federal. Foi procurador chefe do Centro de Estudos e Informações Jurídicas; e procurador chefe de Subprocuradoria de Consultoria Administrativa.

Luiz Ciciliott - Secretário de Estado da Casa Civil
Nascido em Iconha, Ciciliotti tem 56 anos, é casado, pai de dois filhos. Se formou em Farmácia na antiga Fafabes (hoje, Ufes) e em Licenciatura Plena no Cefet de Belo Horizonte. Fez pós-graduação em Auditoria em Saúde na Faesa. Foi subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia no atual Governo; subsecretário de Estado da Saúde no Governo Victor Buaiz; e coordenou a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) entre 2003 e 2007. É filiado ao PSB desde abril de 1986 e presidiu, por duas vezes, o PSB de Vitória. Dentro do partido exerceu as funções de tesoureiro e secretário executivo e atualmente preside a Executiva Regional do PSB desde 2008. Ciciliotti também foi presidente do Conselho Regional de Farmácia por dois mandatos; presidiu ainda o Sindicato dos Farmacêuticos; e foi membro do Conselho Federal de Farmácia.

Vandinho Leite - Secretário de Estado de Esporte e Lazer
Vereador do município da Serra eleito em 2004, Vandinho Leite foi eleito deputado estadual por dois mandatos consecutivos (2006 e 2010), sendo o terceiro mais votado nas últimas eleições. Natural de Baixo Guandu, Noroeste do Espírito Santo, Vandinho mora na Serra desde a infância. Com 32 anos, é casado e pai de um filho. É formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas. Na Assembléia, tem como principais bandeiras a luta pela educação básica e profissionalizante, o que possibilitou a ele assumir a presidência da Comissão de Educação da Assembléia.

Jadir Pela - Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia
Natural de Santa Rita do Itueta, em Minas Gerais, Jadir Pella, vive no Espírito Santo desde 1964. É casado, pai de três filhos e tem 52 anos. É licenciado em Mecânica pela Ufes, mestre em Ciência da Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e é doutorando em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Atualmente, Jadir é diretor-geral do Ifes Campus Vitória, mas já foi diretor da Escola Técnica do Espírito Santo; foi diretor-geral do Cefetes; e reitor do Ifes. É servidor da Ufes há 33 anos.

Henrique Herkenhoff - Secretário de Segurança Pública
Henrique Herkenhoff atualmente é desembargador no Tribunal Regional Federal, em São Paulo, tem 42 anos e nasceu em Cachoeiro de Itapemirim. É formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e faz doutorado em Direito Civil na Universidade de São Paulo (USP). Herkenhoff já foi procurador de Vitória, da Ufes, INSS e ex-procurador da República, tendo exercido as funções de procurador regional eleitoral, procurador federal e procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) no Estado. O magistrado integrou ainda a Missão Especial de Combate ao Crime Organizado no Espírito Santo, entre os anos de 2001 e 2002.

André Garcia - Secretaria de Ações Estratégicas
Foi membro da Força Aérea por 10 anos, antes de ser procurador de Pernambuco, onde também foi secretário-executivo de Defesa Social. Em 2008 veio para o Estado, onde assumiu a Subsecretaria de Integração. Em abril deste ano tornou-se secretário de Segurança Pública. Garcia se graduou em Direito na Universidade Federal de Pernambuco, onde fez especialização na mesma área. O mestrado foi realizado na Universidade Católica, também de Pernambuco.

Angelo Roncalli - Secretaria do Sistema Penitenciário e Medidas Socioeducativas
Ângelo Roncalli de Ramos Barros, 45 anos, é baiano e administrador de empresas e vai dar continuidade ao trabalho de reestruturação do sistema prisional capixaba. Uma das metas do novo secretário será a geração de atividades que empreguem o maior número de internos, buscando a humanização e a ressocialização de detentos. No Governo do Distrito Federal, Barros atuou como diretor-executivo da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), onde foi responsável pela implantação do projeto de educação para os presos do Complexo Penitenciário da Papuda, entre outras atividades.

Fonte: Folha Vitoria




2012. MAIS CANDIDATOS DO QUE ELEITORES

Gostaria de agradecer a todos que estão lendo o post, recebi os dados da Google hoje, realmente foram muitos que acessaram a matéria. Respondendo aos e-mails, não sou o guru da política de Brejetuba, como fui citado em um desses e-mails, simplesmente quis expor minha análise da atual conjuntura política, ninguém é obrigado a concordar comigo.
Abaixo Link para a matéria.
http://edwesley.blogspot.com/2010/12/2012-mais-candidatos-do-que-eleitores.html





Procuradoria Eleitoral, em Brasília, pede cassação do prefeito de Castelo


A Procuradoria-Geral Eleitoral, em Brasília, deu parecer favorável à cassação dos mandatos do prefeito de Castelo, Cleone Gomes do Nascimento (PT), e de seu vice, Abílio Correa de Lima (PSDB), acusados de corrupção eleitoral no pleito de 2008.

Ao mesmo tempo, o órgão invalidou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE), que considerara improcedente a denúncia contra o prefeito. Para a Procuradoria-Geral Eleitoral, tratou-se de um “equivoco”.

As denúncias contra o prefeito Cleone do Nascimento tramitam na Justiça desde 2009, inclusive requerendo sua não manutenção no cargo. De autoria do PSB, na ação o partido acusa o então candidato à reeleição, em 2008, de utilizar máquinas da prefeitura para trabalhar em favor do empresário Brás Mazoco, recebendo em troca seu apoio político na eleição.

Após conhecer o parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral, o advogado do PSB, Ricardo Tedoldi Machado, disse que “agora estou bastante otimista de que a Justiça finalmente será feita”. Assinalou ainda que sua expectativa é a de que o processo de recurso especial, já encaminhado pela PGE para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seja julgado ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Por conta deste processo, o prefeito e seu vice foram condenados à inelegibilidade por três anos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas tiveram o direito de permanecer nos cargos. Com o recurso do PSB à esfera federal, a relatora do processo, Sandra Cureau, faz a seguinte indagação: “Seria mero sentimento de caridade o prefeito emprestar em plena tentativa de reeleição uma máquina pública a um empresário bem estruturado, que podia pagar uma máquina particular?”.

O parecer da PGE diz ainda que o TRE, embora tenha estabelecido ser incontestável que a máquina da prefeitura, efetivamente, prestou serviços de patrolamento, beneficiando, de modo exclusivo, a empresa Natural Rochas, de Brás Mazoco, entendeu ausente a potencialidade lesiva do fato para influir no resultado da eleição, descaracterizando, assim, a prática de abuso de poder.

A respeito desse entendimento do TRE, o parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral sublinhou que, ao abraçar tal entendimento, o órgão capixaba “incidiu em irrecusável equivoco”. Em virtude disso, adianta que o ingresso do PSB com recurso contra aquela decisão está fundamentado em abuso de poder, “e nas hipóteses de captação ilícita de sufrágio, em que se afigura robusto e convergente o suporte probatório que instrui a demanda”.

O parecer foi mais além, sustentando que constam do processo contra o prefeito de Castelo provas com fotografias e depoimentos testemunhais que confirmam a utilização de máquina, pertencente à municipalidade, em propriedade privada – pátio da empresa Natural Rochas e na estrada de acesso à empresa, em pleno período eleitoral.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

IBATIBA - Polícia Rodoviária Federal apreende 5,4 kg de pasta base de cocaína


Flagrante ocorreu na madrugada deste domingo, no Km 159 da BR 262. Droga foi localizada por um cão farejador, no bagageiro de um ônibus

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou 5,4 Kg de pasta base de cocaína no município de Ibatiba, no Sul do Estado. O flagrante ocorreu na madrugada deste domingo (12) no Km 159 da BR 262. A ação faz parte de uma medida de intensificação do combate ao crime nas divisas do Espírito Santo.

O entorpecente foi localizado no bagageiro de um ônibus de itinerário Porto Velho (RO) x Colatina (ES) por um dos cães farejadores da Instituição, o K9 Glock - um canino da raça Pastor Belga Malinois de um ano e meio de idade.
A pasta base foi encontrada em uma caixa de papelão em meio a várias peças de roupa. Ela estava armazenada em 5 balões de borracha, envoltos por muito pó de café.

O proprietário do material, entretanto, não foi identificado. A lista de passageiros repassada pelo condutor do veículo indicava que o indivíduo teria desembarcado no município de Presidente Médici, ainda em Rondônia. Com o intuito de se encontrar algum indício de ligação com a droga, todos os 33 passageiros foram revistados, mas nada foi enctontrado.

A estimativa é de que, após o refino, em que o entorpecente pode ser multiplicado em até 5 vezes, a substância apreendida pudesse render até R$ 200.000 aos traficantes.

Fonte: Gazeta On Line

domingo, 12 de dezembro de 2010

FARMÁCIA DE PLANTÃO

Neste domingo a Farmácia de Plantão é a Barbosa, Telefone 3733-1275

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CONHEÇA AS NOVAS CÉDULAS DO REAL




Novas cédulas de R$ 50 e R$ 100 saem na segunda-feira




Brasília - A nova família das cédulas do real será lançada na próxima segunda-feira, dia 13. Inicialmente, apenas as notas de R$ 50 e R$ 100 chegarão aos bancos. A cerimônia de lançamento será na sede do Banco Central (BC), em Brasília. Mesmo com a entrada em vigor das cédulas novas, as atuais continuam em circulação e serão gradativamente retiradas do mercado, conforme o desgaste natural das cédulas.

Para os demais valores, a previsão do BC é lançar as novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 em 2011. Em 2012, será a vez das notas de R$ 2 e R$ 5. A principal novidade da nova família de cédulas do real são os tamanhos diferentes, que variarão conforme o valor de face da nota. O objetivo é reduzir o risco de falsificação, nos casos em que cédulas de menor valor são "lavadas" em processos
químicos e reimpressas com valor maior.

Essa medida já é usada na Europa, onde a cédula do euro tem tamanho crescente, conforme o valor. No Brasil, essa característica será igual, com células maiores para valores maiores. A nova família do real, no entanto, manterá as cores e os temas das notas atuais. Também serão mantidos os animais impressos no verso, como a onça pintada na nota de R$ 50 e a garoupa na cédula de R$ 100. As notas terão novas características de segurança e continuarão com elementos para identificação de deficientes visuais.



Centro de Presidente Kennedy amanhece coberto de lama




Uma forte chuva inundou o centro da cidade nesta quinta-feira (09). A água só baixou completamente de madrugada e o trabalho agora é de limpeza

O centro de Presidente Kennedy amanheceu coberto de lama nesta sexta-feira (10). Resultado de uma forte chuva que atingiu a cidade e inundou muitas ruas na tarde de quinta (09). Em cerca de uma hora, lojas, casas e a rodoviária do município foram invadidas pela água.
O nível da água só baixou completamente de madrugada e o trabalho agora é de limpeza. Logo no início da manhã foi possível ver equipes da prefeitura trabalhando na lavagem das ruas. Comerciantes e moradores também retiravam a lama que foi parar dentro dos estabelecimentos e das residências.
Cerca de 16 famílias ficaram desabrigadas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Presidente Kennedy, Edno Rainha, essas pessoas estão na casa de parentes, em casas alugadas pela prefeitura e em um ginásio de esportes.

Pista abre e carro cai na fenda

Pouco depois da chuva, a pista da Rodovia ES 162 rachou de um lado a outro, na saída da cidade em direção ao litoral. Um carro que passava na hora caiu na fenda. O motorista não se feriu. Ainda na noite de quinta, a pista foi consertada e o tráfego liberado.

O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-ES) informou que o bueiro localizado próximo ao perímetro urbano de Presidente Kennedy não comportou a vazão da água e rompeu, provocando a rachadura da pista. Equipes de conserva estão no local para recuperar o pavimento.



Casagrande confirma Vandinho, Ciciliotti e Jadir para o secretariado do Governo


Eles vão assumir, respectivamente, a secretaria de Esportes, a Casa Civil e a secretaria de Ciência e Tecnologia


O governador eleito Renato Casagrande (PSB) anunciou, na manhã desta sexta-feira (10), mais três nomes para o primeiro escalão do poder Executivo do Espírito Santo. O presidente do PSB e coordenador político da transição do governo, Luiz Carlos Ciciliotti, assumirá a Casa Civil - para fazer a articulação política.

Ele também coordenou a campanha eleitoral de Casagrande. O deputado estadual Vandinho Leite (PR) assumirá a Secretaria de Esporte, e Jadir José Pella, diretor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Vitória, vai para o comando da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Com a entrada do reeleito Vandinho para o secretariado, a vaga dele na Assembleia será preenchida pelo primeiro suplente, Nilton Baiano (PP).

Casagrande afirmou que o Esporte será uma área importante estrategicamente, pelos eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos e pelo papel que tem como instrumento de inclusão social.

"Ele (Vandinho) vai estabelecer, junto com a Secretaria de Turismo, que coloque o Espírito Santo nas condições, se tiver a possibilidade, de receber equipes, países que vão disputar a Copa do Mundo de Futebol de 2014", afirmou Casagrande. "O Kléber Andrade é um importante investimento. Está em Cariacica e deve ficar pronto para qualquer possibilidade. Eu não estou afirmando que vai ter, mas temos que estar prontos para buscar a presença dessas delegações no Estado," complementou.
O governador eleito também disse que pretende fortalecer a área de Ciência e Tecnologia e quer o Espírito Santo seja um Estado "digital."

Ao anúncio, feito em um hotel em Vitória, compareceram, além de Casagrande e dos futuros secretários, o vice-governador eleito Givaldo Vieira (PT).

Interesses partidários

Na próxima semana Renato Casagrande pretende anunciar os nomes de novos secretários que assumirão em seu governo. Sobre os interesses dos partidos que o apoiaram na campanha, Casagrande afirma que a prioridade é atender a sociedade capixaba, mas ele está buscando um equilíbrio que possa estabelecer um compromisso da continuidade administrativa. "Não existe nenhuma necessidade de termos todos os partidos no primeiro escalão do governo.", enfatizou o governador eleito.

"Nós não temos esse critério de cota partidária. Temos discussões com os partidos". Casagrande também disse, no entanto, que os três nomes anunciados nesta sexta têm vinculação partidária e atendem aos anseios de suas respectivas siglas.

Já os secretários anunciados evitaram falar sobre outros pleitos de seus partidos nos quadros da nova gestão.

Após o anúncio, os novos integrantes do primeiro escalão do governo que tomará posse no ano que vem disseram-se felizes com o convite oficial, feito na manhã desta quinta-feira (09) por Casagrande e falaram das expectativas de atuação nas pastas que irão ocupar.

Vandinho Leite disse que se sente preparado para assumir a Secretaria de Esportes. Ciciliotti diz que na Casa Civil trabalhará pela "intersetorialidade" do governo com os demais poderes. E Jardir Pella diz que tem boas expectativas para assumir a nova função, embora tenha permanecido 33 anos no Ifes.

Outros três nomes foram anunciados na semana passada

Na semana passada o desembargador Henrique Herkenhoff foi escolhido para ser o novo Secretário de Segurança Pública do Espírito Santo. Além dele, Angelo Roncalli, atual secretário de Justiça, assumirá a nova secretaria do Sistema Penitenciário e Medidas Socioeducativas e André Garcia, atual secretário de Segurança, assumirá a pasta da Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas.

Perfil dos novos secretários

Luiz Carlos Ciciliotti da Cunha

Nascido em Iconha, Ciciliotti tem 56 anos e é formado em Farmácia. Foi subsecretário de Ciência e Tecnologia no atual governo, subsecretário de Saúde no governo Vitor Buaiz e coordenou a Fundação Nacional da Saúde (Funasa). É presidente regional do PSB, mas informou nesta sexta que se desvinculará do posto para assumir a Casa Civil.

Vanderson Alonso Leite (Deputado Vandinho Leite)

Vereador do município da Serra, eleito em 2004, Vandinho Leite foi eleito deputado estadual por dois mandatos consecutivos (2006 e 2010). Natural de Baixo Guandu, ele é formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas.

Jadir José Pella
Natual de Santa Rita do Itautera (MG), Jadir Pella vive no Espírito Santo desde 1964. É mestre em Ciência da Educação e doutorando em Produção Vegetal. Atualmente é diretor-geral do Ifes Campus Vitória, mas já foi diretor da Escola Técnica do Espírito Santo, diretor-geral do Cefetes e reitor do Ifes.

Fonte: Gazeta On line.